quinta-feira, 12 de julho de 2018
A participação das jovens nadadoras foi viabilizada por meio de parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e a cidade chinesa de Wuhan


Com muito entusiasmo e confiança na bagagem, as atletas ludovicenses Júlia Leal, 16 anos, e Carol Hertel, 17 anos, embarcaram na manhã desta quarta-feira (11) para a China, onde participarão do 44º Festival de Travessia do Rio Yangtze, maratona aquática realizada em Wuhan, cidade-irmã de São Luís. A participação das jovens nadadoras foi viabilizada com apoio da Prefeitura de São Luís, por meio de parceria celebrada entre o município e a cidade chinesa de Wuhan, com quem a Prefeitura mantém acordo de cooperação bilateral em diversas áreas econômicas e sociais. A competição, que reúne ainda atletas de outros 15 países, acontece na próxima segunda-feira (16).

A viagem das atletas ao país foi consolidada por meio do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Articulação Institucional (Semai), por orientação do prefeito Edivaldo, que vê nas estudantes grandioso potencial na modalidade esportiva que praticam. Júlia e Carol já fazem parte da Seleção Brasileira, com relevante currículo de vitórias na modalidade. Ambas as atletas estão aptas a participarem da competição internacional, conforme as exigências do Comitê Organizador da competição, formado pelo Centro de Gerenciamento de Natação da Administração Geral do Esporte, pela Associação Chinesa de Natação e pelo Governo Popular Municipal de Wuhan.

A titular da Semai, Ana Paula Rodrigues, destacou a ida das atletas ludovicenses à China como um dos excelentes frutos da parceria celebrada entre São Luís e a cidade de Wuhan. "O prefeito Edivaldo está muito feliz com os bons resultados da parceria que proporciona essa oportunidade às jovens atletas da nossa cidade. Essas nadadoras maranhenses estão indo à China representando o Brasil e irão competir com atletas de países como o Reino Unido, Alemanha, Suécia, Hungria, Rússia, Tailândia, Japão, Nova Zelândia, Austrália e Chile, além dos atletas chineses que são referência em diversas modalidades esportivas. Acreditamos que será uma experiência inesquecível para essas atletas", observou Ana Paula Rodrigues.

ESTÍMULO

A nadadora Júlia Leal destaca o apoio da Prefeitura de São Luís como um estímulo importante. "Participar de uma maratona aquática de nível internacional como esta que vamos competir, viabilizada com apoio do nosso município, é um incentivo significativo para o desenvolvimento da nossa carreira na modalidade. Estou extremamente feliz por representar meu país nessa competição e muito confiante em trazer a vitória para a minha cidade", relatou a atleta, que é tricampeã brasileira de maratona aquática e campeã panamericana e sul-americana da modalidade, na sua categoria.

Pensamento similar tem a atleta Carol Hertel, que também tem no currículo grandes vitórias nessa modalidade. Entre os principais títulos conquistados pela nadadora estão um campeonato brasileiro e um sul-americano de maratona aquática, na sua faixa etária.

"A nossa participação na Travessia do Rio Yangtze, uma maratona que reúne atletas de alto rendimento na categoria, será de extrema importância para o desenvolvimento de nosso potencial como nadadoras. O apoio da Prefeitura foi crucial para a nossa participação. Queremos representar bem nossa cidade, nosso país, e estamos indo para ganhar essa competição, pois estamos muito bem preparadas. Além disso, a viagem nos oportuniza conhecer o potencial da modalidade em outros países, ter contato com novos atletas de nível internacional e conhecer a cultura local", ressaltou Carol.


As meninas viajaram para a China acompanhadas por seu treinador, Alexandre Nina, que também enalteceu o apoio institucional recebido pelas atletas para participação em uma das mais importantes maratona aquáticas do mundo. "Sem dúvida é uma oportunidade louvável para essas garotas que desenvolvem a atividade com tanta disciplina e diligência. A viagem delas à China só foi possível com o apoio da Prefeitura, por meio desse convênio de acordo bilateral que o São Luís mantém com a cidade de Wuhan. Carol e Júlia estão muito bem preparadas e tenho certeza que vão dar o máximo de si na competição, para representar bem nosso país", observou o treinador.

INTERCÂMBIO

Este ano, por meio do convênio celebrado com Wuhan, São Luís recebeu seis convites para participar de eventos internacionais na cidade chinesa. Segundo Ana Paula Rodrigues, para o próximo ano a cooperação entre as duas cidades será ampliada com a participação em outras atividades abrangidas pelo acordo bilateral de cidades-irmãs. Em outubro a capital maranhense receberá a visita de outra delegação de autoridades chinesas, com o objetivo de debater a ampliação desse intercâmbio, visando envolver jovens atletas de diversas modalidades, estudantes da rede pública, professores e pesquisadores.

O relacionamento entre São Luís e Wuhan teve início em 2015 com a assinatura de um acordo para a promoção do desenvolvimento social mútuo. O segundo acordo, assinado em 2016, tratou de um Memorando de Cooperação com o objetivo de reforçar a colaboração entre as duas cidades, principalmente nas áreas de educação, esporte e portuária. Durante visita de comitiva da gestão municipal à cidade de Wuhan, em 2017, foi reforçado o interesse em parcerias em áreas como a do esporte. A ida das maratonistas aquáticas já é fruto das ações empreendidas nesse esforço conjunto de consolidar o acordo entre as cidades-irmã de São Luís e Wuhan.

0 comentários:

Postar um comentário