terça-feira, 10 de abril de 2018

O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove a constante atualização da equipe multiprofissional que atua na assistência ao paciente no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís. Entre os dias 2 e 6 de abril, a unidade realizou a segunda edição do projeto Oficinas da Qualidade com o tema ‘Segurança do Paciente e Gerenciamento de Riscos’.

Com a realização da capacitação, o gerente da Qualidade, Márcio Ramos, destacou o processo de atualização tanto das equipes da área assistencial como administrativa da unidade. “Foram sete turmas da oficina com o objetivo de fazer com que o maior número de profissionais pudesse participar da atividade. E a oficina também reforçou a importância da notificação de eventos, que é uma forma de melhorar e otimizar condutas internas”, avaliou. 


Segundo a enfermeira Camila Lucena, o projeto promove a eficiência da assistência. “Segurança do Paciente e Gerenciamento de Riscos é um tema importante para os profissionais de saúde, como forma de minimizar risco e melhorar a assistência prestada ao paciente. Quanto mais conhecimento e educação, menor é a possibilidade de incidentes e danos”, destacou. Também ministraram palestras na oficina, as enfermeiras Nathália Figueiredo, Christina de Carvalho e a auxiliar da Qualidade Shirlene de Jesus.  

Keilla Moraes, secretária da Reabilitação frisou a importância da temática no dia a dia da unidade hospitalar. “Desde a parte do conhecimento teórico até a parte prática, quando fizemos o estudo de caso em grupos, a atividade foi bem interessante. E essa promoção do conhecimento que o HCM faz é um diferencial, e como funcionária me sinto valorizada com a oportunidade de aprender”. 


Para a secretária da Comissão de Residência Médica (COREME), Janice Brito, a oficina foi produtiva. “Gostei bastante do aprendizado. E em relação às orientações sobre notificação, considero uma forma de melhoria dos processos desenvolvidos para o bom andamento do setor, e, por consequência, de todo o hospital”. 

O Gerenciamento de Riscos em Saúde é a aplicação sistêmica e contínua de políticas, procedimentos, condutas e recursos na avaliação de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional. Sua aplicação pelas equipes assistenciais e administrativas de hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros, traz reflexos diretos na qualidade do atendimento, evitando ou prevenindo danos ao paciente, bem como à própria instituição de saúde.

Fonte: SES

0 comentários:

Postar um comentário