terça-feira, 27 de junho de 2017
Turistas estão aproveitando programação junina em São Luís (Crédito: Gilson Teixeira)

O movimento de turistas na rede hoteleira de São Luís cresceu com o início dos festejos de São João. A taxa de ocupação hoteleira já chegou a 53,89% apenas na primeira quinzena deste mês. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH-MA) e a expectativa é que os números cresçam ainda mais. O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, aponta o dado positivo como uma resposta ao investimento do Governo do Estado na promoção de eventos, apoio às organizações juninas e participação em eventos do setor e investimentos em infraestrutura. 

O presidente da ABIH-MA, João Antônio Barros Filho, diz que a tendência de aumento é gradativa desde o início do período junino. “A procura é muito grande e estamos animados, pois vamos ultrapassar as expectativas de ocupação comparando com períodos anteriores”. Ele disse que o impacto é positivo, também, no segmento de bares e restaurantes. “É decisivo o trabalho do Governo na promoção de medidas como a melhoria da segurança e manutenção de espaços públicos, reestruturação da malha viária e a maciça divulgação do Estado como rota do turismo”, disse o presidente da ABIH-MA.

A taxa de crescimento nos hotéis acontece desde o primeiro ano da atual gestão do Governo do Estado. É resultado de investimentos que estão impulsionando o setor e que coloca o Maranhão no roteiro nacional de turismo. Em 2014, o índice foi de 47%, aumentando no ano seguinte, primeiro da gestão Flávio Dino, para 51%, o que representa 8% mais ocupações. Em 2016, esta taxa de aumento se manteve. No comparativo de 2014 com 2017, o índice cresce de 47% para 53,89%, representando 12 pontos percentuais a mais nas ocupações em apenas 15 dias de festejos. 

Diego Galdino disse que o direcionamento do governador Flávio Dino em criar as condições para o Maranhão despontar como roteiro do turismo é um dos fatores que contribuíram para a movimentação do ramo hoteleiro. Ele ressalta o planejamento nos festejos juninos que contempla investimentos em manifestações características da cultura local. “Toda a organização foi pautada pensando nos setores diretamente envolvidos e o hoteleiro é um desses setores”. 

Maranhão presente em feiras 

Outro fator que está contribuindo com o incremento do turismo é a presença maranhense em eventos e feiras de turismo, a exemplo da World Travel Market Latin America, em São Paulo; Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, em Natal; e a 25ª edição da Brazil National Tourism Mar – BNTM, em Salvador. Em sua maioria, os turistas que visitam São Luís são brasileiros do Nordeste, Sudeste e estrangeiros da América do Sul, do Norte e da Europa. 

O presidente da ABIH-MA reforça que as festas juninas representam um momento de grande movimentação para o ramo hoteleiro e a estrutura oferecida ao público, contribui para esse crescimento. O trabalho do Governo Estado, para ele, é decisivo, na promoção de medidas como a melhoria da segurança e a manutenção de espaços públicos, reestruturação da malha viária e divulgação do estado como rota do turismo. 

“São medidas muito positivas para o trade turístico e que elevam nossas expectativas”, enfatizou João Barros Filho, que também responde pela vice-presidência do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Maranhão (Sindhorbs-MA), instituição que também atesta o aumento na movimentação deste setor nos hotéis, restaurantes e bares. 

Turistas aprovam a festa 

Quem escolheu a capital maranhense neste mês junino está aproveitando a diversidade cultural maranhense e conhecendo um São João único e variado em atrações. Para os turistas, o conjunto segurança, organização e a multi cultura local são os atrativos. “Estou achando maravilhoso. Já conhecia o Maranhão pelos relatos de um amigo que mora aqui, mas é a primeira vez que venho. Confesso que me emocionei com essa recepção maravilhosa”, ressaltou Renato Lima, turista da Bahia. 

O estudante brasiliense Bernardo Souza, 22 anos, disse que ficou maravilhado quando assistiu a uma reportagem na internet sobre o São João de Todos do ano passado. “Eu realmente fiquei impressionado com o que assisti. Quando vi toda aquela alegria e energia fiquei com tanta vontade de conhecer São Luís. Aqui vocês comemoram o São João durante o mês de junho inteiro. Muito bom”.

Vinda de Fortaleza para comemorar seus 65 anos, a aposentada Lurdinha Linhares, trouxe as amigas a São Luís para os festejos. “Conheci o Maranhão e me apaixonei pela cultura local. Comemorei aqui meu aniversário de 60 anos. Fiquei encantada pelo São João e sempre que posso venho visitar, principalmente, em períodos juninos. É organizado, as atrações são maravilhosas, é tudo de bom”, contou a turista. 

O norte-americano Meredith Wats, 76 anos, escolheu a cultura popular maranhense como sua base de pesquisa e se diz maravilhado com o que conheceu. Todos os anos ele prestigia os festejos juninos na cidade. “O que se vê aqui não pode se perder. É seguro, é organizado e é diverso. Parabéns pela cultura de vocês”, disse ele.

Taxa de ocupação hotéis 

Junho 2014 – 47%   

Junho 2015 – 51%

Junho 2016 – 51% 

Junho 2017 * primeira quinzena – 53,89%

Fonte: SECAP

0 comentários:

Postar um comentário