sexta-feira, 30 de março de 2018

Colaboradores do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) participaram da 3ª Turma do Curso de Capacitação em Libras para Profissionais de Saúde, encerrada nesta quarta-feira (28), no auditório da unidade. O curso faz parte do Projeto Saúde em Libras, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Escola Técnica do SUS, para capacitação de profissionais e humanização do atendimento nas unidades da rede estadual de saúde. Também participaram da turma, profissionais do Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho e do Hospital Presidente Vargas. 

A coordenadora do Conselho do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão (COCEPE) do HCM, Rosiane Pinheiro Campos, destacou que já está prevista uma nova turma do curso, com início em abril. 

“O curso despertou nos profissionais da saúde o interesse pelo conhecimento da realidade da comunidade surda, fomentando assim novas ações de humanização do atendimento a esses pacientes. O curso foi muito elogiado, com destaque para as professoras, que souberam apresentar o conteúdo de forma lúdica e dinâmica”, destacou. 


A capacitação foi ministrado pelas instrutoras Luana Cardoso e Lourdes Correia. “A realização do curso em Libras é um momento histórico para a população surda do Maranhão, e essa é uma oportunidade para os profissionais da área da saúde terem uma melhor comunicação com esses usuários. E vamos continuar as formações de profissionais, beneficiando muito o paciente”, avaliou Lourdes Correia. 

A assistente social Enyale Leite falou da emoção em concluir o primeiro módulo do curso. “Estou extasiada. Achei o curso maravilhoso e faz parte do processo de inclusão ao paciente surdo. Até o momento não precisei ter noções de comunicação em libras no meu trabalho, mas agora sei que se precisar, o meu conhecimento fará a diferença no atendimento ao usuário”, avaliou. 

Já a recepcionista Lilian Ferreira Gonçalves destacou que pretende continuar a aprender libras. “Gostei demais do curso. Estou querendo continuar aprendendo não só por conta do meu trabalho no hospital, mas para a vida”. 

“Só tenho a agradecer pelo curso, foi um aprendizado para todos nós, e Libras é um língua que precisa ser estudada e pesquisada, e pretendo avançar nesse aprendizado”, concluiu Eduardo D’Iran, técnico em Segurança do Trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário