terça-feira, 8 de maio de 2018

“A Vingança”: um romance que versa sobre as relações entre a política, a polícia, o empresário, o mundo da pistolagem e da prostituição. O lançamento aberto ao público da obra – fruto do mais recente desafio de Antônio Melo, jornalista de carreira nacional e internacional e agora escritor, atividade que “abraçou” como nova profissão – será em São Luís, dia 16 de maio, na Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), das 19h às 21h, no Shopping São Luís. 

O livro, inicialmente de contos, ganhou diálogos que dão ideia de cenários, onde ocorrem as suas passagens, e narrativas sobre personagens reais e fictícios, tornando a leitura fácil, em 324 páginas, escritas em 11 meses. 

Maria Boa, que compõe a história, famosa cafetina de Natal, por exemplo, deu nome a avião da força aérea, assim como Chico roçadeira, pistoleiro, e o Coronel Feliciano, caçador de pistoleiro e outros do mundo real. Já Dinha, é uma garota que nunca existiu, mas que pode ser considerada real em muitas cidades brasileiras.

 A vivência jornalística – marcada pela paixão e por passagens nos jornais Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, Veja, O Globo, televisões e pelo Marketing Político em campanhas em vários estados do Brasil e, presidenciais, em alguns países da América Latina – dá o tom da linguagem da obra que envove o leitor e o faz mergulhar na ambientação, nas personagens, fixando em fatos que permitiram construir o romance. 

Depois de Natal, onde nasceu, escolheu São Luís para lançar seu trabalho por já ter realizado campanhas políticas e pelos amigos que aqui fez. “O livro é atemporal e se fixa, em grande parte, em Imperatriz, contextualizado na Guerrilha do Araguaia, na qual se reconstituem a história e lugares do município", frisa o autor. Outros locais de destaque em "A Vingança" são Teresina, Natal, Catulé do Rocha e termina no Pará. 

Serviço:

O quê: Lançamento livro "A Vingança", do jornalista e escritor Antônio Melo
Quando: quarta-feira, 16 de maio
Hora: 19h às 21h
Local: Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), das 19h às 21h, no Shopping São Luís, bairro Jaracaty.

Aberto ao público

Conheça mais sobre a obra:

Sinopse:

A história do que não aconteceu...

...ou a vida da santa que era puta.

Esta é a história de Dinha, uma garota que nunca existiu, mas que vive de verdade em todos os sertões do Nordeste brasileiro. Aborda a cultura, o machismo, o conformismo, a seca, a pistolagem, o progresso enganoso, o sindicato da morte, a guerrilha no bico do papagaio, a prostituição, o fanatismo religioso, o coronelismo na política, a política nos tempos dos governos militares, a seleção tricampeã do mundo, Lilia –a professora de pecado, os governadores nomeados, o assalto de 94 milhões ao carro pagador dos flagelados da seca.

É uma mescla de fatos reais e imaginários que se desenrolam através da vida e da vivência dessa menina que nunca viveu, mas sempre existiu e renasce todos os dias pelo nosso Nordeste. Reescrevendo a mesma história. A história de Dinha. Uma história que está sendo vivida hoje em todas as regiões, com personagens que nunca nasceram, mas que podem ser encontrados na maioria das cidades do nosso Brasil.
            
...ou a vida da santa que era puta.

0 comentários:

Postar um comentário