sexta-feira, 30 de março de 2018
Mulheres homenageiam Andrelina Leite, presidente da Associação Carente São Benedito do Bairro de Fátima
O encerramento do Mês da Mulher foi movimentado na Biblioteca Municipal José Sarney, equipamento de cultura da Prefeitura de São Luís, localizado na Rua do Correio, s/n, Bairro de Fátima. Como parte da programação foi entregue uma Placa de Homenagem a Andrelina Leite, presidente da Associação Carente São Benedito do Bairro de Fátima, escolhida entre as diversas lideranças femininas da comunidade pelo seu protagonismo para o desenvolvimento da localidade. Também foi ministrada a oficina Flores Gigantes, aberta às mulheres da comunidade.

O Mês da Mulher é uma iniciativa da Biblioteca Municipal e comemora as datas do Dia Internacional da Mulher (8 de março), Dia Municipal da Mulher (19 de março) e Dia da Mulher Maranhense (11 de março), além de homenagear a primeira romancista brasileira, Maria Firmina dos Reis. Toda a programação de março foi realizada em parceria com a Coordenadoria Municipal da Mulher, Conselho Comunitário pela Paz - Pacto Pelo Paz, Centro de Referência de Assistência Social do Bairro de Fátima, Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e a Associação Carente São Benedito.

A programação de encerramento aconteceu na última quarta-feira (28) e iniciou com as falas de Dilercy Adler, membro da Academia Ludovicense de Letras, Vânia Albuquerque, coordenadora Municipal da Mulher de São Luís, e Rita Oliveira, diretora da Biblioteca Municipal, representando o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão. Também estavam presentes a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro de Fátima, Laluna Rosário, e o coordenador-adjunto da Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Maranhão, Carlos Sérgio Sousa Araújo.

A presidente da Associação Carente São Benedito do Bairro de Fátima, Andrelina Leite, se emocionou ao receber uma placa por sua contribuição para a comunidade. "A homenagem foi a maior comenda que eu já recebi como líder comunitária. Nós contribuímos para o desenvolvimento do bairro, com a construção de ruas e espaços como associação, biblioteca, viva, entre outros. Sempre que batem à minha porta, estou pronta a servir. Ninguém nunca pensou em uma homenagem a Andrelina antes. Muito obrigada", agradeceu.

O arte educador Bruno Oliveira fez uma declamação de poesia em homenagem às mulheres. Depois, a servidora municipal e artista plástica Concita Fernandes ministrou a oficina Flores Gigantes. Fernandes conta que facilita também oficinas de origami no programa 'Todos por São Luís', que realizada atividades itinerantes em bairros da zona urbana e rural de São Luís.


"A proposta desta oficina é confeccionar rosas gigantes de papel, com a colagem de pétalas grandes, médias e pequenas, lado a lado, junto com o miolo. Qualquer artesanato bem feito você consegue vender, basta a pessoa querer. A oficina ajuda pessoas que não têm profissão ou que querem complementar sua renda a conseguirem prestações de serviço em festas de aniversário e casamentos", explica Fernandes.

A balconista Selma França aproveitou a tarde de folga para aprender mais sobre artesanato. Ela costuma fazer trabalhos manuais, como enfeitar canetas, cadernos e potes com Eva e fita, para presentear entes queridos. "É maravilhoso a gente aprender a fazer essas flores gigantes, que ficam lindas depois de prontas. O meu objetivo é aqui é complementar a minha renda", revela.

0 comentários:

Postar um comentário