quinta-feira, 29 de junho de 2017
Os preparativos para o São Marçal, maior festejo de bois de matraca da Ilha, estão em fase finalística. O Governo do Estado apoia o evento que integra a programação do São João de Todos e está garantindo toda a estrutura, aparato de segurança e aporte financeiro para a festa. O São Marçal será realizado nesta sexta-feira, 30, no João Paulo. São esperados mais de 100 grupos de bumba boi na Avenida São Marçal e milhares de pessoas para este que é um dos maiores eventos do período em São Luís. “O São Marçal é uma festa tradicional espontânea, feita pela comunidade e para a comunidade”, enfatiza o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino. 

O gestor destaca que, a exemplo de anos anteriores, a secretaria manteve o apoio à festa como forma de fomentar, estimular e preservar essa tradicional manifestação da cultura maranhense. “Toda a logística de organização foi definida com o conhecimento e participação das comunidades envolvidas. A expectativa é de um festejo com muita segurança e animação”, reforça Diego Galdino. 

O Governo prepara toda a estrutura de palco, som e iluminação para a apresentação dos grupos; disponibiliza um contingente de banheiros químicos ao longo do trajeto na avenida; e ainda, os elementos de identidade visual para orientar e identificar a festa - banners, balões, fundo de palco, faixas e afins. Os preparativos foram executados com a participação das organizações folclóricas, populares envolvidos nas apresentações, Prefeitura de São Luís e órgãos da Segurança Pública. “Todo o aparato será garantido para que a festa transcorra com tranquilidade”, destaca o titular da Sectur. 

O festejo de São Marçal faz parte dos investimentos do Governo do Estado para os festejos juninos, em apoio à realização dos arraiais oficiais, as organizações de bairros e os festejos tradicionais. Na lista estão incluídas a Festança Junina, o Festival de Zabumbas, Encontro de Gigantes, Encontro de Miolos de Boi e Encontros de Bumba Meu Boi na Capela de São Pedro na Madre Deus. 

Segurança no São Marçal

A Segurança Pública vai disponibilizar 780 policiais militares para garantir a segurança aos brincantes e públicos durante todo o festejo, que inicia na madrugada de sexta. Estão mobilizados para o festejo equipes do Comando Geral de Polícia Militar no monitoramento a pé, em viaturas, motos e barreiras com apoio de efetivo do Comando de Policiamento Metropolitano de São Luís (CPAM I), Cavalaria, Batalhão de Choque, Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), Centro Tático Aéreo (CTA) e Corpo de Bombeiros. 

“Todo o grupamento militar estará a postos e os trabalhos vão ser intensificados para as comemorações do São Marçal”, informa o comandante do CPAM I, coronel Pedro Ribeiro. Equipes do Corpo de Bombeiros vão garantir o atendimento aos casos de coma alcoólico, ferimentos por vidro e outros objetos cortantes, atendimento a vítimas de incidentes como brigas. Segundo o comandante, são as ocorrências mais comuns durante as festas de São Marçal. 

Um total de 180 bombeiros estão destacados para as missões em viaturas de incêndio, ambulâncias e na contenção de ocorrências. “O trabalho será conjunto com todo o aparato da Segurança e nossas equipes estão preparadas para que este festejo repita o de anos anteriores onde a paz e a tranquilidade reinaram”, enfatizou o comandante da corporação, coronel Célio Roberto Araújo.  Militares da Companhia de Policiamento de Turismo (CpTur) e do Comando de Policiamento Especializado (CPE) também foram mobilizados para reforçar a segurança no São Marçal. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai fiscalizar o uso abusivo de som. 

Foi definida que a utilização de equipamentos de som nos locais indicados deverá obedecer ao que preceitua a Lei do Silêncio. No que se refere ao serviço de carga e descarga de veículos para abastecimento dos locais interditados, será permitido até as 22h desta quinta-feira (29). 

Veículos das polícias, de reparos de serviços públicos essenciais e ambulâncias, assim como dos moradores das áreas interditadas devidamente identificados, terão livre acesso, de acordo com a orientação da SMTT. O planejamento conta, ainda, com apoio da Prefeitura de São Luís e Capitania dos Portos do Maranhão.

Fonte: Secap
Texto: Sandra Viana
Fotos: Karlos Geromy

0 comentários:

Postar um comentário