quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Sebrae orienta que, com planejamento adequado e criatividade, empreender no Carnaval rende bons lucros ajudando o caixa da empresa no começo do ano.

O carnaval movimenta uma imensa engrenagem de negócios que começa a girar mesmo antes da folia tomar as ruas de todo o país. No Maranhão, essa movimentação abre alas para que pequenos empreendedores formais e informais possam fazer uma renda extra, apostando no poder da festa, na criatividade e em eventos de grande público ou apoiados na valorização da cultura e tradições estaduais.

Com projeção de superar recordes anteriores, em 2026 o Maranhão espera se consolidar como um dos destinos mais procurados para quem aprecia a festa. A expectativa é de forte movimentação econômica, girando em torno de R$ 800 milhões, conforme estimativas do Governo do Estado, contribuindo para aquecer o turismo, o comércio e o setor de serviços e impulsionar a geração de emprego e renda na capital, São Luís, e em municípios do interior.

É assim que o Carnaval de 2026 promete ser uma janela ímpar de oportunidades para quem empreende. Para a gestora de projetos de economia criativa do Sebrae no Maranhão, Danielle Abreu, a festa traz impactos positivos para o empreendedor.

“O Carnaval é um motor econômico temporário, mas com impacto concreto na vida de muitos empreendedores. Além de ser um espetáculo popular, é um espaço fértil para inovação, negócios e conexões. O empreendedor que se prepara com criatividade e planejamento consegue aproveitar o fluxo de pessoas, a visibilidade e o clima festivo, colorido, diverso e alegre para gerar impacto cultural e valor econômico dentro do segmento da economia criativa”, explica ela. 

Boas ideias, para fazer bons negócios!

Em São Luís, empreendedores enxergam a festa para além do ambiente de folia. É o caso de Géssica Tavares, do Ateliê Pinta e Borda, que trabalha com camisetas exclusivas pintadas à mão. Ela, que empreende há 18 anos na economia criativa, espera um movimento maior do que o do São João, auge das vendas de seu negócio. 

“Trabalho com camisetas de algodão pintadas à mão, criando artes exclusivas baseadas nas preferências dos clientes. Este ano, o elemento principal da coleção é o ‘Fofão’, retratado em cores vivas e chamativas. As camisetas trazem elementos da iconografia local como o Centro Histórico, a Fonte do Ribeirão, a Praça dos Pescadores e o casario colonial. Com esse trabalho, além de oferecer um produto criativo e diferenciado, busco um resgate da cultura maranhense e das tradições do nosso carnaval”, disse Géssica. 

Já Liliane Diniz, do Ateliê Costuras Criativas da Lica, aposta em uma novidade: a Pochete Folia. O acessório, além de colorido, leve e funcional, ajuda a compor looks descolados e se converte em um item de segurança, perfeito para acomodar documentos, o celular, dinheiro e apetrechos de maquiagem. “Em cada festividade, focamos em itens diferenciados. A pochete, por exemplo, complementa o look ou a fantasia, com graça e beleza”, explicou a empreendedora. 

Faça seu próprio look - Antecipando a festa, o Espaço Nafonte trouxe uma ação inédita. O local contempla a oferta de cursos mensais, oficinas criativas privativas e funciona como espaço de arte e experiências compartilhadas, com ambientes para locação e estúdio fotográfico. Com o Carnaval, inovou com uma oficina de Miçangaria Criativa, ministrada pela influencer Luanne Holanda.

“A ideia surgiu com o pré Carnaval para incentivar o público a produzir seu próprio look. No Carnaval, as pessoas gostam de mostrar as produções elaboradas, às vezes desenvolvidas pelos próprios foliões ou adquiridas junto a empreendedores locais. As miçangas já são um produto consumido pelo público maranhense nos bordados dos bois, adereços infantis e também como elementos de moda. A união desses fatores com as infinitas possibilidades que o Carnaval permite nos motivou a oferecer o curso, conta Carol Calado, produtora e proprietária do Espaço Nafonte (Rua do Alecrim, Centro de São Luís).

Para além da customização - De olho na tendência de customização de roupas e indumentárias como abadás, Berê Oliveira, curadora do CPDMODA e do Ateliê Berê Oliveira Moda, aposta no Carnaval um momento único de celebração das raízes locais com muita criatividade, arte e estilo. 

