quinta-feira, 3 de maio de 2018
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Igualdade Racial (SEIR), inicia as Caravanas Maranhão Quilombola 2018, na quinta-feira (3), em Codó. Ao todo, 14 caravanas percorrerão os municípios com maior população quilombola do Maranhão entre os meses de maio e julho. 

As caravanas fazem parte do Programa Maranhão Quilombola que constitui um importante instrumento de ações articuladas de políticas públicas, destinadas às comunidades quilombolas do estado, com diretrizes orientadas a partir do Programa Brasil Quilombola. O objetivo é implantar a Saúde Integral da População Negra através do Fortalecimento das Ações de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

A equipe de profissionais de saúde das caravanas nos municípios orienta a população quilombola, com foco especial nas comunidades negras, com relação ao planejamento de saúde da família, ações de saúde, palestras educativas sobre a prevenção de doenças crônicas, troca de conhecimentos do saber popular de cada comunidade e técnicas de inclusão produtiva agrícola. 

A chefe do Departamento de Educação em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Claudiana Cordeiro, afirma que a Caravana Maranhão Quilombola é uma importante ação do Governo na área de igualdade racial porque reúne ações de saúde e promoção social. 

“A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Igualdade Racial levam um conjunto de ações para o interior dos municípios, de forma que estas ações possibilitam o desenvolvimento dos quilombos, ampliando o acesso a serviços básicos de saúde para melhorar o IDH e a qualidade de vida do povo maranhense”, frisou Claudiana Cordeiro. 

Nesta quinta-feira (3) e sexta-feira (4), o município de Codó receberá a ação nos quilombos Santo Antônio e Santa Joana, respectivamente, na primeira Caravana Maranhão Quilombola deste ano. Serão oferecidos diversos tipos de atendimentos de saúde, tais como: consultas médicas (clínica geral, oftalmologia, ginecologia, fisioterapia, nutrição), avaliação nutricional, verificação de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para HIV, hepatite B e C e Sífilis, distribuição de preservativos masculinos e femininos, exames preventivos, atividades de saúde bucal (palestras, escovação, aplicação de flúor e entrega de kit de escovação) e emissão de documentos. 

A coordenadora do departamento de Atenção Básica do município de Codó, Larissa Nascimento, avalia a chegada da caravana como uma iniciativa a mais de promoção de inclusão e saúde da população negra do município de Codó. 

“As atividades desenvolvidas pelas duas secretarias, Saúde e Igualdade Racial, são importantes não apenas para levar atendimentos de saúde, mas também para identificar demais carências nas comunidades. Estamos indo aos quilombos fazendo atendimentos de saúde, registro civil e todas as políticas de igualdade racial. Isso também nos ajuda no planejamento de novas ações”, detalhou a coordenadora Larissa. 

Seminário

Nesta quarta-feira (2), a população participa, em Codó, de dois seminários referentes a saúde integral da população negra e duas oficinas com temas relativos a atualização cadastral do Programa Bolsa Família e alimentação saudável. 

Cronograma das Caravanas Maranhão Quilombola 2018

Codó - 03 e 04/05
Viana - 15 e 16/05
Pinheiro -21 e 22/05
Pedro do Rosário - 24 e 25/05
Vargem Grande - 04 e 05/06
Pirapemas - 15/06
Peritoró - 19 e 20/06
São Luís Gonzaga - 22/06

0 comentários:

Postar um comentário