sexta-feira, 19 de abril de 2024

Data é celebrada em 18 de abril, uma homenagem ao célebre autor de livros infantis Monteiro Lobato

No dia 18 de abril, em celebração ao Dia Nacional do Livro Infantil, a autora maranhense Sharlene Serra, conhecida por sua dedicação à inclusão em suas obras literárias, iluminou os corações das crianças da Legião da Boa Vontade (LBV) com sua visita inspiradora. Com uma vasta coleção de livros que abordam temas de inclusão e diversidade, Sharlene Serra trouxe consigo uma mensagem de amor, aceitação e respeito para todos os pequenos leitores.

Sharlene Serra, especialista em educação inclusiva, encantou as crianças da LBV com suas histórias e as inspirou a refletir sobre a importância da aceitação das diferenças. Seus livros, reconhecidos por sua sensibilidade, têm sido valiosos para educadores, pais e crianças em todo o país. Ela recebeu o Prêmio de Melhor Livro de Inclusão em Búzios/RJ, destacando o impacto positivo de suas obras. Com narrativas envolventes, seus livros promovem a empatia e o entendimento mútuo.

A maranhense não apenas compartilhou suas narrativas, mas também estimulou a imaginação e a criatividade das crianças atendidas pela LBV. Em meio a risos, olhares curiosos e expressões de encanto, as crianças mergulharam nas histórias, participando das dinâmicas propostas pela autora, que apresentou a Libras (Língua Brasileira de Sinais) e demonstrou com brincadeiras como as pessoas com deficiência visual se localizam no mundo.

Ao final da visita, as crianças da LBV não apenas conheceram novas histórias para alimentar suas mentes curiosas, mas também a mensagem de inclusão e respeito de Sharlene Serra. Sua presença lembrou a todos que, nos livros, encontramos não apenas mundos imaginários, mas também um reflexo da nossa sociedade.

Quem cuida, sonha e realiza junto

Para continuar com todo esse trabalho, sua atitude faz toda a diferença, daí o convite da LBV para que você participe doando através do site www.lbv.org. Ou através do PIX: pix@lbv.org.br.

Conheça o trabalho da LBV

A Unidade da LBV em São Luís está situada na Rua Catulo da Paixão Cearense, 74 – Vila Passos.

 Informação: Assessoria de comunicação da LBV no Maranhão

Com o objetivo de fornecer suporte educacional para professores e agentes indígenas de saúde, em um trabalho conjunto, o Núcleo de Extensão e Pesquisa com Comunidades Rurais, Negras, Quilombolas e Indígenas (NuRuNi), vinculado ao departamento de Sociologia e Antropologia e ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PPGSA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) produziram cartilhas bilíngues que abordam temas relacionados à saúde, como IST/HIV/Aids, hepatites virais, covid-19, malária e tuberculose direcionados aos povos indígenas.

O material educativo foi desenvolvido pelo médico, antropólogo e professor da UFMA, István van Deursen Varga, e pela egressa do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) Maria Alice Pires Oliveira Van Deursen.

As cartilhas compõem uma série educativa multilíngue e intercultural, adaptada para atender às necessidades específicas dos povos indígenas. Segundo os organizadores, foram realizadas oficinas com os povos indígenas das seguintes comunidades: Comunidade Embiral Cabeça-Branca, em Pedro do Rosário (Akroá Gamella); Terra Indígena Alto Turiaçu, (Awá-Guajá da Aldeia Cocal); Terra Indígena Alto Turiaçu, Aldeia Turuzinho (Ka´apor); e Aldeia Maçaranduba, Terra Indígena Caru (Guajajara)

“As oficinas foram planejadas e conduzidas com a participação ativa e o envolvimento das próprias comunidades, o que garantiu que suas vozes fossem ouvidas e que suas perspectivas, necessidades e preocupações fossem consideradas no desenvolvimento das cartilhas. Durante as oficinas, foi dada ênfase ao respeito pela cultura, tradições e seus saberes ancestrais sobre saúde, incluindo a valorização da língua, da espiritualidade, dos sistemas de conhecimento tradicionais e das práticas culturais”, explica a mestra Alice Pires.