Para 2026, além da customização, ela trouxe novidades. “O Studio de moda Berê Oliveira trabalha com a customização de abadás, inovando com a personalização de acordo com a temática da festa. A festa é uma excelente oportunidade de negócios no segmento moda. Além da customização, confeccionamos fantasias que são puro encanto. O Carnaval é, sim, uma grande oportunidade no calendário do empreendedor da economia criativa e da moda em si. Eu confecciono algumas peças e incentivo meus alunos a também criarem e comercializar”, pontuou Berê Oliveira. 

Entre os destaques deste ano, estão peças a gênero, com estampas coloridas, bordados, transparências, brilho e beleza; peças leves, sintonizadas com as tendências da moda (como as calças aladim e blusas cropped). “É um trabalho que busca fugir do óbvio, do lugar comum. Para projetar o efeito final das peças, usamos inteligência artificial, o que ajuda muito”, completou Berê. 

Planejamento e criatividade para ter sucesso 

Você, que quer empreender no carnaval, já pensou nos passos que devem seguir para se sair bem?

O Sebrae recomenda planejamento antecipado, agilidade e foco em produtos de alta demanda, que são muito procurados pelo consumidor, como bebidas, lanches rápidos, customização de roupas e acessórios, por exemplo, são muito importantes.

Mas é preciso também pensar em como você vai se estruturar para esse desafio. Você precisa definir o público a atingir e os nichos mais lucrativos de produtos ou serviços que você pode oferecer. Precisa dar atenção para o seu estoque e pensar em fazer parcerias com fornecedores, além de planejar como você vai fazer a  divulgação e que medidas você vai tomar para garantir segurança para seus consumidores na hora do pagamento. “Tudo isso, somado à criatividade do empreendedor, pode ajudá-lo a dar um baile na festa, garantindo renda extra no Carnaval”, completa Danielle Abreu.

Informação: Sebrae MA 

Com o novo aplicativo disponível o Empório Fribal vai até o cliente, que pode fazer compras de forma mais ágil e com muita comodidade.

Há quatro meses no ar, o aplicativo do Empório Fribal vem consolidando uma nova forma de compra para os clientes da marca, unindo praticidade, conveniência e vantagens exclusivas.

A plataforma permite que os consumidores realizem suas compras diretamente pelo celular e recebam os produtos em casa, com a mesma qualidade, variedade e curadoria que já fazem parte da experiência nas lojas físicas.

Com navegação intuitiva, o app facilita a compra de um mix completo de produtos, de carnes especiais e padaria a vinhos, mercearia e itens gourmet, incentivando compras mais completas e planejadas.

Além disso, o aplicativo oferece ofertas exclusivas e benefícios como frete grátis na primeira compra, ampliando o valor percebido pelo cliente.

A iniciativa reforça o compromisso do Empório Fribal com inovação e excelência no atendimento, ampliando as possibilidades de compra e levando a experiência da delicatessen até onde o cliente estiver.

Disponível para download por meio de QR Code e nas principais plataformas digitais.

Informação: InterMídia Comunicação Integrada 

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Programação integra arte e tecnologia

SÃO LUÍS — O Centro Tecnológico e Cultural da Indústria – SESI Casarão da Indústria realiza, ao longo do mês de fevereiro, uma programação de oficinas culturais voltadas a crianças, jovens e adultos, com atividades que integram arte, tradição popular, tecnologia e experimentação criativa. A agenda busca ampliar o acesso à formação cultural e estimular a valorização das expressões maranhenses.

Localizado na Praça João Lisboa, nº 328, no Centro de São Luís, o espaço consolida-se como polo de difusão educativa e artística, oferecendo experiências formativas que dialogam com o patrimônio imaterial, as linguagens contemporâneas e os processos de criação manual. As inscrições podem ser realizadas pela plataforma Sympla, com gratuidade destinada aos alunos do SESI.

A programação tem início no dia 13 de fevereiro, com a Oficina de Estandarte de Carnaval, voltada à criação de peças inspiradas nas manifestações carnavalescas brasileiras. No dia 19 de fevereiro, ocorre a Oficina de Cazumba, que apresenta o universo simbólico de uma das figuras mais emblemáticas do Bumba Meu Boi do Maranhão, incluindo elementos de indumentária e construção do personagem.

No dia 20 de fevereiro, será realizada a Oficina de Paper Toy, dedicada à produção de esculturas em papel associadas a narrativas visuais e temáticas festivas. Já em 23 de fevereiro, acontecem duas atividades: pela manhã, a Oficina de Monotipia, com experimentações em impressão artística; e, no turno da tarde, a Oficina de Taumatrópio, que une arte e ciência ao explorar o brinquedo óptico precursor do cinema.

