terça-feira, 17 de abril de 2018

O Espaço Mais Saúde, instalado no Shopping da Ilha, já está recebendo doações para as famílias de Marajá do Sena, município que registrou o alagamento de casas após fortes chuvas. A ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), começou nesta segunda-feira (16) e se estende até o dia 30.

Podem ser doados roupas, alimentos não-perecíveis, itens de higiene pessoal, colchões e redes.

A campanha integra o esforço do Governo do Estado em assistir a população e conter os danos nas cidades afetadas. A entrega das doações será feita pelas equipes da Força Estadual de Saúde (FESMA).

“As equipes do Governo Flávio Dino atuam em várias frentes de trabalho para ajudar as famílias atingidas pelas fortes chuvas que assolaram o nosso estado. Em Marajá do Sena, estamos fortalecendo os serviços de saúde oferecidos e facilitando o acesso ao atendimento com equipes da Força Estadual de Saúde. Também contamos com o apoio da sociedade - No Maranhão, a compaixão transformou-se em ação”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 


Roseneide Batista, de 40 anos, estava no Espaço Mais Saúde nesta segunda-feira quando soube da campanha. Ela, que já havia doado roupas para outra instituição de apoio, acredita na importância da ação para as pessoas desabrigadas e desalojadas pelas chuvas. “Acho importante ajudar o próximo e um meio de encaminhar ajuda para quem está precisando. A situação é muito triste, ter de sair da sua casa, não ter o que comer”, comentou.

Além da arrecadação no Shopping da Ilha, parceiro da campanha, a SES também fará uma ação interna com servidores com o mesmo objetivo, que poderão fazer as suas doações na sede do órgão, na Avenida Professor Carlos Cunha, ou no Prédio Almere Office. 

Espaço Mais Saúde 


O Espaço Mais Saúde, instalado em uma loja no Shopping da Ilha, está disponível à população desde o início de março. No local é possível fazer aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação nutricional, além de ações educativas em saúde e emissão de cartão do SUS.

A enfermeira Rosângela Batista, que trabalha no Espaço, ressalta que a campanha acrescenta solidariedade aos vários atendimentos que fazem no local. “A gente espera que todos se sensibilizem para a importância de ajudar quem precisa”, disse.

Monitoramento 

A SES também monitora a situação e as necessidades de outras cidades que sofrem com as fortes chuvas. De acordo com a Defesa Civil do Estado, 20 municípios atingidos pelas fortes chuvas, sendo que 11 decretaram estado de emergência e seis estão em alerta. Totalizam 8.877 pessoas afetadas, em situação de desabrigo ou desalojamento.

0 comentários:

Postar um comentário