De acordo com os organizadores, a produção das cartilhas envolveu um amplo trabalho de pesquisa e produção textual. As cartilhas foram elaboradas para criar materiais educacionais sobre a história e cultura dos povos indígenas, além de fornecer informações sobre várias doenças relevantes, como covid-19, hepatites virais e tuberculose, com o objetivo de apoiar professores e agentes de saúde indígenas. Durante oficinas registradas em vídeo, áudio e fotografia, foram integrados conceitos da medicina ocidental e tradicional, contando com ilustrações feitas pelos próprios participantes indígenas.

As oficinas de trabalho levaram em consideração suas representações sobre processos de adoecimento e cura. Por meio do respeito e do reconhecimento dos saberes, das práticas e dos cuidados indígenas, a cartilha pretende contribuir para o combate ao estigma e ao preconceito vivenciado por esses povos.

Alice destacou a importância de apresentar informações de saúde na língua materna dos indígenas para garantir o respeito à cultura e identidade, facilitando a compreensão e adoção das práticas de saúde. “É fundamental para garantir o respeito à cultura e identidade indígenas. Ao apresentarmos informações de saúde na língua materna dos indígenas, as cartilhas tornam a comunicação mais acessível. Isso ajuda a superar barreiras linguísticas e culturais, garantindo que as mensagens sejam compreendidas corretamente e que as práticas de saúde recomendadas sejam adotadas de maneira mais eficaz”, frisa.

István também enfatizou a importância da preservação da língua, tradição e história dos povos indígenas, defendendo a integração de conhecimentos da medicina ocidental e tradicional para fortalecer o trabalho dos professores e dos agentes de saúde indígenas.

“A preservação da língua, o culto à tradição, o culto à história de cada um desses povos é fundamental e deve orientar o trabalho dos professores indígenas em sala de aula, assim como as concepções, as noções e as práticas tradicionais de saúde, que cada um desses povos indígenas desenvolveu no enfrentamento de cada uma dessas pandemias. Também são fundamentais para compor essa integração de conhecimentos, que a gente entende que deveria ser o princípio norteador do trabalho dos agentes indígenas de saúde e dos professores indígenas em sala de aula. É uma luta ainda longa, um trabalho grande ainda para que o subsistema de saúde indígena vigente no Brasil, que, inclusive, dispõe de uma Secretaria Especial de Saúde Indígena no Ministério da Saúde, chegue, efetivamente, a uma integração dos conhecimentos, das práticas e dos recursos da medicina ocidental, contemporânea, acadêmica e das medicinas tradicionais de cada povo indígena, isso seria o desejável. A Unesco, afinada com esse esforço, tomou essa bela iniciativa de desenvolver o material bilíngue, acho uma iniciativa muito, muito louvável, um material que, além de ser bilíngue, é um material também intercultural e interessantíssimo. Com isso, a Unesco consegue produzir um material que fique para o acervo, que fique à disposição da humanidade, que também é útil no dia a dia dessas comunidades”, finaliza.

Atualmente, duas das cartilhas já estão disponíveis no site da Unesco, resultado das oficinas realizadas com os indígenas Awá-Guajá (Terra Indígena Turiaçu) e os Akroá Gamella da comunidade Embiral, localizada em Pedro do Rosário, Maranhão. Os trabalhos de tradução para as línguas nativas foram realizados por Auira Guajá e Raimundo Krikati.

Acesse as cartilhas:

Awá

Gamella

Saiba mais

Maria Alice, egressa do programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA (PGCULT), desenvolveu sua dissertação com o título "Memória e História da comunidade de Embiral: relações interétnicas entre indígenas e quilombolas", sob orientação da professora Ana Caroline Amorim Oliveira, serviu como base para a produção da cartilha direcionada aos Akroá Gamella. Além disso, o NuRuNI tem desempenhado um papel fundamental na prestação de serviços de saúde e educação para a comunidade de Embiral. Um marco importante foi a ação do professor István, que liderou uma equipe de antropólogos e pesquisadores voluntários na produção do Relatório Antropológico do Território, plenamente aprovado pelo Incra. Esse registro é fundamental para o procedimento de titulação do território.