Encerrando a programação, no dia 25 de fevereiro, serão promovidas duas turmas da Oficina de Light Painting que propõe uma experiência criativa e sensorial com a fotografia, na qual os participantes produzem imagens por meio do uso da luz como ferramenta de desenho e expressão artística. A atividade permite que os participantes ‘desenhem’ no espaço, criando composições visuais únicas e cheias de movimento!

Segundo a coordenadora pedagógica do SESI Casarão, Cybelle Noleto, a proposta busca integrar educação e identidade cultural. “Nossa programação foi pensada para aproximar a comunidade dos fazeres artísticos, valorizando tradições locais e, ao mesmo tempo, incorporando linguagens contemporâneas. É uma formação que estimula sensibilidade, criatividade e pertencimento cultural”, afirmou.

 Informação: Fiema 

Os Diretores, respectivamente do Natus Lumine Hospital e Maternidade e Lacmar Laboratório, Tiago Fortes e Rafaella Braid com o Gerente Geral do São Luis Shopping Washington Macário.


O Lacmar Laboratório e do Natus Lumine Hospital e Maternidade, - que são referência no setor de saúde -  farão a abertura de suas novas unidades integradas no São Luís Shopping, no bairro do Jaracaty. As duas operações passam a dividir um mesmo espaço em breve, reforçando o conceito de atendimento completo em um único endereço.

A novidade foi anunciada durante uma visita técnica às obras, conduzida por Rafalella Braid, diretora do Lacmar Laboratório, e Tiago Fortes, diretor do Natus Lumine. A inauguração das operações está prevista para 2026.

“Estamos muito felizes em poder levar ainda mais cuidado, qualidade e praticidade para os maranhenses”, afirmou Tiago Fortes durante a visita, ao destacar que a escolha do shopping reflete uma decisão estratégica. “Esse é um espaço pensado para facilitar a rotina de quem quer otimizar seu tempo e precisa de atendimento médico e exames, com a qualidade e a confiança que já fazem parte da história do Natus Lumine e do Lacmar. Serão oferecidos serviços de laboratório, tomografia, ressonância magnética e diversos exames” reforçou Rafaella Braid.

Informação: InterMídia Comunicação Integrada 

A Distribuidora também realizará oficinas profissionalizantes nos municípios contemplados

A Equatorial Energia, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL, levará o Projeto E+ Geladeira Nova aos municípios de Vila Nova dos Martírios e Arari. A iniciativa possibilita a troca gratuita de geladeiras antigas por modelos novos e mais econômicos, beneficiando famílias de baixa renda cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica.

Em Arari, o cadastro será realizado nos dias 10 e 11 de fevereiro. Já em Vila Nova dos Martírios, as inscrições acontecem nos dias 10 e 11, das 8h às 17h, e na quarta-feira (12), das 8h às 12h.

Os sorteios de Arari e Vila Nova dos Martírios serão realizados no dia 12 de fevereiro. Durante a semana, a distribuidora também promoverá outros serviços para os moradores dos municípios atendidos, como cadastro e atualização da Tarifa Social, negociação de débitos, troca gratuita de lâmpadas por modelos LED e sorteio de brindes.

O Projeto E+ Geladeira Nova é uma iniciativa da Equatorial Maranhão que visa promover a eficiência energética e o consumo sustentável de energia elétrica. As geladeiras disponibilizadas possuem o Selo A de Eficiência Energética do PROCEL e podem ser até 40% mais econômicas em comparação com refrigeradores antigos.

Como se cadastrar

Para se cadastrar, é necessário que o cliente esteja inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que concede descontos na conta de energia às famílias de baixa renda. O candidato também deve residir no município onde a ação está sendo realizada, ser o titular da conta de energia, estar em dia com a Equatorial Maranhão e possuir uma geladeira antiga em funcionamento. No momento do cadastro, é necessário apresentar a última fatura de energia quitada, além de RG, CPF e NIS.

E+ Profissional na comunidade

A Equatorial Maranhão também levará aos municípios contemplados o projeto E+ Profissional, iniciativa do Programa de Eficiência Energética da ANEEL que integra os projetos de responsabilidade social da distribuidora. O objetivo é capacitar e fomentar oportunidades para jovens e adultos de baixa renda, por meio de qualificação profissional gratuita em todo o estado.

Em Arari, será realizada a Oficina de Lanche Rápido – Hambúrguer Artesanal. As vagas são limitadas, e para participar é necessário ser maior de 18 anos, pertencer à faixa de baixa renda e apresentar documento de identificação e conta de energia. As inscrições ocorrerão na Secretaria de Assistência Social, e a aula será realizada no dia 12 de fevereiro (quinta-feira).

