domingo, 1 de agosto de 2021
A maravilhosa cidade fotográfica

Na data de hoje, 1º de Agosto, quando a cidade de Caxias comemora 198 anos de adesão à independência, eu poderia falar sobre a história dos fatos e discorrer sobre eles imbuído de textos e narrativas de historiadores e pesquisadores locais, entretanto, venho falar de algo que tenho domínio e paixão: fotografia. Esta, considerada obra intelectual a protegia por lei, no artigo 7º, inciso VII, da Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98), onde tem lugar (lugares) cativo aqui na terrinha gonçalvina.

É bom sempre relembrar que aqui nasceram figuras ilustres como Teixeira Mendes, o pai da Bandeira do Brasil, Gonçalves Dias, autor da canção do Exílio, da qual tem versos que compõem o Hino Nacional, Ubirajara Fidalgo, o primeiro dramaturgo negro do Brasil, Coelho Neto, o príncipe das Letras, dentre outros, dentre tantos. Muitas vezes, já ouvi que aqui é cidade do “já teve”, o que discordo plenamente, aqui TEM! Temos a Tita do Rêgo Silva, xilogravurista de renome internacional, Bruna Gaglianone, super bailarina do Bolshoi, assim como os artistas locais Naum Esteves, cantor e compositor de grande versatilidade musical, Sid Sertão, multiartista e ativista cultural, dentre outros, dentre tantos. Isso é Caxias!

Quando a gente fala em fotografia, posso mencionar o saudoso Sinésio Santos, que mesmo não sendo caxiense nato, tinha Caxias no coração, á qual passou grande parte da vida profissional registrando, desde eventos, acontecimentos particulares, até momentos marcantes da cidade. Dentre fotógrafos nascidos aqui, cito alguns:  Francisco Oliveira, Wilson Lopes, a família de fotógrafos (pai e filhos) seu Francisco Souza, Luís Tom Souza e Dudu Souza, assim como o também historiador Gennerson Santos, dentre outros, dentre tantos. 

Toda vez que posto fotografias de Caxias nas redes sociais, as pessoas se deslumbram, acredito que nem seja pela foto em si, mas pelos encantos natos da cidade, que se despontam nas mais diversas vertentes, seja arquitetônica, histórica, natural, religiosa, turística, etc. 

Outrossim, posso dizer: Caxias é berço da poesia, de maravilhas e também da fotografia. Parabéns! 

Texto e fotos: David Sousa 

0 comentários:

Postar um comentário