segunda-feira, 30 de abril de 2018

Na manhã de ontem, 26, foi realizado na Câmara Municipal de São Luís o painel “A Importância do Programa de Aprendizagem para a Formação Profissional dos Jovens de São Luís”. Proposto pelo vereador Ricardo Diniz, por meio do Requerimento Nº 136/2018, o painel teve como objetivo discutir a importância do programa que vem qualificando, aperfeiçoando e formando jovens profissionais no Maranhão. Para compor o painel, o Senac foi convidado e apresentou o Programa de Aprendizagem desenvolvido na Instituição, bem como suas ações, projetos, dados de atendimento, empresas parceiras e resultados obtidos ao longo dos anos.

O Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, participou da ocasião e destacou a importância do programa. “Desde sua fundação, em 1946, o Senac trabalha a Aprendizagem, possibilitando espaço para formação e inserção dos jovens no mercado de trabalho, e contribuindo, para a construção de uma vida pessoal, social e profissional mais digna e produtiva”, destacou. “Esses jovens só precisam de oportunidade, e o Senac se orgulha em poder levar qualificação por meio do Programa, em parceria com as empresas”, completou.


O Programa de Aprendizagem Comercial Profissional é uma das principais ações do Senac e tem o objetivo de promover a inserção social e contribuir para o desenvolvimento profissional de jovens com idade de 14 a 24 anos. Segundo o vereador proponente do painel, além de promover o diálogo aberto e democrático para discutir a temática, será uma oportunidade para que mais jovens se engajem no programa, que é a base para formação de grandes profissionais e cidadãos éticos. “Precisamos sim criar espaços para jovens aprendizes, para formá-los e inseri-los no mercado de trabalho, e gostaria de destacar a inquestionável contribuição  do programa na melhoria do rendimento escolar dos participantes, visualizamos que a partir do momento que se promove a qualificação, o aperfeiçoamento e a formação de jovens profissionais de forma ética por meio de uma metodologia dinâmica, vocês tem a capacidade de desenvolver competências e habilidades que darão condições de enfrentar situações desafiadoras por maior desenvoltura no local de trabalho e em sala de aula”, afirmou.


Além do vereador Ricardo Diniz e do Diretor Regional do Senac, Ahirtor Lopes, também participaram da Mesa de Honra do Painel o secretário estadual de Trabalho e Economia Solidária, Sílvio Conceição Pinheiro; a diretora de Educação Profissional do Senac, Daniela Nogueira; a representante do Grupo Mateus, Lucidalva Pinheiro Araújo; o aluno do Programa de Aprendizagem do Senac, Thiago César da Silva Pinto; a representante dos pais de alunos do Programa de Aprendizagem do Senac, Maria Princesa da Silva Pinto; a egressa do Programa de Aprendizagem do Senac, Luciana Ferreira; e o egresso do Programa de Aprendizagem do Senac, e hoje gerente de setor de reposição no Grupo Mateus, Arielson Vilar Trindade.


Arielson deixou sua mensagem aos 100 alunos, aproximadamente, presentes no Plenário Simão Estácio de Sá, na própria Câmara de Vereadores. “Para entrar na empresa tem que estar capacitado, e o Senac proporciona a base pra que isso ocorra. Como fui jovem aprendiz, conquistei todo meu conhecimento no Senac e hoje estou aplicando na empresa em que trabalho, coloco sempre em prática o que aprendi, repasso para meus novos colaboradores o aprendizado e minha história, como comecei, quais foram minhas dificuldades em busca de um emprego”, declarou o jovem que foi chamado inicialmente para atuar no setor de limpeza dos supermercados, mas logo em seguida recebeu uma proposta que se encaixava mais com seu perfil. “Como jovem aprendiz, minha vida mudou muito, em muitos aspectos, por exemplo o financeiro, hoje ganho o dobro do que eu ganhava, e isso foi muito importante, foi um passo a mais, ser promovido e ver de onde eu vim e onde eu cheguei”, completou.

0 comentários:

Postar um comentário