segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Na Região do Lagos e Campos Floridos do Maranhão, mais precisamente na comunidade de Santeiro, no município de Viana. Acontece a celebração a São Bilibeu, o santinho assanhado, calunguinha de breu do Carnaval Maranhense. 

São Bilibeu ou Belibeu, trata-se de um santo  bonequinho negro de pênis avantajado que, segundo os moradores de Viana, cura doenças, protege os animais e promove a fertilidade. Durante o cortejo em comemoração a sua santidade, que geralmente inicia-se à meia noite da segunda-feira de carnaval, e estende-se até a terça-feira, a festa de origem profana, apresenta características religiosas e africanas. 

Nesse período, tem o levantada do mastro, baile com ladainha recitada em um latim regional e bem carnavalesco. A frente do cortejo, a imagem do Santo da Fecundidade e das Milagrosas curas, talhada em madeira, dentro de uma caixa, numa mistura de homem e menino bem vestido, com o membro à mostra. 

Para as mulheres casadas que não conseguem engravidar, elas fazem promessa ao santo, acompanham a festa. E após a realização do milagre da gravidez, voltam para pagar a promessa e amamentarem a imagem do santo, como recompensa pela graça obtida. 

Pessoas que fizeram promessas em cura de seus animais doentes, e que também obtiveram a graça milagrosa de São Bilibeu, também oferecem animais vivos ao santo, que são carregados em redes, e animais mortos espetados em estacas, que são recolhidos ao final do cortejo, para a praparação de um banquete servido aos participantes da festa. 

Durante a festa representa-se também uma espécie de um drama, onde cachorros acompanhados de caçadores, juntamente com gatos e uma onça, saem latindo, mordendo, fuçando, a percorrer os quintais. A lenda é pouco conhecida fora do Maranhão, e aos poucos vem sendo esquecida.

Informação: Cazumbá

0 comentários:

Postar um comentário