segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

A ação disponibiliza diversos serviços gratuitos para a população

BACABAL – O Sistema FIEMA participa do programa Praça da Justiça e Cidadania, instalado no estacionamento da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em Bacabal, com ações do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) e do Serviço de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA). A iniciativa é do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Justiça Federal, Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial, Prefeitura de Bacabal, e demais instituições parceiras.

O projeto SESI Itinerante estará presente, a partir desta terça-feira (2), com atendimentos na área de saúde e segue até quinta-feira (4), das 8h às 18h, reunindo iniciativas voltadas ao acesso da população a serviços essenciais.

A programação disponibiliza atendimentos em clínica geral, pediatria, odontologia e oftalmologia, além de exames laboratoriais, eletrocardiograma, oficinas de alimentação saudável e atividades culturais. 

Dentro do evento, as equipes do SESI-MA atuarão de forma integrada às demais instituições, com foco na ampliação de atendimentos de saúde e apoio às demandas da comunidade, em especial quilombolas.

O SESI-MA também está presente com apresentações e interações com a Robótica e as mesas educacionais que são equipamentos interativos com hardware, software e materiais concretos que visam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, especialmente para crianças em fase de alfabetização e letramento., além de pintura facial para os pequenos.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – O SENAI Bacabal também participa do evento com uma exposição técnica sobre energia fotovoltaica. A atividade apresenta conceitos relacionados ao funcionamento dos sistemas solares, orientações sobre instalação e manutenção e informações sobre benefícios econômicos e ambientais da energia renovável. Instrutores e alunos conduzem a apresentação, promovendo troca de conhecimento com os visitantes e fortalecendo a disseminação de tecnologias cada vez mais presentes em ambientes industriais e residenciais.

A Praça da Justiça e Cidadania reúne, em um único espaço, serviços de documentação, orientação jurídica, assistência social, saúde e capacitação. A iniciativa integra o Programa Casas de Justiça e Cidadania, previsto na Recomendação nº 26/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que incentiva a atuação colaborativa entre órgãos públicos, com objetivo de prevenir conflitos e facilitar o acesso comunitário a direitos fundamentais.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário