domingo, 12 de dezembro de 2021

No Maranhão, o povo negro representa mais de 70% da população, e este roteiro tem como base principal levar informação da história de nossa ancestralidade que resiste e permanece presente no cotidiano e na construção cultural, social e política de São Luís. 

São Luís, uma cidade com título de Patrimônio Cultural da Humanidade, tem em sua formação pela ancestralidade marcas importantes na história. Podemos encontrar a riqueza por meio das manifestações culturais que pulsam e resgatam a nossa identidade: Bumba-meu-boi, Tambor de Crioula, Tambor de Mina e de grandes personalidades negras, como Maria Firmina dos Reis, Maria Aragão, Catarina Mina, João do Vale, Alcione, João Chiador, Patativa e tantos outros que marcaram sua época.

O Turismo étnico que é uma vertente do turismo cultural, vem valoriza o patrimônio material e imaterial de um determinado grupo étnico. No caso do turismo étnico-afro o foco é a população negra e sua identidade, por isso, é também conhecido por Afroturismo e pode ser praticado seja por negros ou por qualquer pessoa.

O Afroturismo São Luís - Diáspora Africana em São Luís, idealizado pelo Maracá Turismo, vem contar por meio deste passeio a história e a cultura, seja para  valorizar, celebrar a presença e protagonismo do povo negro na cidade de São Luís

Este projeto (roteiros) tem a preocupação de gerar um impacto social nas comunidades que serão visitadas, por meio de parcerias com as casas de cultural (comercialização de produtos artesanais e ou por aulas de danças), pela inclusão (pessoas com deficiência), novos empregos (contratação de guias locais, artesãos, músicos locais, comercio local) e por criação novos negócios.

ROTEIRO – HISTORIA E PROTAGONISMO

15hs00 – Inicio do roteiro é no Museu do Negro (Cafuá das Mercês) – Neste primeiro momento, abordaremos sobre a chegada dos Negros no estado vindo em navios negreiros com escravos vindo da África e o longo período de escravidão e sofrimento. Logo após a visita o museu iniciaremos nossa caminhada pelas ruas do centro histórico, seguindo para o Centro Cultural do Mestre Amaral, localizado na rua do Giz (destacamos que esta rua tem este nome pelo fato de somente pessoas brancas podiam caminhar por ela – uma das teorias sobre o nome). Em seguida visitaremos o Museu do Tambor de Crioula (para conhecer o acervo e a história desta manifestação cultural e tombada pelo patrimônio histórico do Maranhão e Brasil), em seguida caminharemos até o Teatro João do Vale (breve história sobre o cantar João do Vale, negro de muito sucesso e grandes composições), seguindo para visita ao Centro Cultural Mandingueiros do Amanhã (capoeira), e logo após, visita o Museu do Reggae (único no Brasil com este tema reggae). Continuaremos nossa caminhada seguindo para o Beco Catarina Mina (negra que se destacou na época colonial em São Luís) e subindo as escadas levaremos até a praça do Poetas (destacamento a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis) e fim do nosso passeio.

Após o passeio, sugerimos ver apresentação de tambor de crioula do Mestre Amaral e ou ficar nos barzinhos do centro histórico.

ROTEIRO 2 -  CULTURA E ATUALIDADE

08hs00 – Saída do hotel ou encontro Praça Maria Aragão (visita ao memorial) – Em seguida deslocamento com destino ao bairro da Liberdade, bairro que possui grande concentração de quilombos urbanos da cidade. Visitaremos nesta primeira a casa de Cultura Novo Quilombo e a esquina Bob Marley.  (Momento de conhecer a importância do reggae na capital Jamaica brasileira), logo em seguida, caminharemos pelas ruas até a Centro de Cultural Boi de Leonardo (importância do tambor de crioula e brincadeira de bumba meu boi da baixada maranhense), seguiremos em transporte para visitar a casa de Cultura Boi da Floresta (outro grupo de bumba-meu-boi e tambor de crioula). Em seguida, deslocamento em transporte até o Centro Cultura Negra, localizado no bairro de Joao Paulo (Espaço de valorização e ações voltada para o público Negro, destacamos a dança, a música e outro movimentos). 

Após visitas, seguiremos para o Restaurante Cozinha Ancestral (momento especial para entender um pouco a influência gastronômica na nossa comida maranhense.

O que Inclui

Transporte hotel – passeio (deslocamento aos locais de visitação) – hotel

Entradas nas casas de cultura  + Acompanhamento de Guia 


0 comentários:

Postar um comentário