Devido ao feriado da Proclamação da República neste sábado (15), a Equatorial Maranhão informa que os postos de coleta E+ Reciclagem não funcionarão em todo o estado, retornando ao atendimento normal na segunda-feira (17).
Buscando garantir mais comodidade e tranquilidade aos consumidores, a Equatorial Maranhão disponibiliza seus canais de atendimento. Em caso de falta de energia, os clientes poderão registrar ocorrência pelo WhatsApp, através da Clara, Assistente Virtual da Equatorial Maranhão no número (98) 2055-0116. Além de informar falta de energia, pelo WhatsApp também podem ser realizados serviços como consulta de débitos, emissão de segunda via de contas, fornecimento de código para pagamento e muito mais.
Vale ressaltar que a Distribuidora oferece ainda a agência virtual através do site www.equatorialenergia.com.br, que permite realizar outros serviços, como solicitar religação, trocar titularidade, mudar data de vencimento e diversas solicitações que podem ser feitas no conforto de casa. Além da Central de Atendimento 116, que está disponível 24 horas e funciona todos os dias da semana, com ligação gratuita.
Informação: Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão
Apresentação gratuita é patrocinada pela Equatorial Maranhão por meio de Lei de Incentivo à Cultura
A Super Caravana "Pão com Ovo", sucesso em todo o Maranhão, chega neste sábado (15) ao município de Pinheiro. A iniciativa cultural conta com o apoio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Com apresentações gratuitas, a Caravana Pão com Ovo já alcançou mais de 1 milhão de espectadores, levando cultura e entretenimento de qualidade a vários municípios maranhenses. O projeto tem como objetivo aproximar o público do teatro, proporcionando diversão e reflexão às praças e espaços públicos, encantando pessoas de todas as idades. A comédia é interpretada pelos artistas maranhenses César Boaes e Adeilson Santos, que dão vida às divertidas personagens Clarisse Milhomem e Dijé.
O espetáculo ocorre neste sábado, 15 de novembro, na Praça de São Benedito, logo após a Missa do Festejo da Igreja Católica do local. "Desde 2012, patrocinamos projetos que contribuem para o desenvolvimento social do Maranhão. O espetáculo Pão com Ovo é um desses projetos que reúnem famílias para momentos de alegria e entretenimento. Por isso, convidamos a população de Pinheiro para conhecer de perto o universo dessa peça teatral, que traz personagens tão queridas pelo público maranhense", destacou Josenilson Monteiro, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão.
Confira a programação do espetáculo em Pinheiro:
Data: 15 de novembro (sábado)
Horário: 19h
Local: Praça de São Benedito
Apresentação gratuita
Informação: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
De acordo com a parlamentar, Projeto de Lei nº 377/2024 tem por finalidade articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas com a atenção e a reinserção social desse público
O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quinta-feira (13), o Projeto de Lei nº 377/2024, de autoria da presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), que estabelece diretrizes para a instituição da política de prevenção, atenção e reintegração social de dependentes de drogas, no âmbito do estado do Maranhão.
Na justificativa do projeto, a deputada Iracema Vale explica que se trata de uma proposição que tem por finalidade articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas com a atenção e a reinserção social de usuários e dependentes de drogas.
De acordo com o projeto, são princípios da política de prevenção, atenção e reintegração social de dependentes de drogas: o respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana, especialmente quanto à sua autonomia e à sua liberdade; a promoção da responsabilidade compartilhada entre Estado e sociedade; e a articulação com os órgãos do Ministério Público e dos Poderes Legislativo e Judiciário.
Objetivos
Segundo a proposição da deputada Iracema Vale, a política de prevenção, atenção e reintegração social de dependentes de drogas tem os seguintes objetivos: contribuir para a inclusão social do cidadão, visando a torná-lo menos vulnerável a assumir comportamentos de risco para o uso indevido de drogas, seu tráfico ilícito e outros comportamentos correlacionados; promover a construção e a socialização do conhecimento sobre drogas no estado do Maranhão; e promover a integração entre as políticas de atenção e reintegração social de usuários e dependentes de drogas e as políticas públicas setoriais dos órgãos e Poderes do Estado.
