terça-feira, 15 de maio de 2018
O objetivo é criar um corredor de árvores de quatro quilômetros nas margens da rodovia


Uma equipe formada por professores, biólogos, crianças, adolescentes, PRFs e um grande número de voluntários de várias áreas resolveram, literalmente, fazer bonito ao colocar em prática o Projeto Reflorestar com ipê para vida florescer. Eles escolheram um trecho de quatro quilômetros da BR 222, no município de Vargem Grande, no nordeste do estado do Maranhão, para fazer um grande corredor de ipê, árvore típica do cerrado brasileiro, encontrada na cor amarela, branca, roxa e rosa. Típico do cerrado brasileiro, entre os meses de agosto e outubro, as folhas do ipê caem e a árvore se torna um atrativo a parte, transformando a mata por vezes cinzenta em uma exuberante paisagem. 

O ipê, conhecido popularmente como pau d’arco, é uma espécie cada vez mais rara e, portanto, com risco de extinção. E para a execução do projeto Reflorestar com ipê, a unidade do Ministério Público de Vargem Grande, que ciente da existência de um núcleo social da instituição policial, voltado para atender as comunidades, entrou em contato com a PRF para dar segurança e participar diretamente de todos os trabalhos. A primeira etapa de plantação dos ipês aconteceu na manhã de sábado, 12 de maio, ocasião em que foram assentadas quase mil mudas, e a segunda etapa acontecerá ainda mês.

De acordo com as duas biólogas que participam do Projeto, a previsão da árvore começar a oferecer a paisagem florida é de três anos, mas a primeira bela visão do projeto aconteceu no dia da plantação, quando mais de seiscentos alunos de várias escolas da rede pública daquele município, fardados, seguravam com orgulho as mudas da árvore até o momento exato quando foram plantadas. Os olhos, o sorriso e a segurança demonstrados por todos aqueles jovens voluntários pareciam visualizar um futuro próximo, onde a preservação do meio ambiente e o paisagismo dominarão aquele lugar da rodovia BR 222-MA oferecendo a beleza das flores aos usuários que por ali passarão.

A distribuição das árvores aconteceu proporcional ao tamanho do corredor. Cada tipo de ipê foi plantado nos dois lados em um espaço de um quilômetro. Assim, primeiramente foram plantados os ipês brancos e depois os roxos. Na próxima etapa serão os amarelos e os cores de rosa.

Preservação, paisagismo e saúde

O ipê é uma árvore do gênero “Tabebuia”, nativa da flora brasileira. Durante muitos anos foi considerada a árvore nacional, teve seu título modificado para flor nacional. Ela oferece grandes benefícios, além da madeira ser de grande resistência e flexibilidade. Recentemente, na casca do ipê roxo, foi descoberta por uma universidade a substância lapachol, eficiente no combater o câncer de mama.

No cerrado brasileiro o que mais encanta é capacidade desta árvore colorir a paisagem, muitas vezes solitária, mas sua beleza expressa uma arte com seus vários tons de cores. Com tanta significância em uma árvore tão brasileira, é necessário que haja ações que possibilitem a perpetuação destas espécies, pois muitas delas já se encontram ameaçadas de extinção, como é o caso do ipê roxo e branco. Esta possibilidade iminente foi um dos principais motores motivadores para a criação e execução do Projeto Reflorestar com ipê para a vida florescer.

0 comentários:

Postar um comentário