sexta-feira, 13 de abril de 2018

Com ações dedicadas à prevenção dos cânceres do colo do útero e mama na Carreta da Mulher Maranhense, o Governo do Estado estimula e amplia o acesso ao exame e diagnóstico. Na regional de saúde de Itapecuru-Mirim, onde o veículo itinerante permaneceu por 11 dias, mais de mil exames foram realizados.

“Nosso objetivo é ampliar a oferta dos exames e o acesso ao diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura. Com a carreta, fortalecemos a assistência às mulheres de todo o estado”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Em Itapecuru, a Carreta da Mulher Maranhense permaneceu estacionada na Praça Gomes de Sousa, na Rua Basílio Simão, totalizando 1.064 exames – 496 preventivos e 568 mamografias. Foram atendidas mulheres de Anajatuba (46), Arari (13), Belágua (14), Cantanhede (25), Itapecuru (284), Miranda do Norte (40), Matões do Norte (14), Nina Rodrigues (22), Pirapemas (26), Presidente Vargas (13), Urbano Santos (23), Vargem Grande (35) e Vitória do Mearim (13).

Todos os 14 municípios da regional participaram da mobilização para prevenção e diagnóstico do câncer de colo do útero e mama.

Integralidade

A secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort, explica que o Estado possui um raio de rastreamento muito grande, primeiro por causa da grande extensão territorial. Segundo, porque os municípios não conseguem oferecer o serviço de mamografia, por exemplo. 

“O Estado adotou a estratégia das unidades móveis para facilitar o acesso às mulheres de locais mais distantes. Paralelo a isso, ampliamos os serviços de oncologia em Imperatriz, Caxias e em São Luís. Dessa forma, garantimos continuidade de atendimento para os casos que o exame apontar um nível de patologia que necessite de intervenção”, ressalta. 

Para os casos em que o resultado tiver alteração, a mulher é acionada e acompanhada, em um trabalho articulado entre Estado e Município. “Ela terá sua primeira consulta agendada em São Luís, no Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo. Fará triagem, consulta e, sendo necessário o tratamento, é referenciado para o Hospital de Câncer do Maranhão. Assim conseguimos garantir as três fases do atendimento (rastreamento, diagnóstico e tratamento) e levar saúde a todo estado”, conclui.


Fonte: SES

0 comentários:

Postar um comentário