terça-feira, 27 de junho de 2017
Após a liberação do cruzamento para fluxo de veículos após a implantação da sinalização semafórica pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a nova configuração na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no trecho que compreende a Forquilha, na altura do antigo retorno, imprimiu maior segurança para pedestres, bem como mobilidade urbana e fluidez do trânsito. A obra, realizada pela parceria Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, promoveu melhorias na sinalização e modificou o desenho geométrico na área. Um conjunto de faixas de pedestres e semáforos nos quatro sentidos da avenida substituiram a rotatória, pondo fim aos enormes engarrafamentos e facilitando a travessia de pessoas a pé.

Com a intervenção, foi liberado o cruzamento para o trânsito de veículos e instalados os semáforos. "A meta destes serviços é justamente promover uma melhor mobilidade neste trecho que era crítico de engarrafamentos, principalmente nos horários de maior fluxo. Em ação parceira, Governo e Prefeitura modificaram o trânsito nesta área para garantir estrutura e segurança à população", ressaltou o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto. O sistema de semáforos permite que haja dinamismo e total fluidez do trânsito.

Funcionando de maneira sincronizada, eles mantêm o fluxo de veículos sem que haja muitas paradas e consequentemente, sem engarrafamentos. Quando um sinal abre, os demais também acompanham, evitando a paralisação do trânsito. "Esta é uma das mais importantes intervenções considerando ser uma via de intenso fluxo, de acesso a dezenas de bairros no entorno e também de grande circulação de pedestres. Com essa nova configuração o trabalho conjunto da Prefeitura e do Estado está garantindo segurança e mais mobilidade", pontuou o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros.

Os serviços no trecho da Forquilha estão em fase conclusiva, sendo que toda a parte de drenagem profunda está pronta, assim como os novos retornos, a divisão do fluxo de veículos, novo asfalto, construção de calçadas, meios-fios e sarjetas. Somada a esta obra na Forquilha, outras importantes intervenções foram executadas para desafogar o trânsito na região. Entre elas estão melhorias das condições de tráfego em ruas dos bairros Forquilhinha e Cohab - que dão acesso à Avenida Jerônimo de Albuquerque.

MAIS SEGURANÇA

Condutores e pedestres elogiaram o novo traçado. Para o taxista Mariano Antônio de Sousa e Silva, 34 anos, a sinalização é um dos maiores benefícios dos serviços promovidos no local. "Era um problema a passagem aqui. Nenhum veículo respeitava essa travessia e tinha muita batida nesse trecho. Agora, melhorou muito e não se vê mais aquela fila de carros engarrafados", disse.

O aposentado Manoel Soares, 69 anos, faz percurso pelo trecho ao menos seis vezes ao dia e aprovou a mudança. "Ficou muito mais fácil para atravessar e bem mais seguro. Esse conjunto de faixas de pedestres acabou com aquela espera que a gente tinha na hora de atravessar. Essa divisão diminuiu o trajeto para nós pedestres e deixou mais seguro o trecho. Dou nota 10'", enfatizou.

"As faixas de pedestre fizeram toda a diferença para a travessia. Muito mais rápida, segura e cômoda. Essa nova divisão impede que haja aqueles engarrafamentos quilométricos. A gente não demora mais aquele tempo todo para atravessar. A retirada da rotatória foi uma ótima intervenção", destacou o funcionário público, Júlio César Ferreira, 57 anos.

As alterações no tráfego da Forquilha fazem parte do conjunto de ações de intervenção executado pelo Governo do Estado e em parceria com a Prefeitura de São Luís, que tem como base a retirada de todas as rotatórias existentes na cidade e substituindo por cruzamentos semafóricos. As mudanças previstas nesta parceria preveem obras desde a entrada da cidade, no Tirirical, até a Cohab.

0 comentários:

Postar um comentário