quarta-feira, 28 de junho de 2017
As riquezas históricas, arquitetônicas, culturais, naturais e gastronômicas do polo São Luís foram apresentadas para jornalistas e blogueiros de viagem, enviados pelo Ministério do Turismo (MTur), durante quatro dias. A capital maranhense foi uma das cinco cidades brasileiras selecionadas em edital para promoção do destino e do São João, entre outras ações de divulgação. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), deu todo o suporte local durante a estadia dos visitantes, que ficaram encantados com tudo que viram, ouviram e saborearam.

Os convidados (Jornal O Estado de São Paulo e os blogs Mochilando e Esse Mundo é Nosso) chegaram quinta-feira (22) e ficaram na cidade até domingo (25). No primeiro dia eles foram recepcionados na Central de Informações Turísticas, na Praça Benedito Leite, com apresentação do grupo de bumba meu boi Encanto da Ilha e degustação de comidas típicas. No mesmo dia, visitaram o Arraial Maria Aragão, na Praça Maria Aragão, e bar especializado em reggae.

No segundo dia, fizeram city tour no Centro Histórico, visitando museus, igrejas, Palácio dos Leões, Palácio de La Ravardière, Praça Dom Pedro II, Centro Cultural Mestre Amaral, Fonte do Ribeirão e demais principais pontos turísticos. Conheceram também o barracão do Boi de Maracanã e visitaram os juçaral, aprendendo o processo de preparo e degustação da juçara. A noite, curtiram o Arraial Donato Alves (Ipem).

No fim de semana, o press trip incluiu aula de kitesurf, visita ao barracão do Boi da Floresta, oficina de percussão, passeio náutico na Raposa e ida aos principais arraiais da Ilha. Em todos os dias em que permaneceram na Ilha, participaram de tour gastronômico, frequentando os melhores restaurantes de comida típica da cidade.

Para a titular da Setur, Socorro Araújo, receber profissionais de veículos formadores de opinião e influenciadores digitais de renome nacional e internacional é importante para impulsionar a divulgação do polo São Luís. “A ação de promoção do São João e da cidade vem somar com o trabalho desenvolvido pela Prefeitura durante o ano inteiro. Com a presença deles aqui, milhares de pessoas puderam conhecer um pouco mais sobre os nossos atrativos e se sentiram estimuladas a vir desfrutar de todos os nossos encantos”, disse a secretária.

EXPERIÊNCIA

O jornalista Rafael Carvalho, do blog Esse Mundo é Nosso, ficou tão encantando com a cidade que disse que quer morar em São Luís e participar como brincante em um grupo de bumba meu boi. Ele, que já visitou cerca de 30 países, disse que o São João de São Luís foi “a coisa mais linda que já vi na minha vida”. Ao assistir apresentações de boi, o blogueiro não se conteve e chorou de emoção. “Fiquei muito emocionado. É impressionante a cultura de vocês”, disse.

Murilo Busolin, do jornal O Estado de São Paulo, afirmou que a visita superou as suas expectativas. Ele já tinha lido a respeito da cidade e do São João, mas disse que não tinha a dimensão da grandiosidade. “A festa junina é completamente diferente de tudo que já vi. Achei o máximo, incrível. É incrível o amor que elas têm com a cultura. O que também me impressionou foi a alegria e simplicidade de como as pessoas daqui recebem as pessoas. Isso você não se vê em qualquer lugar”, contou.

Além da cultura, do povo e da própria cidade, a gastronomia também impressionou os convidados. “Não sei como viverei agora sem arroz de cuxá”, brincou Busolin. O blogueiro Bruno Tavares, do Mochilando, também aprovou a gastronomia, inclusive o Guaraná Jesus. “O maranhense come muitíssimo bem. A gastronomia daqui é muito saborosa, incrível. Quem vem para cá, tem o pacote completo: cultura, gastronomia e um povo muito amável”, avaliou Tavares.

EDITAL

A capital maranhense foi uma das cinco cidades brasileiras selecionadas no Edital de Chamada Pública nº 001/2017 do Governo Federal de apoio a festejos juninos. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), ganhou suporte do Ministério do Turismo (MTur) press trips – visitas de jornalistas e influenciadores digitais aos destinos -, encontro de negócios, inclusão da festa no Calendário de Eventos Juninos, transmissão ao vivo nas redes sociais do MTur, divulgação do destino e cobertura jornalística dos festejos.

Ao todo, o MTur recebeu propostas de 25 municípios, das quais 16 foram habilitadas e submetidas à análise da comissão julgadora formada por servidores do Ministério e da Embratur. O objetivo inicial era contemplar todas as regiões brasileiras com a seleção de uma proposta de cada uma delas. Entretanto, como municípios da Região Sul não se candidataram, foi selecionado um de maior pontuação de outra região, conforme previsto no edital.


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