sexta-feira, 27 de abril de 2018

A tarde de ontem, 24, foi de muita emoção e reconhecimento aos serviços prestados pelo Diretor Regional do Senac no Maranhão, José Ahirton Batista Lopes, à capital maranhense. Isso porque a Câmara Municipal de Vereadores, por meio de uma proposição da vereadora Bárbara Soeiro, outorgou o Título de Cidadão de São Luís ao Diretor Regional do Senac, pelos relevantes serviços prestados à cidade, uma vez que a honraria é concedida a pessoas que residem em São Luís e que contribuem de alguma forma, dentro de suas funções, para o avanço da cidade. A sessão solene aconteceu no Plenário Simão Estácio de Sá, na própria Câmara de Vereadores de São Luís.

Na ocasião, familiares e amigos do homenageado, autoridades e gestores do Sistema Fecomércio no Maranhão prestigiaram a entrega do Título. O Presidente do Sistema Fecomércio no Maranhão, amigo e compadre do Diretor Regional, José Arteiro da Silva, prestou sua homenagem em um discurso emocionado. “Assumi a presidência do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em abril de 1983, e já encontrei o jovem José Ahirton, sempre disposto a colaborar, além de que já era a memória viva da Fecomércio. Eu já o conhecia, porque eu era presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Luís e ele, como advogado, prestava serviços para o sindicato, com muita eficiência e presteza”, declarou. “Resolvi, então, convidá-lo a retornar ao quadro de profissionais da Instituição, e hoje congratulo-me com o Ahirton que, além de um grande amigo, hoje é meu compadre, é padrinho da minha filha. Pela honraria, estou absolutamente convencido do acerto dessa deliberação do legislativo municipal de São Luís”, completou.


Presidida pelo vereador Ricardo Diniz, a sessão contou ainda com a participação, na mesa de honra, da vereadora Bárbara Soeiro, 1ª secretária e autora do Decreto Legislativo 095/2017, que originou a homenagem; do desembargador federal do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, James Magno Araújo; do Presidente do Sistema Fecomércio no Maranhão, José Arteiro da Silva; do conselheiro do Sesi, Geraldo Raimundo de Paula, representando o presidente da FIEMA e SEBRAE, Edilson Baldez; e do assessor da presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas, Antonio Atanázio Fróes, representando o presidente da CDL, Fábio Ribeiro; e do homenageado, o Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes.

O vereador Ricardo Diniz destacou sua relação com o Senac e a importância da gestão do homenageado à frente da Instituição. “O Senac tem muito a ver com a minha vida, pois minha mãe foi costureira após fazer um curso na Instituição, em uma unidade do interior do Maranhão, então vejam como o Senac abre portas para dezenas, centenas, milhares de pessoas oriundas do interior que estão em busca de um sonho, sonhos como o pai do Ahirton, que mesmo não tendo uma educação formal, teve sabedoria em proporcionar o melhor para seus filhos e talvez a maior riqueza que os pais destinam aos seus filhos, que é a educação”, declarou. “A educação é um patrimônio q ninguém furta, e é o que vai fazer com que se possa crescer e realizar sonhos, sonhos que se entrelaçam, sejam eles do pai do Ahirton, da minha mãe, de muitos jovens e famílias, e vejam só quem foi o escolhido para ser o responsável por esses sonhos: o homenageado de hoje, José Ahirton, que há 35 anos, através da Instituição, leva qualificação a vários sonhadores”, completou. “Ele recebeu uma missão, a de transformar sonhos de jovens e famílias, sonhos de pessoas que trabalham com ele diariamente, e vem cumprindo essa missão muito bem, com duas qualidades que mais destaco: o respeito e a responsabilidade”, elogiou.


“O Ahirton, no dia a dia da Instituição que dirige como executivo, tem sido exigente porém justo, de espírito empreendedor e tem buscado o crescimento do Senac, em todos os sentidos. Seu planejamento tem sido discutido conosco tornando eficiente, harmônico e duradouro o nosso trabalho”, reforçou. “Parabéns Ahirton, parabéns Maria Clara e Ahirton Filho, pelo pai que têm, diligente, trabalhador e íntegro, e o nosso abraço especial ao senhor Paulo, pelo filho dedicado que deu às nossas instituições e agora a São Luís”, concluiu o Presidente do Sistema Fecomércio no Maranhão, José Arteiro da Silva.


PERFIL – Nascido aos 04 de setembro de 1947, no município de Passagem Franca, no Estado do Maranhão, filho do senhor Paulo Batista Lopes e da senhora Maria José dos Santos Lopes, José Ahirton Batista Lopes passou sua infância e parte da adolescência em São Domingos do Maranhão, de onde seguiu para Colinas e posteriormente para a capital São Luís, sempre com o objetivo maior de dar continuidade aos estudos.

Advogado formado pela Universidade Federal do Maranhão, Ahirton Lopes já foi vice-cônsul da França no Maranhão, assessor de juiz do TRT-16ª Região, presidente do Conselho Estadual do Trabalho, e atualmente destaca-se como Diretor Regional do Senac no Maranhão, local em que desenvolve um trabalho bem sucedido de gestão há 34 anos, sendo um dos diretores regionais com mais tempo no Senac em todo país, motivo pelo qual foi homenageado pelo Departamento Nacional da Instituição em 2006.


Visão de futuro, determinação, superação. Características comuns ao Senac e a José Ahirton Batista Lopes, que construiu sua história profissional lado a lado com a importante missão de conduzir esta Instituição desde 1983. Os anos de trabalho à frente da Direção Regional do Senac traduzem a marca registrada de sua atuação no conjunto de ações de sucesso que representam à presença do Senac no Maranhão.

Durante sua gestão, pode-se destacar grandes ações como a modernização e ampliação da instituição em São Luís, a reestruturação das unidades móveis e conclusão das obras de reforma e ampliação do Centro de Formação Profissional de Imperatriz, a construção do Centro de Educação Profissional de Caxias, Bacabal e Santa Inês e a restauração e inauguração do Restaurante Escola Senac no Centro Histórico, criado como Empresa Pedagógica de Hotelaria. Atualmente, a administração regional do Senac trabalha na construção de um Centro de Educação Profissional em Pinheiro e no município de Açailândia.

0 comentários:

Postar um comentário