sábado, 19 de setembro de 2020

Data, celebrada neste sábado (19.09), homenageia uma das mais antigas manifestações artísticas, importante ativo da oferta turística e cultural do país


Senhoras e senhores, que rufem os tambores, pois neste sábado (19.09) é celebrado o Dia Nacional do Teatro e o Ministério do Turismo oferece uma salva de palmas a todos os profissionais de artes cênicas do Brasil! São milhares de teatros espalhados pelo país que atraem incontáveis turistas a fim de viajar pelo mundo dos sonhos e da fantasia, protagonizados pela cultura brasileira.

O dia é destinado a homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, originalmente iniciada na Grécia antiga. No Brasil, o teatro nasceu no século XVI com o objetivo de espalhar a crença religiosa e ganhou força após a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808. A partir daí, o teatro nacional passou por diversas transformações até conquistar sua própria identidade e se tornar uma das mais prestigiadas formas de arte do Brasil e do mundo.

A cultura brasileira é reconhecida internacionalmente e está entre as principais motivações dos visitantes que vêm ao país. Apesar das dificuldades trazidas forçadamente pela pandemia do novo coronavírus, o setor começa a se reerguer. Salas de diversos estados voltam gradualmente a receber o público, seguindo recomendações e protocolos internacionais de segurança sanitária, caso do Distrito Federal, Rio de Janeiro e Bahia.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, parabenizou todos os profissionais que fazem parte deste importante movimento cultural e ressaltou que o Governo Federal vem trabalhando arduamente para minimizar os impactos da crise e dar subsídios para que o setor volte a crescer. “Em junho, conseguimos uma grande vitória em prol do setor com a sanção da lei 14.017, a chamada lei Aldir Blanc, que vai repassar 3 bilhões ao setor. Até o momento, a Pasta já repassou mais de R$1,51 bilhão, sendo 50% para os estados e Distrito Federal e 50% para os municípios e Distrito Federal. Ao todo, 24 estados e 575 municípios receberam o dinheiro”, celebrou o ministro.

O secretário especial da Cultura, Mário Frias, ressaltou a importância do teatro como bem cultural e seu papel indispensável na propagação da arte e do entretenimento. “O teatro tem uma importância fundamental na educação, na história e na criação da identidade nacional. Parabenizo todos os profissionais da área que se dedicam a levar diversão, arte e conhecimento a tantos brasileiros”, declarou Frias.

Enquanto a retomada do setor ganha força, a tecnologia entra em cena como aliada em tempos de pandemia. O Governo do Amazonas, por exemplo, promove uma programação especial para comemorar o Dia Nacional com o projeto “Teatralidades” em formato online. Nesta sexta-feira (18.09), às 15h, será exibido virtualmente o espetáculo “Sonhos e Devaneios: Eis as Questão”, com o Grupo Experimental de Teatro. (Clique aqui para assistir)

CONCURSO FUNARTE – A Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou nesta semana seis concursos de incentivo a diversas modalidades artísticas, inclusive o teatro, válidos em todo o Brasil. Foram destinados cerca de R$ 6 milhões para os editais e, ainda, para um projeto de seminários. As seleções de projetos integram o Programa Funarte de Toda Gente, que reúne ações de todas as áreas da entidade. As inscrições para os processos seletivos são gratuitas.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário