quinta-feira, 26 de janeiro de 2017
A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), secretarias municipais e moradores do Centro Histórico de São Luís participaram da primeira Reunião do Núcleo Gestor de Patrimônio Histórico de São Luís.

De acordo com Aquiles Andrade, presidente da Fumph, o Núcleo Gestor tem importância fundamental para a cidade, na medida em que assume a função de reunir diversos órgãos para discutir sobre os problemas do Centro e viabilizar ações que minimizam os problemas daquela área. "Fazemos reuniões mensais com representantes de vários setores, conseguimos avançar em diversas pautas, atuando na resolução dos problemas do Centro Histórico e propondo projetos que geram impacto positivo na região", afirmou.

Para Maurício Itapary, Superintendente do Iphan, é necessário e urgente que o setor privado se envolva na questão da preservação do patrimônio histórico. Ele defendeu a realização de uma ação social com a parceria de várias instituições privadas.

Moradora da região tombada como patrimônio histórico da capital, a presidente da Associação das Profissionais do Sexo do Maranhão, (Aprossma), Maria de Jesus Costa elogiou o trabalho feito pela Prefeitura de São Luís voltado para crianças e adolescentes. Ela se comprometeu em mobilizar a comunidade para a reativação do projeto "Informante Anfitrião", de educação patrimonial, em 2017. O projeto tem participação das secretarias municipais de Turismo (Setur), Patrimônio Histórico (Fumph) e Criança e Assistência Social (Semcas).

A segurança na região também fez parte da pauta da reunião. O presidente da Fumph, Aquiles Andrade, solicitou a melhoria do patrulhamento feito pela guarda municipal, especialmente na região próxima à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Maranhão (Uema) até o Convento das Mercês, considerada a área mais sensível, principalmente a partir das 17h. A próxima reunião do Núcleo Gestor será em fevereiro.

0 comentários:

Postar um comentário