Informação: UFMA

Na ocasião, serão destacadas oportunidades aos empresários locais com apresentação do Encontro de Negócios e da pesquisa de consumo para o Dia das Mães.


A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) promoverá um café da manhã para a imprensa na próxima terça-feira (23), às 8h30, no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac. O evento contará com a presença do presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, e do secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júnior Marreca.

Com o objetivo de destacar as principais oportunidades e produtos disponíveis aos empresários do comércio de forma a impulsionar o desenvolvimento econômico do estado, a ocasião contará com três momentos de apresentação.

Inicialmente, será apresentado à imprensa o Encontro de Negócios – Setor de Alimentos que acontecerá no mesmo dia, na Federação do Comércio, e terá como proposta estabelecer parcerias estratégicas e promover trocas comerciais vantajosas, com exposição de mais de 20 empresas maranhenses.

Alinhado ao intuito de impulsionar o negócio local, será destacada a importância da qualificação dos empresários para se conectar com novos negócios, consolidar produtos promissores e ingressar no processo de exportação de forma planejada.

Dia das Mães

Fechando a programação do café da manhã com a imprensa, serão lançados os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães 2024, que tem como objetivo compreender as tendências e preferências dos consumidores durante esse período, que é considerado o segundo mais importante para o comércio.

A pesquisa destaca informações sobre o orçamento médio destinado aos presentes, os tipos de presentes mais procurados, os canais de compra preferidos, e o impacto de fatores econômicos e sociais na decisão de compra.

“Convidamos a imprensa para esse momento especial em que apresentaremos o Encontro de Negócios do Setor de Alimentos e os dados da nossa pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães. Reconhecemos o papel crucial da imprensa para a disseminação de informações e, por isso, este evento será uma oportunidade para fortalecer nossa parceria e enriquecer o debate sobre o cenário econômico e as perspectivas do comércio local”, destacou o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó.

SERVIÇO

O quê? Fecomércio-MA promove café da manhã para a imprensa

Quando? 23 de abril, às 8h30

Onde? Cobertura do Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, na Avenida do Holandeses, em frente ao Ibis Hotel

Para mais informações, entre em contato com a Ascom Fecomércio: Jovanna Abreu – (98) 98353-0102 / Rodrigo Oliveira – (98) 99183-4751.

Informação:  Fecomércio-MA


Inclusão social por meio da música. Essa é a proposta do Sesc Musicar, que inicia a edição 2024 neste sábado, dia 20 de abril, às 9h, com a tradicional solenidade de abertura. As aulas de iniciação musical serão ministradas gratuitamente para 95 alunos de com idade de 7 a 14 anos, na Associação dos Moradores do Angelim (AMCA), ao longo do ano. Participam da cerimônia alunos, pais, professores, diretores e conselheiros do Sesc e Raimundo João Pires, secretário da AMCA.

Serão ministradas aulas de iniciação musical de violão, violino, canto coral, cavaquinho e flauta doce sempre aos sábados, das 8h às 12h, pelos professores Thaynara Oliveira, Lívia Matias, Átila Martins, João Soeiro e Jairo Moraes.

Iniciado em 2006, o projeto Sesc Musicar nasceu com o objetivo de utilizar a música como instrumento de educação e inserção social, permitindo às crianças ingressarem no universo musical e aos jovens que já tenham atuação na área, o aperfeiçoamento de suas habilidades artísticas.

Projeto Sesc Musicar, estamos destacando não apenas a qualidade do ensino musical, mas também o poder transformador da música na vida das pessoas e na construção de uma sociedade mais harmoniosa e inclusiva.

Sesc Musicar

Na modalidade de iniciação musical, o projeto abre as portas para crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos. São ministrados os fundamentos da música através de atividades lúdicas e interativas. Com a orientação dos professores, eles mergulham em técnicas nos instrumentos de violino, flauta doce, violão, cavaquinho ou exploram sua voz no canto coral infantil.

A modalidade de aperfeiçoamento musical em Prática de Banda é destinada a jovens de 14 a 24 anos que buscam um desafio musical mais avançado e a oportunidade de se expressar através da música em grupo. Os alunos mergulham no mundo da música de banda, explorando instrumentos como trombone, trompete, saxofone, flauta transversal, tuba, euphonium, trompa e percussão.

