sábado, 28 de abril de 2018

O fotógrafo Francisco Oliveira esteve recentemente na terra dos marajás em uma expedição fotográfica transformadora. Durante mais de 30 dias, o maranhense retratou o cotidiano do povo nativo do interior do país, numa imersão cultural. A Índia faz parte do imaginário de Francisco desde a infância, quando aos 8 anos foi a um circo e assistiu um show dos Magníficos Elefantes Indianos do Rajastão. A partir dali, começou a aguçar a curiosidade e acalentar o sonho de conhecer esse país asiático com cultura e particularidades tão diferentes do mundo ocidental.

A Índia possui a segunda maior população do mundo com mais de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas que habitam um território aproximadamente 20% menor do que o Brasil. Grande parte da população fala inglês, herança esta deixada pela colonização britânica, porém existem no país dezenas de línguas e dialetos. O hinduísmo é a religião predominante e o sistema de castas um dos principais traços culturais da Índia tradicional que pouco ou quase nada se modificou em centenas de anos. Segundo o fotógrafo a primeira impressão ao chegar, de cara, já foi muito impactante.

”Uma multidão de pessoas aglomeravam – se em ruas estreitas, o trânsito era caótico e ensurdecedor. Vacas andavam pelas ruas e avenidas, dividindo espaço com os pedestres que trajavam roupas multicoloridas, camelos carregando carroças e até elefantes enormes abriam caminho sem estranheza. Lembro de não ter sacado a minha câmera por horas, eu apenas observava embasbacado, incrédulo como se estivesse dentro da tela do cinema. Logo percebi que a fotografia estava implícita, por todos os cantos que eu olhava parecia iniciar – se uma nova história, cada cena tinha uma dramaticidade única e diferente, ali eu percebi que eu seria parte viva de uma experiência antropológica que mudaria minha vida”, contou ele.

Durante a sua estada na Índia, o fotógrafo deu prioridade ao contado direto com os nativos. Ele fotografou às margens do sagrado Rio Ganges, viajou a camelo, passou noites no deserto, participou de uma autêntica festa de casamento e visitou muitas celebrações e festivais por todo o país. O material produzido se transformará em uma exposição a ser exibida em São Luís e na Índia ainda este ano.
MA10

0 comentários:

Postar um comentário