sexta-feira, 27 de abril de 2018
A gestão do prefeito Edivaldo adquiriu notebooks, que a partir de agora, vão garantir atender mais pessoas com as oficinas de informática nas edições do programa 'Todos por São Luís'


Jovens da Vila Ariri, área Itaqui-Bacanga, tiveram a oportunidade de conhecer mais o mundo digital no curso de Informática Básica. A capacitação integra as ações da 61ª edição do programa 'Todos por São Luís', iniciativa da Prefeitura, que inclui ainda ações de saúde, educação, esporte, lazer e cidadania a milhares de pessoas em diversos bairros da capital. As aulas foram realizadas durante três dias, encerrando na tarde de quinta-feira (26), com a certificação. A culminância do programa ocorre sábado (28), das 8h às 12h, na Rua da Igreja, Vila Ariri.

A Prefeitura adquiriu notebooks que vão garantir a ampliação das oficinas de informática a cada edição do 'Todos por São Luís'."O Todos por São Luís é um programa importante da Prefeitura por ofertar a população uma gama de serviços e levar para mais próximo das comunidades ações de diversas áreas. É prioridade na gestão do prefeito Edivaldo, pois reflete direto na população, levando conhecimento e qualidade de vida a partir das ações de saúde, educação e qualificação profissional. As oficinas são importantes por proporcionar oportunidade de qualificação para a população", destacou a primeira-dama e coordenadora do programa, Camila Holanda.

Os alunos receberam noções básicas de informática, que darão suporte a capacitações mais avançadas na área. O curso foi ofertado pela Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem). Com os novos conhecimentos, os jovens terão domínio dos procedimentos básicos para uso de computadores e também, acesso a internet. "Sabemos da importância desse aprendizado para eles, por se tratar de uma comunidade que precisa e que, na maioria dos casos aqui, não têm acesso a computadores, a internet. Esperamos que com este primeiro incentivo, eles possam prosseguir e aprender mais", avalia o instrutor do curso, Wadson Alves Serra.


"É muito importante para mim, que sou estudante, preciso, mas não tenho acesso fácil. Gostei, aprendi muitas coisas e queria que tivesse mais", disse o estudante Marcos Vinicius da Silva, 15 anos. Ao final do curso, os alunos receberam certificado de participação.

Para a doméstica Jorlene Coelho Souza, 26 anos, a capacitação é uma oportunidade única. "Quando eu soube procurei fazer a inscrição e gostei de ter participado. Eu não tenho facilidade com computador e aqui aprendi coisas que vão me ajudar mais na frente. Espero que venham mais cursos para nós, porque estarei disponível para aprender", disse.

O 'Todos por São Luís' tem participação das secretarias municipais e apoio de parceiros. Oportuniza para as comunidades atendidas mais de 30 capacitações, serviços e ações diversas como palestras, cursos, oficinas, serviços de saúde e assistência social, exposições, entre outros. Esta edição agrega, além da Vila Ariri, as vilas 7 de Setembro, São Luís, Mauro Fecury I, Mauro Fecury II, Vila Verde e Anjo da Guarda.


APRENDIZADO E CIDADANIA

No 'Todos por São Luís', a população terá acesso a diversos serviços, incluindo ações nas áreas de saúde, assistência social, infraestrutura, segurança alimentar, entre outros. Na saúde, atendimentos em especialidades bastante procuradas como pediatria, clínica geral, ginecologia, dermatologia, odontologia e oftalmologia.

Ainda, serviços de aferição de pressão arterial, aplicação de flúor, teste de glicemia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite C; vacinação contra o HPV, vacinação antirrábica, avaliação nutricional, entrega de medicamentos da Farmácia Básica e emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ações de embelezamento com limpeza de pele e maquiagem estão incluídas no conjunto de atividades. O público vai poder ainda se informar sobre o vírus da dengue e conhecer mais na exposição de exemplares de insetos e moluscos. Banners sobre doenças como leishmaniose, esquistossomose e malária estão no ciclo de atividades.

0 comentários:

Postar um comentário