Assembleia Legislativa do Maranhão

quarta-feira, 28 de junho de 2017
SÃO LUÍS - A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) divulgou na última quarta-feira, 21, o resultado do Edital Universal nº 031/2016. De 230 propostas aprovadas no edital, 143 são de projetos da Universidade Federal do Maranhão, o que corresponde a 62% do total.

O Edital Universal tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica, nas diversas áreas do conhecimento, a serem desenvolvidos em instituições de pesquisa e/ou de ensino superior, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no Maranhão.

O edital obteve um novo recorde de inscritos, totalizando 570 propostas submetidas. Foram contemplados 65 projetos da Faixa A (doutores), 81 projetos da Faixa B (doutores) e 84 projetos da Faixa C (mestres), totalizando 230 propostas aprovadas com valor total de R$ 4.999.834,79. Além da UFMA, os proponentes contemplados são vinculados à Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade Ceuma.

Confira abaixo as tabelas com os percentuais de projetos aprovados da UFMA, por faixa e por área de ensino.


O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fernando Carvalho, parabeniza os pesquisadores da instituição pela aprovação. "Gostaria de parabenizar todos os pesquisadores da UFMA que tiveram os seus projetos de pesquisa aprovados no Edital Universal da Fapema, assim como deixar o incentivo da PPPGI aos pesquisadores que não foram contemplados para que continuem a competir nos próximos editais", enfatizou.

Saiba mais

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi instituída pela Lei Complementar n° 060, de 31 de janeiro de 2003. Tem como objetivo estimular a ciência e a tecnologia no Maranhão, proporcionando aos pesquisadores maranhenses condições para a realização de projetos de pesquisa e intermediando a transformação do conhecimento científico em instrumento capaz de contribuir com a redução das assimetrias sociais.

É também objetivo da Fapema contribuir para a divulgação da ciência e tecnologia: formação de recursos humanos, fomento à pesquisa, proteção intelectual e disseminação da cultura de inovação tecnológica. Confira o resultado, acesse o site da Fapema.

Fonte: UFMA

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada Buriti

Pousada Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Intervenção no transito de São Luís

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista