quarta-feira, 28 de junho de 2017
Secretário Felipe Camarão durante a abertura do seminário sobre educação especial que reuniu cerca de 500 profissionais (Crédito: Lauro Vasconcelos)

Trocar experiências e fortalecer a educação inclusiva na rede de ensino do Maranhão. Com este objetivo, gestores, educadores e profissionais da educação se reuniram nesta terça-feira (27), para participar do seminário “A importância do profissional da educação especial para uma rede inclusiva”, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). 
Durante todo o dia, cerca de 500 profissionais participaram de palestras, mesa redonda, debates e painéis que discutiram os desafios encontrados no processo de implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em todo o país e socializaram ações desenvolvidas no dia a dia das escolas. 

“O seminário abre espaço não somente para os profissionais da educação especial, mas também para que outros profissionais possam discutir, refletir e colocar em cena o que está acontecendo nas escolas regulares. No Liceu, escola onde trabalho, estamos desenvolvendo um trabalho muito interessante que viemos compartilhar aqui no seminário. É importante que as escolas e os profissionais tenham consciência e consigam compreender o que está sendo realizado em prol da educação inclusiva, para que não fique somente no plano teórico. Existe a preocupação do governo em implementar a política e está sendo louvável o que ele vem fazendo”, declarou a professora Luciana Santos.

A piauiense Maura Moura, aprovada no último concurso para professores como Atendimento Educacional Especializado, parabenizou o trabalho desenvolvido pelo governo do Estado no intuito de tornar a rede de educação estadual cada vez mais inclusiva.  “O governo do Maranhão está de parabéns, por está trabalhando em prol de uma educação inclusiva. Faço pesquisas e o Maranhão é um dos pioneiros em fazer concurso para educação especial e ter esse cuidado com os alunos. Além de todas as ações, desenvolver um seminário como este demonstra compromisso de um governo que se preocupa e olha para a pessoa com deficiência”, disse a professora que atualmente está lotada na cidade de Caxias.

“Momento ímpar onde nós professores temos a oportunidade de ter mais informações, de trocar experiências com os colegas da rede, saber que trabalho vem sendo desenvolvido dentro das escolas para tornar a educação cada vez mais inclusiva. A educação especial é um desafio diário, porém compensador”, ponderou a professora Jéssica Rodrigues, que trabalha em escola da rede estadual no município de São João do Sóter.

O secretário de Estado da educação, Felipe Camarão, ressaltou o momento como oportuno para dar notoriedade ao importante papel desenvolvido pelos profissionais da educação especial no processo de inclusão dos alunos nas redes de ensino. Na ocasião, o secretário destacou alguns avanços obtidos na área, como realização de concurso de 40 horas com vagas para profissionais da educação especial, a autorização para implantação da gratificação específica, reformas e sedes próprias para funcionamento de centros e núcleos. 

“Momento muito importante, onde reunimos educadores do Maranhão para a realização de um seminário como há muito tempo não ocorria. Oportunizou a discussão de questões de gestão de pessoal de forma muito transparente, mas principalmente como podemos melhorar a educação inclusiva no estado, como verdadeiramente podemos melhorar a situação dos nossos estudantes. Muito satisfeito com a recepção dos educadores, que participaram e contribuíram com esse debate que só tem a engrandecer a educação de nosso estado”, declarou o secretário.

Durante o evento, foi realizada exposição de trabalhos produzidos por alunos e profissionais dos Centros e Núcleo Especializados, como CEEE Helena Antipoff, CEEE Padre João Mohana, Centro de Apoio à Pessoa Surda (CAS), Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CAP) e Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S).

Fonte: SEDUC

0 comentários:

Postar um comentário