sábado, 5 de maio de 2018
Festival de Dança "Conquistando o meu Espaço" reuniu crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social


A magia da dança de rua deu o tom do Festival de Dança "Conquistando o meu Espaço", da região Turu/Vila Luizão, na tarde desta sexta-feira (4). Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e das comunidades, apresentaram a riqueza e diversidade de talentos, na quadra da escola municipal José S. Guimarães, no bairro da Divinéia.

"Em termos nacionais, São Luís consegue fazer um diferencial e se destacar na execução do SCFV, que é um serviço preventivo. Hoje conseguimos atender pela execução direta nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e de forma indireta com a rede conveniada, cerca de cinco mil pessoas entre crianças, adolescentes e idosos. Por recomendação do prefeito Edivaldo, buscamos diversificar as atividades com o nosso público", explicou a gestora da Semcas, Andréia Lauande.

A alegria do público presente em conjunto com a energia dos participantes contribuiu para integrar ainda mais as pessoas do território e valorizar o trabalho cultural realizado no local. Oito grupos de dança participaram do evento, com apresentações nas diversas expressões dessa arte como o hip hop, balé gospel, break bert, free style e pop.

O adolescente Kevin Amorim, 13 anos, após a apresentação do grupo Convivência Braek afirmou que o nervosismo não atrapalhou a apresentação da equipe. "Quando temos apresentações assim, nós nos preparamos antes, fora isso, eu tô lá quase todos os dias desenvolvendo algum tipo de oficina, isso gera uma relação melhor entre a gente", comemorou. Kevin participa do SCFV há cinco anos.


Puderam se inscrever no Festival de Dança, crianças e adolescentes de 6 a 17 anos na categoria individual e grupo. Entre os critérios de avaliação estavam sincronismo, criatividade, grau de dificuldade, postura e energia. O primeiro lugar ficou para o Ballet Meninas dos Olhos de Deus.

Mary Monique Pereira, 14 anos, do Núcleo de Artes Gêneses, gostou da experiência e se emocionou com a interação da plateia. "Eu já havia me apresentado antes em outro local, mas aqui foi bem diferente e legal", disse.


A premiação dos três primeiros colocados será um passeio em dos parques aquáticos de São Luís. O festival teve o patrocínio do Clube de Mães Santa Rita, Comando Geral da Polícia Militar, Escola João de Sousa Guimarães, Escola Ideal Caiane Mateus e Cuidando da Vida.

Francisca Lima, da União de Moradores da Divinéia, uma das 58 instituições conveniadas com a Semcas, que executa o serviço de forma indireta, diz que a instituição sempre procura incentivar essas iniciativas. "Esse tipo de ação a mostrar novos horizontes. Eu estou emocionada e espero mais momentos como esse", afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário