sexta-feira, 29 de junho de 2018
Além do show, as apresentações de grupos de Bumba-boi de sotaques como zabumba, matraca e orquestra e da quadrilha Flor do Sertão abrilhantaram a festa


Um show de emoções e diversidade. Assim pode ser definida a festa na Praça Maria Aragão nesta quinta-feira (28), véspera de São Pedro. A animação das atrações comandou a festa a noite toda e atraiu, mais uma vez, uma multidão de pessoas para o arraial oficial da Prefeitura de São Luís montado na praça. A programação contou com apresentações de grupos de Bumba-boi de diversos sotaques - como zabumba, matraca e orquestra - além da quadrilha Flor do Sertão e show do cantor Fagner. Na Arena do Forró, o ritmo nordestino contagiou os brincantes. A diversidade das atrações juninas tem sido marca do Arraial da Maria Aragão que, que integra o São João de São Luís realizado pela Prefeitura e Governo do Estado. A festa continua até este domingo (1º).

O secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, explica que a programação do arraial da Maria Aragão foi planejada para dar destaque a cultura local e regional. "O arraial da Maria Aragão é referência no São João da cidade de São Luís. A programação respeita a diversidade da nossa cultura, marca do nosso estado. Trazemos também artistas nordestinos projetando ainda mais a nossa cultura regional", disse o titular da Secretaria Municipal de Cultura.


Com canções como "Espumas ao Vento", "Deslizes" e "Borbulhas de Amor", o cantor cearense Fagner embalou o público, que cantou junto essas e outras músicas que marcaram os 40 anos de carreira do cantor. O artista demonstrou sua satisfação em estar no palco do arraial da Maria Aragão. "Sou muito feliz por ter vindo mais uma vez e estar junto de um público que sempre me prestigiou muito. Foi uma noite muito linda e estou agradecido por terem me trazido para essa festa", comentou o cantor e compositor, Raimundo Fagner.

O público aprovou a apresentação. "Sou apaixonada pela nossa cultura. Achei o show maravilhoso e muito divertido. O São João é uma das festas mais bonitas da nossa cidade e o arraial da Maria Aragão já é tradição. A variedade das atrações estão representando bem a diversidade característica desse período", disse a turismóloga Raphaela Dias Barbosa.


A programação nesta quinta-feira (28) contou, ainda, com atrações como Quadrilha Flor do Sertão, Bumba meu boi de Zabumba de Guimarães, Bumba meu boi de Orquestra Encanto da Ilha, Bumba meu boi de Matraca de Itapera do Maracanã, Bumba meu boi de Orquestra Meu Tamarineiro e Bumba meu boi da Baixada de Apolônio. No espaço da Arena do Forró, a festa ficou por conta de Zeca Melo e do Grupo Três do Forró.

ESPAÇO DO TURISTA

O espaço do turista tem recebido em média 200 pessoas por noite. No local reservado na Praça Maria Aragão, os visitantes têm acesso a informações turísticas como mapa do centro histórico e programações dos arraiais de São Luís e da Feirinha São Luís. "Esse é um espaço de acolhimento que serve tanto aos turistas quanto aos moradores da cidade. Esse relacionamento entre ambos é fundamental para que todos se sintam bem acolhidos", disse a secretária municipal de Turismo Socorro Araújo.

No Espaço do Turista, também estão sendo oferecidas, em parceria com a Polpa de Frutas Rio Grande, comidas típicas do período junino. A proposta é fazer com que os visitantes além de admirar a cultura, aprecie a culinária local. O casal paulista Walmir Pereira e Elza Secado aprovou o espaço e a programação desta quinta-feira. "Nossa! Está tudo maravilhoso. São Luís é uma cidade muito acolhedora", disse Walmir. "Nunca tínhamos vindo nesse período em São Luís. Estamos encantados com essa linda festa", acrescentou Elza.


PROGRAMAÇÃO

Neste sábado (30), a festa no Arraial da Maria Aragão continua com a apresentação das dez quadrilhas juninas classificadas para o Festival Nacional de Quadrilhas Juninas. Quem se apresenta também no palco é o cantor Fabio Alta Tensão. O Bumba meu boi de Orquestra de São Simão, Bumba meu boi da Baixada de Santa Fé e o Bumba meu boi de Orquestra de Nina Rodrigues também se apresentarão no São João na Maria Aragão. Na Arena do Forró, os gruposTrio Mandacaru e Kambada do Forró.

Já no domingo (1º), o show fica por conta de Pinduca e banda. Também estão entre as atrações o Tambor de Crioula de Maria Seguins, a Quadrilha Rosa Amarela, o Bumba meu boi de Zabumba de Mestre Basilio, o Grupo Alternativo Baile de Caixa, o Grupo Alternativo Companhia Marizés e o Bumba meu boi de Orquestra Brilho da Juventude. Na Arena do Forró a animação será comandada por Raimundinho e Forró Pé No Chão e pelo Trio Poeirão.

0 comentários:

Postar um comentário