Em Vila Nova dos Martírios, será ofertada a Oficina de Design de Sobrancelhas, com inscrições até o dia 11 de fevereiro. A aula acontecerá no dia 12, das 8h às 12h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Avenida Rio Branco.

A Equatorial Maranhão realizará um mutirão de serviços no município de Magalhães de Almeida na próxima quarta-feira (11), das 8h às 17h, no Centro de Ensino Prefeito Dionilio Gonçalves Costa. Durante a ação, serão disponibilizados serviços de troca de lâmpadas, cadastro e atualização na Tarifa Social de Energia Elétrica e negociações de débitos. Além disso, a Distribuidora promoverá uma blitz educativa e a Oficina de Design de Sobrancelhas, que acontecerá no dia 11, das 8h às 12h.


Serviços


Arari

E+ Geladeira Nova

Cadastro: 10 e 11 de fevereiro, das 8h às 17h

Local: Ginásio Poliesportivo – Avenida Dr. João da Silva, s/n


Oficina de Hambúrguer Artesanal

Data da aula: 12 de fevereiro (quinta-feira), das 13h às 16h

Local: Secretaria de Assistência Social


Vila Nova dos Martírios

E+ Geladeira Nova

Cadastro: 10 e 11 de fevereiro, das 8h às 17h, e 12 de fevereiro, das 8h às 12h

Local: Quadra da Escola Ribamar Fiquene, nº 80, Rua São Raimundo – Centro


Oficina de Design de Sobrancelhas

Data da aula: 12 de fevereiro (quinta-feira), das 8h às 12h;

Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Avenida Rio Branco.


Magalhães de Almeida

Mutirão de Serviços

Data: 11 de fevereiro, das 08h às 17h;

Local: Centro de Ensino Prefeito Dionílio Gonçalves Costa, R. Francisco Florindo – Centro.


Oficina de Design de Sobrancelhas

Data da aula: 11 de fevereiro, das 8h às 12h;

Local: Centro de Ensino Prefeito Dionilio Gonçalves Costa, R. Francisco Florindo – Centro.


Informação: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Oportunidade é para Analista Superior, com inscrições abertas até 18/02

SÃO LUÍS – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo nº 03/2026, destinado ao preenchimento de uma vaga para o cargo de Analista Superior – Comunicação Social, em São Luís. As inscrições devem ser realizadas até o dia 18 de fevereiro.

Com carga horária de 220h/mês, salário de R$ 4.380,11, e contrato com prazo indeterminado, a vaga exige graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo ou Relações Públicas, além de experiência mínima de seis meses na área de comunicação ou em atividades relacionadas a eventos e cerimonial.

O processo seletivo será em três etapas, sendo análise documental, realizada de forma remota; etapa prática com estudo de caso, prevista para o dia 8 de março; e entrevista presencial, programada para os dias 16 e 17 de março. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 18 de março.

A taxa de inscrição é de R$ 90,00, com pagamento até o dia 19 de fevereiro. A seleção será executada pelo Instituto Euvaldo Lodi do Maranhão (IEL-MA), e as inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site https://sistemas.fiema.org.br/seletivos/. Outras informações podem ser acessadas no edital do processo seletivo, também disponível no site oficial.

Informação: Fiema 

 

SÃO LUÍS – Em ação do Projeto Inova Indústria, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com o Sebrae Maranhão, e com correalização do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís (SINDIPAN), empresários e profissionais do setor de panificação e confeitariam participam, entre os dias 9 e 11 de fevereiro, de formação prática voltada à inovação, melhoria da qualidade no aumento da competitividade e na atualização de técnicas do setor.

Com atividades das 8h às 18h, a formação é executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA) e acontece na unidade do Monte Castelo. A programação foi desenvolvida a partir de demandas atuais do setor produtivo e contempla temas estratégicos para o presente e o futuro do mercado, como fermentação natural, técnicas de congelamento, produtos isentos de glúten e lactose e técnicas avançadas de confeitaria.

A formação adota formato intensivo, com foco na aplicação imediata do conhecimento teórico. Os participantes acompanham todas as etapas dos processos produtivos, desde a preparação de fermentos naturais até a finalização e o assamento de produtos congelados.

 

SERVIÇO

O quê: Masterclass Panificação e Confeitaria

Quando: 11 de fevereiro, às 10h

Onde: CEPT Raimundo Franco Teixeira (SENAI Monte Castelo)

Público-alvo: Empresários e profissionais das áreas de panificação e confeitaria

Informação: Fiema