O projeto Sesc Musicar democratiza o acesso ao universo da música, motivando os alunos a desenvolverem o seu potencial, adquirir valores que favoreçam o seu crescimento e tenham um impacto positivo em suas vidas em sociedade.

Informações e imagem: Ascom Sesc/Divulgação 

O grupo de estudos em Memória, Arte e Etnicidade (GEMAE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Galeria Acadêmica de Artes Visuais (GAAVI) realizam, nesta sexta-feira, 19, a abertura da exposição Povos indígenas: territórios de criação.  O evento ocorrerá no Casarão Azul UFMA, localizado na rua Humberto de Campos, 174, no Centro de São Luís, a partir das 15h. O evento terá início com uma mesa de debate intitulada "Abril Indígena", seguida pela inauguração da exposição. A data remete ao Dia dos Povos Indígenas no Brasil, celebrada no dia 19 de abril.

Durante a roda de conversa, serão abordadas questões pertinentes à atualidade dos povos indígenas, com destaque para sua presença e contribuição na sociedade, sobretudo no âmbito das artes. Além disso, serão discutidos temas como a demarcação de territórios indígenas, o marco temporal do genocídio do povo Yanomami, que enfrenta constantes desafios devido à exploração ilegal de recursos em suas terras, e a preocupante taxa de suicídios entre jovens indígenas no Brasil.

Segundo a professora Larissa Lacerda, a inauguração da exposição compreende um importante espaço de demonstração sobre a realização do estudo de pesquisa fora da Universidade. Dessa forma, a divulgação do evento amplia mais acesso a informações sobre a diversidade cultural brasileira, em particular a cultura indígena. “É importante para a UFMA porque nossos discentes aprendem muito com o desafio de produzir uma exposição, poucas pessoas compreendem o trabalho e a pesquisa que envolve a realização deste tipo de evento. É também importante para sensibilizar a sociedade a respeito da diversidade cultural do nosso país”, afirma.

A exposição vai apresentar obras de artistas indígenas que representam a variedade de linguagens e estilos que abrangem as produções dos povos originários. Entre as obras estão: a cestaria dos Canela Ramkokamekrá, a plumária tenetehara, a tecelagem ka’apor, a pintura corporal dos Mebêngokrê Kayapó Metuktire, registros do processo de modelagem de Chi’a Juruna e fotografias do artista Santo Guajajara.

As obras possuem processos de elaboração, que entrelaçam-se às formas de vida e criação de seus territórios de origem e carregam memória, história e resistência. São exemplos de entidades de longa duração, cuja agência deve sensibilizar os não-indígenas sobre as ameaças que recaem sobre os povos e seus direitos ancestrais. Como enfatiza a professora Larissa sobre a divulgação das obras artísticas. “Acredito que é uma oportunidade única ver a plumária dos Ka'apor do Maranhão, ver ao vivo os colares de pluma que foram estudados por Darcy e Berta Ribeiro e que estão espalhados em raros acervos de museus da Europa e do Brasil. É uma oportunidade para aprender mais sobre nossa própria cultura, conhecer o trabalho de Santos Guajajara e sensibilizar a sociedade em relação aos povos indígenas”, destaca.

A exposição “Povos indígenas: territórios de criação” é resultado do trabalho do Grupo (GEMAE/UFMA), vinculado ao Departamento de Artes Visuais e Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult). O grupo envolve pesquisa sobre artes indígenas e inclui estudantes de graduação e pós-graduação.

A entrada para a exposição é gratuita, e o período de visitação será de 19 a 26 de abril, das 14h às 17h.

Informação: UFMA 

 Sebrae e outras instituições somaram esforços para enviar comitiva que representou o Maranhão no evento

Estande do Maranhão na WTM Latin America 2024 atraiu visitantes (Foto: Lea Zacheu)


Parceiros do turismo maranhense, o Sebrae Maranhão, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), a Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) apoiaram a participação de empreendedores dos segmentos de agenciamento de viagens e meios de hospedagem, imprensa especializada e representantes de polos turísticos do estado na WTM Latin America 2024, realizada entre os dias 15 e 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. A ação impulsiona a indústria de viagens local.

