sexta-feira, 2 de junho de 2017
Em entrevista à Revista Fórum, na noite de quarta-feira (31), o governador Flávio Dino apresentou ao jornalista Renato Rovai, os avanços que o Maranhão tem feito na área da educação. Entre vários pontos debatidos durante a conversa transmita ao vivo pelas redes sociais da revista nacional, estiveram os diversos programas educacionais desenvolvidos no estado que vem transformando a realidade de milhares de maranhenses ao longo dos últimos anos. 

Ao questionamento surpreendido do jornalista sobre a veracidade de que Estado do Maranhão paga desde maio, mesmo em meio à crise econômica, o melhor salário dos professores entres os estados da federação, o governador Flávio Dino assegurou o esforço da gestão para garantir isto aos professores da rede estadual de ensino. “A gente paga bem mais que o piso aqui. Pagamos hoje o melhor salário inicial e final se comprado com outros estados. Por quê? Porque a gente tem que ter coerência no discurso”, destacou o governador. Professor por profissão, Flávio disse conhecer as lidas cotidianas, e, por isso, o empenho do Governo do Estado para valorização da categoria. 

Coerência é, segundo Flávio Dino explicou a Rovai, aliar prática ao discurso: “Eu falo tanto de educação e a gente tem um conjunto de programas educacionais, que vai desde os menininhos, na educação infantil, que é atribuição dos municípios, mas que a gente paga o Bolsa Escola, faz a formação dos professores, constrói escola para substituir escola de taipa, barro, palha, com o programa Escola Digna. A gente tem o programa de reforma das escola de ensino médio, e aí já reformamos metade mais ou menos. Tem valorização dos professores. A gente tem o programa cidadão do mundo, de intercambio”. 

Na passagem por São Luís, Renato Rovai visitou o Centro Integrado do Rio Anil (Cintra) e ficou admirado pelo Maranhão ter uma escola de ensino médio com o gestor e professores com titulação de mestres e doutores. Ao que Flávio relatou o esforço que tem sido feito para impulsionar os programas de pós-graduação no estado. “A gente dobrou o número de bolsa de pós-graduação aqui no estado porque a gente tem um índice muito baixo ainda de mestre e doutores”, pontuo o governador. 

Apresentados os principais pontos da área, Flávio Dino fez o balanço do que se vivia no Maranhão outrora: “Qual a novidade? Priorizar que a cesta de recurso vá para isso, que seja dirigida para educação”. Com dois anos e seis meses de gestão, os resultados já começam a aparecer. “Da educação infantil à pós-graduação a gente tem indicadores positivos e acho que isso coesiona muito a sociedade porque dá uma perspectiva de que você está caminhando na direção correta, mesmo que os resultados não sejam tão imediatistas”, considerou o governador, sobre o rumo que o Maranhão segue.



0 comentários:

Postar um comentário