terça-feira, 10 de abril de 2018
Um encontro literário movimentou a noite caxiense nesta sexta-feira, 6, reunindo 19 escritores maranhenses. A nona edição do Lançamento Coletivo de Obras Maranhenses foi realizado pela primeira vez fora da Capital com livros de diversos gêneros literários apresentados ao público em noite de autógrafos na Academia Caxiense de Letras.

O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), equipamento cultural da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

Estiveram presentes o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, a secretária Municipal de Educação, Ana Célia Damasceno, o presidente da Academia Caxiense de Letras, Raimundo Medeiros, a diretora da Biblioteca Benedito Leite, Aline Nascimento, acadêmicos, professores, pesquisadores, estudantes e comunidade em geral.

No discurso de abertura o secretário de estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, disse que o primeiro desafio do Governo foi levar o evento para outra cidade descentralizando as políticas de cultura.

“Nós sabemos que a literatura transforma vidas e deixa legado, por isso é tão importante estar aqui nesse encontro com os escritores de Caxias, comemorando o livro e a leitura”, disse Galdino.

Edital de literatura

Galdino também anunciou lançamento do edital de prêmio literário, previsto para junho deste ano, cujo propósito é promover e fomentar a literatura maranhense.

“Será um edital na modalidade de premiação contemplando seis categorias, com um vencedor em cada uma delas. A iniciativa reforça o compromisso do Governador em incentivar a leitura, formar leitores e aproximar o público do universo literário”, afirmou.

O edital premiará obras inéditas nas categorias poesia, contos, literatura infantojuvenil, romance, jornalismo literário e peça teatral.

Doação de livros

Outro momento importante durante o evento em Caxias foi a doação de 100 livros para compor o acervo do Farol do Saber de Caxias e um kit de 12 livros de autores maranhense para a Academia Caxiense de Letras.

Para diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Aline Nascimento, realizar o evento em Caxias, mais do que descentralizar ações é efetivar políticas públicas para o livro, leitura, literatura e biblioteca.

“Esse encontro aqui em Caxias representa a importância de parcerias entre o poder público e sociedade civil, nesta noite representada pela Academia Caxiense de Letras”, destacou Aline.

A secretária de Educação do Município de Caxias, Ana Célia Damasceno, falou de diversos projetos de incentivo à leitura na cidade, em especial do Tecendo Ideias, Café Literário e da Feira do Livro que deve acontecer este ano envolvendo municípios da região.

“Aguçar a curiosidade de nossas crianças com possibilidades poéticas e histórias da nossa cidade tem sido um dos caminhos que esses projetos alcançam”, afirmou Ana Célia.

Para o escritor Wybson Carvalho, a realização em Caxias do Lançamento Coletivo de Obras Maranhenses deveria servir de referência para outros projetos, ampliando o acesso às ações de cultura.

O presidente da Academia Caxiense de Letras, Raimundo Medeiros, agradeceu pela iniciativa e aproveitou o momento para lançar um desafio. “Acho que há muito tempo a cidade merece um Memorial de Gonçalves Dias, é a hora de homenagear um dos grandes poetas da literatura nacional, nascido em Caxias”.


0 comentários:

Postar um comentário