"A WTM é uma das melhores feiras de turismo do Brasil. Eu julgo que é a melhor feira. É uma feira onde temos muitas oportunidades para fazer negócios, onde estão os principais players do mercado. E o Maranhão sempre se posiciona muito bem, com um estande muito atrativo e uma equipe muito boa. O Sebrae também está sempre fazendo ações junto aos empresários para promover o destino. Então voltamos para casa com a bagagem recheada de negócios e muito gratos também pela parceria do Sebrae conosco", avalia o diretor operacional da agência Mundo Gekos, Adriano Brito.

Empreendedores, imprensa especializada e representantes de polos turísticos do estado compuseram a comitiva maranhense (Foto: Lea Zacheu)


A comitiva maranhense ocupou o estande do Maranhão, organizado pela Setur-MA. Antecedendo a feira, o Sebrae articulou a palestra “Como se preparar para oportunidades de mercado com foco na WTM Latin America”, ministrada por Mateus Alves, assessor de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, exclusivamente para o grupo participante da feira, visando melhorar a performance na geração de negócios no evento.

Na WTM foram ativados produtos da Rede de Agentes de Roteiros Turísticos, iniciativa do Sebrae. Durante o momento, o Maranhão promoveu quatro roteiros na rodada de pitches: Ilha dos Lençóis (Polo Floresta dos Guarás), Rio Preguiças Cultural e Circuito da Lagoa das Emendadas (Polo Lençóis e Delta), e Rota das Emoções.

Rodadas de negócios e pitches de apresentação de novos roteiros fizeram parte da programação do estande do Maranhão

Para a gestora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae no Maranhão, Flávia Nadler, a WTM é um espaço ímpar que permite aumentar a divulgação do estado enquanto destino turístico e firmar novas parcerias. "Promovemos oportunidade de acesso e ampliação de mercados aos pequenos negócios maranhenses", comenta.

O superintendente de Promoção e Marketing da Setur/MA, Leopoldo Dickel, classifica como histórica a participação maranhense na WTM. "O estado vem fortalecendo seu posicionamento junto a esse importante evento do calendário nacional desde a primeira edição da feira realizada no Brasil. Este ano, trouxemos a proposta de ampliar a rede de contatos profissionais, promovendo o destino Maranhão por meio da divulgação das nossas tradições, belezas, história e cultura das mais diversas formas", afirma Dickel. 

Informação: Sebrae MA 

As bolsas podem chegar até R$1.059 e as oportunidades estão no Portal IEL Carreiras


SÃO LUÍS – O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) está com oportunidades abertas para várias áreas de atuação. Ao todo são 68 vagas nas áreas de negócios, educação e projetos a serem distribuídas na Grande São Luís (São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar), Açailândia e Imperatriz.

Para a Grande São Luís há oportunidades para os cursos: Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão Comercial, Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Relações Públicas, Comunicação Social, Processos Gerenciais, Gestão Portuária, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Pedagogia, Letras, Matemática, História e Geografia.

Para Açailândia e Imperatriz as oportunidades são para estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia Civil, Biomedicina, Enfermagem, Educação Física Licenciatura e Gestão Comercial. Há também oportunidades para o curso técnico em administração e para alunos do ensino médio que seja da rede estadual.

TERESINA- É procurado alunos dos cursos de Economia, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Secretariado Executivo, Comunicação Social ou Turismo. O candidato precisa estar cursando a partir do 4º período e ter conhecimento no pacote office, além de residir na cidade.

As bolsas podem chegar até R$1.059, os interessados devem estar devidamente matriculados em suas instituições de ensino. Por meio do Portal IEL Carreiras https://www.ielcarreiras.com.br/oportunidades os alunos podem se inscrever nas vagas de estágio. Em caso de dúvidas deve-se entrar em contato no número (98)3031-0104.

O IEL MA é referência na conexão entre estudantes e empresas na oferta de estágios através do Programa Nacional de Estágio. O estágio é uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho que leva também os estudantes a aprofundarem seus conhecimentos em suas áreas de atuação.

Informação: Fiema