sexta-feira, 2 de junho de 2017
SÃO LUÍS - O longa-metragem “Deserto”, do ator e diretor Guilherme Webber, será o filme de abertura do 40º Guarnicê de Cinema, promovido pela Universidade Federal do Maranhão. (www.cultura.ufma.br/40guarnice). O Festival acontecerá de 2 a 10 de junho, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho e Cine Teatro da Cidade (Roxy). Livremente inspirado na obra “Santa Maria do Circo”, de David Toscana, o premiado filme será exibido nesta sexta-feira, 2, às 19h, no Teatro Alcione Nazareth do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (CCOC,f), Centro de São Luís (MA). O drama tem duração de 100 minutos.

O filme, que tem no elenco os atores Lima Duarte, Everaldo Pontes, Cida Moreira, Márcio Rosário, Fernando Teixeira, Claudinho Castro, Magali Biff e Pietra Pan, conta a história de um pequeno grupo de artistas que viaja pelo sertão brasileiro apresentando um espetáculo. Ao chegar num pequeno vilarejo, descobrem uma cidade abandonada, casas, igreja e uma fonte que jorra água limpa, tal qual milagre de um deserto bíblico.

Cansados e combalidos da vida errante, os artistas decidem se instalar no vilarejo e fundar uma nova comunidade, dando a si mesmos papéis diferentes daqueles que exerceram por toda a vida. A nova configuração vai revelar aos artistas os piores vícios da vida civil. A produção do filme é de Vania Catani. O roteiro é assinado por Ana Paula Maia e Guilherme Weber. A produção executiva é de Lili Nogueira e montagem de Ricardo Pretti.

Programação

Serão dias intenso de vasta programação que prevê a realização de oficinas, mostras competitivas e não competitivas, bate-papo, lançamentos, exposições entre outras atividades do segmento cinematográfico. Dos quase 400 filmes inscritos, 37 filmes foram selecionados para competirem, entre seis longas e 18 curtas nacionais e 13 produções maranhenses. Outro destaque da programação é o bate-papo, no Cine Praia Grande, com o ator Lima Duarte e Vania Catania sobre o filme Deserto. Uma novidade na edição deste ano é a sessão Maldita, que acontecerá em uma única exibição, a partir das 22h no Cine Praia Grande. 

A coordenadora geral do festival e diretora do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA (DAC), Fernanda Santos Pinheiro, ressaltou a longevidade do Guarnicê, que hoje é o quarto mais antigo do país. “É um momento histórico, de resgate da história do festival, de resgatar toda essa história e valorizar todos aqueles que foram responsáveis por fazer com que o festival tivesse vida longa. Um momento de comemorar essa resistência do festival”, comentou. 

O 40º Guarnicê tem o patrocínio do Grupo Mateus e do Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura e Banco do Nordeste. O apoio é da Fundação Sousândrade, Universidade FM, TV Ufma e Gráfica Universitária e Academia Internacional de Cinema (AIC), Prefeitura de São Luís, Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e Rock Filmes.

Fonte: UFMA


0 comentários:

Postar um comentário