Constituem diretrizes para as atividades de atenção e reintegração social de dependentes de drogas aquelas direcionadas para a redução dos fatores de vulnerabilidade e risco e para o fortalecimento dos fatores de proteção. E também constituem diretrizes para as atividades de atenção ao usuário e dependente de drogas e respectivos familiares aquelas que visem a melhoria da qualidade de vida e a redução dos riscos e dos danos associados ao uso de drogas.
Princípios
O projeto prevê que as atividades de atenção e as de reinserção social do usuário e do dependente de drogas e respectivos familiares devem observar os seguintes princípios e diretrizes: respeito ao usuário e ao dependente de drogas, independentemente de quaisquer condições, observados os direitos fundamentais da pessoa humana; a adoção de estratégias diferenciadas de atenção e reinserção social do usuário e do dependente de drogas e respectivos familiares que considerem as suas peculiaridades socioculturais; e a definição de projeto terapêutico individualizado, orientado para a inclusão social e para a redução de riscos e de danos sociais e à saúde.
De acordo com o projeto, as atividades de atenção e as de reinserção social do usuário e do dependente de drogas e respectivos familiares devem também observar a atenção ao usuário ou dependente de drogas e aos respectivos familiares, sempre que possível, de forma multidisciplinar e por equipes multiprofissionais; o alinhamento às diretrizes dos órgãos de controle social de políticas setoriais específicas; o estímulo à capacitação técnica e profissional e o atendimento de urgência e emergência ao usuário de drogas em crise.
O Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ) informa que todos os atendimentos pediátricos de urgência, emergência e internação, destinados aos dependentes dos servidores estaduais usuários do Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão (FUNBEN), já estão sendo realizados, exclusivamente, na sede do Natus Lumine Hospital e Maternidade, instituição conveniada ao Hospital do Servidor Estadual (HSE).
A mudança representa uma alteração na rotina dos atendimentos pediátricos, que até então eram realizados na sede do HSE, para fins de reforma. Com a nova estrutura, os beneficiários do FUNBEN passam a contar com os mesmos serviços pediátricos que já recebiam no HSE / HSLZ.
O Natus Lumine Hospital e Maternidade, localizado no Olho D´Água, é reconhecido pelos bons serviços médicos e hospitalares, dispondo do melhor aparato para bem servir aos Servidores Contribuintes do Funben, na especialidade da Pediatria, enquanto o HSE estiver em reformas.
O Hospital do Servidor Estadual (HSE) permanece com seu funcionamento normal para os demais atendimentos de Urgência / Emergência para adultos, ou seja, a partir de 13 anos.
Com esta mudança, o HSE - HSLZ reafirma seu compromisso em aperfeiçoar continuamente os serviços prestados aos servidores públicos estaduais e seus familiares usuários do FUNBEN, priorizando sempre o bem-estar de cada paciente e a qualidade no atendimento.
Informação: InterMídia Comunicação Integrada
Abertura reuniu autoridades, empreendedores e parceiros em noite marcada por mensagens de superação e pela palestra da ex-ginasta Daiane dos Santos.
A cidade de Estreito deu início, na noite desta terça-feira (12), à Feira de Negócios do Sebrae, evento que simboliza um novo momento de fortalecimento e reorganização da economia local. Realizada na Praça da Vila São Francisco, a feira abre espaço para capacitação, inovação e geração de oportunidades comerciais, reunindo empreendedores, investidores e parceiros institucionais até o dia 14 de novembro.
A cerimônia de abertura contou com a presença do diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho; da secretária-adjunta da Micro e Pequena Empresa, Luzia Rezende, representando o governador do Estado, Carlos Brandão; o prefeito de Estreito, Léo Cunha; além de demais autoridades municipais, da região tocantina, patrocinadores e apoiadores do evento. Durante as falas institucionais, foi destacada a importância da união de esforços para impulsionar o desenvolvimento do município, que desde o colapso da ponte Juscelino Kubitschek, em dezembro de 2024, vem se mobilizando em torno da reconstrução econômica.
“O Sebrae se mobilizou desde o primeiro momento após a tragédia atuando de forma conjunta com governo municipal e empresariado local. O momento agora é de retomada e a Feira de Negócios vem com esse propósito de trazer esperança nesse momento de renovação e da dinâmica empresarial no município", reforçou o diretor técnico, Mauro Borralho.
Já o prefeito Léo Cunha agradeceu o apoio do Sebrae à recuperação da economia local e destacou o papel da Sala do Empreendedor nesse processo. "Eu digo para os prefeitos aqui presentes: confiem no Sebrae. Nós temos uma das melhores salas do empreendedor do estado, reconhecida nacionalmente. Essa parceria é de extrema importância para continuidade do trabalho que estamos fazendo. Receber a Feira de Negócios em Estreito mostra a confiança na nossa recuperação e marca um novo momento para Estreito e região", destacou em seu discurso.
Inspiração para superação
Um dos pontos altos da programação de abertura foi a palestra da ex-ginasta e empreendedora Daiane dos Santos, que compartilhou sua trajetória de superação e reinvenção como inspiração para os empreendedores locais. Ela destacou a importância da cooperação entre os negócios para que a cidade de Estreito supere a crise atual.
Graciele dos Anjos é estudante de Educação física e estava ansiosa pela palestra da ex-ginasta. "Eu vim de Imperatriz para buscar bastante conhecimento com a Daiane dos Santos porque eu sei que ela é uma profissional que tem uma bagagem muito enriquecedora. Como a minha área é Educação Física eu sei que a gente tem muito conhecimento para absorver", contou.
A palestra abriu a programação de conhecimento. A Feira conta com três arenas de conhecimento que concentram atividades sobre gestão, vendas, finanças, marketing e inovação. Além disso, o evento oferece espaços de mentoria e orientação financeira, reunindo especialistas e instituições de crédito.
O público da abertura superou a expectativa com cerca de 1.500 visitantes circulando pelo evento. Na área de exposição, 50 negócios locais apresentaram uma diversidade de produtos e serviços. Lucimar de Sousa, trabalha com roupas infantis personalizadas há nove anos e participa da Feira de Negócios. "Esse é o primeiro evento nesse formato que participo. É bem interessante e estou animada não apenas com as vendas, mas com a experiência", disse.
A programação nesta quinta-feira (13) segue com visitas técnicas e a programação de conhecimento. Outro ponto de destaque é a Rodada de Negócios que vai reunir fornecedores de diversos segmentos, apresentando soluções inovadoras e criando oportunidades de contatos e parcerias.
A Feira de Negócios do Sebrae é uma realização do Sebrae Maranhão, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Estreito. Conta com o patrocínio da CESTE – Consórcio Estreito Energia e apoio da Suzano e Júpiter Internet.
Informação: Sebrae MA
Ação levou consultas e exames especializados à comunidade quilombola em São João Batista
São Luís (MA) - Consultas, exames e serviços especializados chegaram mais perto das comunidades quilombolas no último sábado (8). O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou o 1º Mutirão de Saúde Quilombola, totalizando 915 atendimentos voltados à população da comunidade Romana II, em São João Batista, município localizado a aproximadamente 280 km da capital. Foram 299 consultas e 616 exames, beneficiando 379 pacientes.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e a Ebserh, com o objetivo de ampliar o acesso a consultas e exames especializados, além de promover o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a continuidade do cuidado em regiões historicamente mais vulneráveis. A ação integrou uma mobilização nacional com foco na população indígena e quilombola. Foram ao todo, 2.298 atendimentos – entre 1.376 exames e procedimentos, 854 consultas, 23 cirurgias e 45 internações – realizados entre os dias 3 e 8 de novembro em 11 unidades hospitalares vinculadas a Ebserh.
Cerca de 40 profissionais de saúde se deslocaram de São Luís até o município de São João Batista para garantir um atendimento mais próximo e humanizado à população da comunidade remanescente do quilombo Romana II e das localidades vizinhas.
“O Maranhão é o estado do Brasil com maior número de comunidades quilombolas e o segundo em que mais pessoas se autodeclaram quilombolas. Sabemos das dificuldades que essas populações enfrentam em relação ao acesso à saúde, saneamento e educação”, pontuou o gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA, Dyego Brito.
Diante disso, ele acrescentou que a ação permitiu levar médicos especialistas até essas pessoas que tanto precisam. “Tivemos o apoio dos médicos da família, que fizeram a triagem; do Sesi, que disponibilizou um caminhão oftalmológico; e da Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista. Foi uma ação muito produtiva e esperamos que renda muitos frutos para essa comunidade”, afirmou o gerente.
O quilombola Naiandro Barros Ferreira aproveitou a oportunidade e levou os três filhos para a consulta pediátrica. “Eu gostei muito. Gostaria que viessem mais. Ficamos muito satisfeitos. A equipe nos atendeu muito bem e nos recebeu de braços abertos”, disse, agradecido.
A moradora e vice-presidente da Associação da Comunidade Romana II, Ione Corrêa Nunes, também expressou gratidão. “Estou muito agradecida por não terem medido esforços para trazer os atendimentos até nossa comunidade Todos os profissionais estão de parabéns. E já aproveito para fazer um apelo: que em outras oportunidades especialistas de outras áreas possam participar também”, frisou.
O mutirão ofereceu atendimento nas especialidades de nefrologia, endocrinologia, ginecologia, pediatria e oftalmologia, além de atendimentos multiprofissionais em nutrição e fisioterapia. Foram ofertados ainda exames laboratoriais e de imagem. Alunos do curso de Medicina de Pinheiro do projeto de extensão “Educação e Saúde da Comunidade e da Família” também participaram da ação.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Informação: HU- UFMA
Fotos: Merval Filho
Equatorial Maranhão amplia inovação digital e lança serviço de pagamento instantâneo
Em um novo passo rumo à transformação digital no atendimento ao consumidor, a Equatorial Maranhão acaba de lançar o serviço “Pagar Agora”, que permite o pagamento de contas de energia elétrica diretamente pelo WhatsApp, por meio da assistente virtual Clara.
A novidade reforça a estratégia da Distribuidora de energia de apostar na tecnologia e na inteligência artificial para simplificar a vida dos clientes e oferecer uma experiência ao cliente cada vez mais ágil e segura.
Atendimento digital em expansão
Desde sua criação, a assistente virtual Clara tem se consolidado como um dos principais canais de atendimento digital da Equatorial Maranhão.
O crescimento da adesão dos clientes comprova a aprovação dos usuários e a eficiência do serviço: Em 2024, foram realizados 2.804.671 atendimentos, número que já foi superado este ano. Só de de janeiro a setembro de 2025, Clara registrou 2.822.144 interações, refletindo a preferência dos consumidores maranhenses pelo atendimento automatizado e a confiança na plataforma.
Pagamento da conta de energia agora direto pelo celular
Com o novo serviço “Pagar Agora”, quitar as faturas ficou mais simples e ainda mais completo. Basta o cliente acionar a Clara pelo número (98) 2055-0116, selecionar no menu a opção “Segunda via da Fatura” e informar o CPF ou CNPJ da conta contrato. O sistema lista as faturas disponíveis e gera um link de pagamento, direcionando o usuário ao banco de sua preferência.
A partir daí, o pagamento é concluído em poucos cliques: o cliente insere o nome e o CPF, confirma a operação e recebe o comprovante de quitação em tempo real. Todo o processo é integrado, rápido e totalmente seguro.
Inovação e experiência do cliente
Para o Executivo de Canais de Atendimento do Grupo Equatorial, Miguel Bazante, o novo recurso representa mais um avanço na jornada de digitalização do relacionamento com o cliente. “A Clara é hoje um dos canais mais completos e acessíveis para os nossos consumidores. Pelo WhatsApp, é possível emitir a segunda via da conta, solicitar religação, alterar a data de vencimento da fatura, consultar débitos e muito mais. Com a implantação do recurso ‘Pagar Agora’, oferecemos ainda mais praticidade, permitindo que o cliente resolva tudo em poucos minutos, sem precisar sair de casa”, destaca Miguel.
Praticidade que se consolida
Com mais de 2,8 milhões de atendimentos nos nove primeiros meses do ano, a Clara reforça o uso da inteligência artificial no setor elétrico e o compromisso da Equatorial Maranhão em oferecer soluções que dialogam com o cotidiano digital do consumidor.
Informação: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

.jpg)




.jpg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpg)