quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Webinar: Divulgação e Lançamento do Curso "Construindo um instrumento de gestão municipal de educação ambiental"

O Governo do Maranhão lança nesta segunda-feira (21), o primeiro curso de capacitação sobre Educação Ambiental. O curso representa a primeira ação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) que instituiu a Escola Ambiental do Maranhão.

O curso “Construindo um Instrumento de Gestão Municipal de Educação Ambiental”, que será online, foi desenvolvido através da Superintendência de Educação Ambiental da SEMA e conta com a parceria da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio de Acordo de Cooperação Técnica, para exibição do curso através da Plataforma Eskada.

O lançamento do curso acontecerá nesta segunda-feira (21), às 16:00 horas, por meio de um Webinar, que contará com a presença do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, do Reitor da UEMA, Prof. Dr. Gustavo Pereira da Costa, da Superintendente de Educação Ambiental, Laís de Morais Rêgo, e da Coordenadora Geral da UEMAnet, Profª. Drª. Ilka Márcia Serra.

O curso online “Construindo um Instrumento de Gestão Municipal de Educação Ambiental” propõe complementar as oficinas presenciais de Educação Ambiental, como forma de implementar as ações do Plano Estadual de Educação Ambiental. Além disso, busca ampliar o alcance de capacitação de pessoas na referida temática. A formação representa ainda a primeira ação da SEMA prevista na Lei n° 11.365, de 19 de outubro de 2020, que instituiu a Escola Ambiental do Maranhão.

A formação do referido curso está dividida em 4 módulos e busca atingir preferencialmente cidadãos que trabalham com gestão ambiental ou qualquer pessoa interessada na temática de Educação Ambiental. No primeiro módulo, denominado como a “Caracterização da Educação Ambiental”, serão abordados aspectos conceituais acerca da História da Educação Ambiental, da Legislação Estadual da Educação Ambiental, como também a respeito da Educação Ambiental como Política Pública.

No segundo módulo, intitulado “A Importância da Identidade Local: valorização ambiental”, serão discutidos a importância do sentimento de pertencimento para o despertar da cidadania ambiental, bem como aspectos relevantes para a construção de planos de ações municipais de Educação Ambiental. Já no terceiro módulo, “Metodologias Participativas para Plano de Ação Municipal”, serão abordadas metodologias participativas como ferramentas a serem utilizadas em espaços coletivos de discussão, além de identificação de habilidades e características de um moderador ou facilitador. O último módulo, apresentará como construir um Plano de Ação Municipal de Educação Ambiental.

Informação: Sema.MA 

3 comentários: