sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Distribuidora promove ainda mutirões de atendimento em Paço do Lumiar e Pinheiro

O projeto E+ Geladeira Nova, da Equatorial Maranhão, chega aos municípios de São Luís Gonzaga, Turiaçu e Açailândia, oferecendo aos moradores a oportunidade de substituir geladeiras antigas por modelos novos, mais eficientes e econômicos, de forma totalmente gratuita. A ação já beneficiou milhares de famílias maranhenses e, agora, os moradores de cada cidade poderão se cadastrar nos dias 27 e 28 de janeiro para concorrer a uma das geladeiras disponibilizadas.

Voltado para famílias de baixa renda, o projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e reforça o compromisso da Distribuidora com a sustentabilidade e a responsabilidade social. A iniciativa sorteia refrigeradores com Selo A de Eficiência Energética do PROCEL, que podem ser até 40% mais econômicas, quando comparadas a equipamentos antigos e menos eficientes.

Para participar do projeto, os moradores dos municípios devem atender aos seguintes requisitos: Ser cliente residencial de baixa renda e residir no município da ação; estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício do Governo Federal que garante descontos na conta de energia; estar em dia com as faturas de energia; possuir geladeira antiga em funcionamento; apresentar CPF, RG ou CNH e a conta de energia mais recente.

É importante destacar que o serviço é totalmente gratuito, sem cobrança de taxas, e que a logística da troca será explicada no momento do cadastro.

Cadastros

Em São Luís Gonzaga, os cadastros serão realizados nos dias 27 e 28 de janeiro, das 8h às 17h, na Quadra de Esportes Municipal, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, no Centro.

No munícipio de Turiaçu, os moradores poderão comparecer, nos dias 27 e 28 de janeiro, ao Ginásio da Escola Municipal Castanhal, localizada na Avenida Juscelino Kubistschek, no horário das 8h às 17h, para realizar o cadastro.

Já em Açailândia, os cadastros serão feitos em três dias: 27, 28 e 29 de janeiro. Nos dias 27 e 28 de janeiro, o atendimento será das 8h às 17h, e no dia 29 de janeiro, das 8h às 12h, na Quadra Poliesportiva EMTI Jurgleide Alves Sampaio, localizada na Rua João de Deus, no bairro Getat.

Mais Serviços

Além da troca de geladeiras, a programação em cada município inclui também a troca de até lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, por lâmpadas novas de LED, cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica e negociação de débitos com condições facilitadas.

No bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, os moradores poderão acessar gratuitamente os serviços de cadastro na Tarifa Social e troca de lâmpadas no dia 23 de janeiro, das 8h às 12h, na Avenida 13, quadra 135, casa 2.

Já em Pinheiro, a Distribuidora promove o Mutirão Pelo Cliente Todo Dia também no dia 23 de janeiro, no IFMA – Campus Pinheiro, com serviço de troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED e palestras educativas.

E+ Profissional

Com foco na qualificação profissional gratuita para jovens e adultos de baixa renda, a Equatorial Maranhão oferece, em Turiaçu, o Curso de Empreendedorismo + Lanche Rápido – Salgados, por meio do Projeto E+ Profissional. As inscrições podem ser feitas entre os dias 22 e 28 de janeiro, das 8h às 12h, na Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Francisco Reis, no Centro. O curso acontecerá no dia 29 de janeiro, às 14h.

Em Açailândia, a Distribuidora oferece o Curso de Automaquiagem. As inscrições podem ser feitas também entre os dias 20 a 28 de janeiro, das 8h às 12h, na Associação de Mulheres Educadoras -AME, localizada na Rua Projetada 01, quadra 02, lote 205, Conjunto Cohab. O curso acontecerá no dia 29 de janeiro, de 8h às 12h.


Serviço


Cadastro E+ Geladeira Nova – São Luís Gonzaga

Data: 27 e 28 de janeiro (terça e quarta-feira)

Horário: 8h às 17h

Local: Quadra de Esportes Municipal, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, no Centro.


Cadastro E+ Geladeira Nova – Açailândia

Data: 27 e 28 de janeiro (terça e quarta-feira), das 8h às 17h | 29 de janeiro (quinta-feira), das 8h às 12h

Local: Quadra Poliesportiva EMTI Jurgleide Alves Sampaio, Rua João de Deus, Bairro Getat.


Cadastro E+ Geladeira Nova – Turiaçu

Data: 27 e 28 de janeiro (terça e quarta-feira)

Horário: 8h às 17h

Local: Ginásio da Escola Municipal Castanhal, Avenida Juscelino Kubistschek, Em frente ao Estádio Municipal Arena Castanhal.


Curso de Empreendedorismo + Lanche Rápido - Salgados – Turiaçu (Inscrições)

Data: 22 a 28 de janeiro

Horário: 8h às 12h

Local: Secretaria de Assistência Social, Rua Francisco Reis, Centro.

Dia do curso: 29 de janeiro, às 14h.


Curso de Automaquiagem – Açailândia (Inscrições)

Data: 22 a 28 de janeiro

Horário: 8h às 12h

Local: Associação de Mulheres Educadoras -AME, Rua Projetada 01, quadra 02, lote 205, Conjunto Cohab.

Dia do curso: 29 de janeiro, de 8h às 12h.


Mutirão Pelo Cliente Todo Dia – Paço do Lumiar

Data: 23 de janeiro (sexta-feira)

Horário: 8h às 12h

Avenida 13, quadra 135, casa 2.


Mutirão Pelo Cliente Todo Dia – Pinheiro

Data: 23 de janeiro (sexta-feira)

Local: IFMA Campus Pinheiro.


Informação: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

O Brasil vive uma crise de saúde mental. O número de afastamentos do trabalho é recorde: chegou a mais de 472 mil licenças médicas em 2024, o maior índice em 10 anos, segundo dados do Ministério da Previdência Social. É crescente também os diagnósticos de depressão e ansiedade, em especial após a pandemia de covid-19.

De acordo com levantamento do Ipsos Health Service Report 2025, para 52% dos brasileiros a saúde mental é a principal preocupação, à frente do câncer (37%) e estresse (33%).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que os transtornos mentais afetam mais de 15% da força de trabalho global. Entre as consequências estão a redução da produtividade e aumento da rotatividade profissional. Mas não só isso, o Brasil figura entre os países com maior prevalência de ansiedade do mundo: quase 10% da população convive com a condição.

No mês em que os cuidados com a saúde mental ganham destaque devido à campanha de conscientização do Janeiro Branco, a Hapvida reforça a importância do debate e de apontar caminhos para enfrentamento das doenças com qualidade de vida com o  programa de monitoramento remoto e contínuo de pacientes com transtornos mentais agudos ou crônicos apresenta resultados expressivos na redução de reinternações psiquiátricas e na eficácia do tratamento.

“Monitoramos as taxas de recorrência do paciente aos prontos atendimentos ou de reinternação integral desde 2023. Reduzimos em dois terços a taxa de necessidade de reinternação em seis meses. Já a reincidência em menos de 30 dias após a alta, um período de altíssimo risco, oscila apenas entre 0,5% e 2% – demonstrando alta estabilidade clínica e confiança dos beneficiários no serviço oferecido. Apesar de uma escassez de dados oficiais, podemos dizer que estas taxas são significativamente menores que as observadas no contexto brasileiro, segundo um estudo da UFMG feito em 2024”, afirma Adria Candido, diretora-executiva de Centros Clínicos e Telessaúde da Hapvida.

Os acompanhamentos médicos eletivos em saúde mental após a alta hospitalar receberam nota 4,93 no Atendimento 5 Estrelas da companhia, pesquisa que mede a satisfação dos beneficiários. Outros indicadores positivos do projeto são as altas taxas de aceite e de adesão ao programa. “A avaliação de satisfação dos clientes (NPS) é alta porque temos conseguido evidenciar a importância do acompanhamento integral dos pacientes com transtornos mentais. O cuidado precisa ir além da alta médica, e o tratamento personalizado faz a diferença”, complementa a diretora.

O cuidado com o paciente começa ainda na avaliação imediata realizada nos prontos atendimentos da rede. Mensalmente, são realizadas entre 1,6 mil e 2,1 mil avaliações. Em 2025, foram 21,2 mil pareceres de urgência, o que evidencia não só a presença assistencial estratégica, mas também a escala do projeto nacional.

Teleparecer

Todo beneficiário que passa por uma crise de saúde mental e procura ajuda nos prontos atendimentos da rede própria é elegível para acompanhamento da equipe multiprofissional por meio do teleparecer. O sistema de monitoramento é remoto, humanizado e proativo.

Nos quadros de piora aguda e crise, alguns pacientes necessitam de internação. Nesses casos, a equipe passa a monitorá-los ainda no hospital e, após a alta médica, realiza o contato com os beneficiários ou familiares por, no mínimo, 90 dias – período considerado mais crítico. Em situações mais complexas, o telemonitoramento pode ser estendido pelo tempo necessário.

Segundo o gerente médico de Psiquiatria  da Hapvida, Gabriel Corrêa Oliveira, todos que passaram por internação psiquiátrica integral são priorizados para captação pelo telemonitoramento.

“Pacientes com patologia mais grave e refratária estão em alto nível de sofrimento, em processo de reabilitação e retomada de suas vidas cotidianas. Nossa linha de cuidado atua como uma rede de segurança: oferece suporte contínuo, agendamento facilitado de consultas com psiquiatras e psicólogos, e um acompanhamento rigoroso de adesão ao tratamento. O objetivo é quebrar o ciclo de crises e reinternações e promover uma recuperação sustentável com qualidade de vida”, ressalta o médico.

Tecnologia auxiliar

Ainda este ano, será implantada uma nova plataforma inteligente de relacionamento com o beneficiário, com o objetivo de automatizar a captação inicial, apresentar o programa e auxiliar na avaliação de sintomas. Não se trata de um bot nem de mecanização das interações, mas de uma ferramenta de apoio à equipe multidisciplinar na identificação de pacientes elegíveis, riscos de recaídas ou baixa adesão ao tratamento, como faltas em consultas, por exemplo.

“A plataforma conta com recursos de inteligência artificial,  foi treinada pelo nosso time de psiquiatras para oferecer respostas e orientações assertivas aos pacientes, além de sinalizar aos profissionais de referência situações que exigem atenção ou intervenção. Ao automatizar os processos, conseguimos direcionar o time para o que realmente importa: o cuidado humano, personalizado e empático”, conclui Corrêa.

Informação: Cores Comunicação 

Instituição registra resultados positivos na inserção de jovens no mercado de trabalho, aprendizagem e capacitação de pessoas 

SÃO LUÍS – Em 2025, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) garantiu resultados expressivos que reforçam o seu papel no desenvolvimento profissional de pessoas, no crescimento de empresas e na cooperação para o avanço industrial do estado. Ao longo do ano, a instituição atuou na capacitação profissional, qualificação de gestores, inserção de jovens no mercado de trabalho e apoio às empresas, por meio de programas que melhoram processos internos, promovendo maior competitividade e inovação.

O Instituto capacitou 2.148 pessoas ao longo do ano de 2025, em diferentes áreas. Desse total, 339 gestores foram qualificados para os desafios de liderança e gestão, fortalecendo a atuação das empresas na competitividade industrial, por meio de metodologias focadas em soluções práticas.

Uma das soluções foi a consultoria empresarial, com destaque para o Programa de Certificação do Maranhão (PROCEM), uma ferramenta do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), operacionalizado junto com o IEL-MA, que ajudou a estruturar a gestão e organizar processos de 55 empresas, em 2.052 horas de orientação.

O programa oferece um suporte personalizado, com diagnóstico e orientações práticas, trabalhadas em cinco áreas de certificação: Qualidade; Saúde e Segurança Operacional; Meio Ambiente; Gestão Financeira; e Responsabilidade Social, habilitando as empresas maranhenses para um melhor atendimento às demandas atuais da indústria.

A empresa VittaJob participou do curso de Formação de Auditor Interno Profissional – SGI, promovido pelo IEL-MA, com o foco no desenvolvimento técnico e na melhoria dos processos industriais, com uma abordagem prática e objetiva que facilitou a aplicação imediata dos conteúdos no dia a dia da empresa, contribuindo para a ampliação da visão sobre gestão de processos, padronização e tomada de decisões baseadas em dados.

“O impacto da capacitação para a VittaJob foi muito positivo e refletiu diretamente na melhoria da organização interna, no fortalecimento da cultura, da qualidade e no aprimoramento dos fluxos operacionais, resultando em mais eficiência, segurança e confiabilidade nos serviços prestados”, afirma Camille Cutrim, analista de Qualidade da VittaJob, empresa de medicina ocupacional.

Além do atendimento às empresas, o IEL-MA, garantiu a inserção de jovens no mercado de trabalho. Em 2025, foram 308 jovens aprendizes direcionados para empresas parceiras da instituição, que também receberam formação, orientação e acompanhamento, garantindo que os primeiros passos desses jovens estivessem alinhados às necessidades do mercado.

Na área de estágio, os números chamam atenção: foram 2.949 estudantes de diversas áreas em atuação. Além disso, foram realizadas 35 ações em instituições de ensino, aproximando os estudantes das empresas e apresentando o universo do mercado de trabalho.

Para Michele Frota, coordenadora regional do IEL-MA, os resultados positivos alcançados em 2025 refletem o aprimoramento das práticas internas da instituição. Segundo ela, houve um investimento consistente na modernização de sistemas e plataformas, no desenvolvimento das equipes para promover um atendimento mais acolhedor, na contratação de novos profissionais alinhados aos perfis das vagas disponíveis, além de uma reestruturação abrangente das infraestruturas tecnológica e física.

Em Imperatriz, onde o IEL-MA encerrou 2025 com 334 estagiários em atividade, 28 jovens aprendizes inseridos no mercado, além de 439 pessoas e 162 gestores capacitados, o desafio para 2026 será superar esses resultados expressivos. Para isso, a instituição pretende fortalecer todos os seus serviços, com ênfase nos programas de aprendizagem e capacitação. A meta também inclui ampliar, de forma mais estruturada, a atuação no escritório de Balsas, inaugurado no ano passado, e consolidar a presença da instituição em todo o estado.

Informação: Fiema 

Evento reúne profissionais do meio rural para capacitação e alinhamento institucional 

SÃO LUÍS — A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) participou, nesta quinta-feira (22), da abertura do Encontro Anual de Instrutores SENAR-MA 2026, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (SENAR-MA). A solenidade foi realizada no auditório Alberto Abdalla, na sede da Federação, e contou com a presença de instrutores, tutores e dirigentes ligados à formação profissional no campo.

Representando o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, o vice-presidente executivo da entidade e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, destacou a relevância da qualificação rural para o desenvolvimento econômico do país. O evento foi conduzido pelo presidente do Sistema FAEMA/SENAR-MA, Raimundo Coelho, e reuniu profissionais que atuam na Formação Profissional Rural, Promoção Social, Educação Formal e em outros programas da instituição.

A programação incluiu palestra do Senar Central, painéis técnicos e uma oficina voltada à aplicação da Inteligência Artificial no contexto rural. A proposta foi fortalecer competências, promover atualização profissional e valorizar o trabalho daqueles que atuam diretamente na base produtiva do estado.

Durante a abertura, Celso Gonçalo ressaltou a interdependência entre os setores que sustentam a economia nacional. “A agricultura é um dos pilares do desenvolvimento brasileiro e caminha de forma integrada com a indústria e o comércio. Um campo mais qualificado, produtivo e inovador fortalece toda a cadeia econômica. O investimento feito pelo SENAR-MA na formação rural contribui diretamente para a competitividade da indústria maranhense. Esse processo começa com o trabalho comprometido de instrutores e tutores, que transformam conhecimento em resultado”, afirmou.

Para o presidente do Sistema FAEMA/SENAR-MA, Raimundo Coelho, o encontro representa mais do que um momento de capacitação técnica. “Este evento reafirma o papel estratégico dos instrutores e tutores na construção de um meio rural mais eficiente, moderno e sustentável. Ao investir em alinhamento institucional, inovação e reconhecimento profissional, o SENAR fortalece quem está na linha de frente da transformação do campo maranhense”, destacou.

O Encontro Anual de Instrutores SENAR-MA 2026 segue até esta sexta-feira (23), quando será realizada a premiação dos profissionais que se destacaram ao longo do ano, em reconhecimento à contribuição prestada ao desenvolvimento rural do Maranhão.

 Informação: Fiema 

Ação reúne lideranças e empresários do segmento

SÃO LUÍS — A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e o Sebrae Maranhão, em parceria com o Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção do Estado do Maranhão (Sindicerma), promoveram mais uma ação do Projeto Inova Indústria, direcionada exclusivamente ao setor cerâmico. O encontro teve como foco a reforma tributária e reuniu empresários, dirigentes sindicais e especialistas para discutir os impactos das mudanças no sistema fiscal brasileiro sobre a atividade industrial.

A iniciativa buscou esclarecer pontos centrais da nova legislação e orientar os empresários quanto aos desafios e às oportunidades que surgem com a reestruturação dos tributos. Participaram do evento o vice-presidente executivo da FIEMA e diretor do Sindicerma, Benedito Mendes, a presidente em exercício do sindicato, Terezinha de Jesus Rodrigues da Cruz, além de representantes da indústria maranhense de cerâmica.

Para Benedito Mendes, o debate técnico é essencial para garantir competitividade ao setor. “A reforma tributária traz alterações profundas na forma como as empresas lidam com seus custos e obrigações fiscais. Nosso papel, enquanto entidades representativas, é promover informação qualificada para que o empresário possa se planejar e tomar decisões mais seguras”, afirmou.

A presidente em exercício do Sindicerma, Terezinha de Jesus, ressaltou a importância da articulação institucional em um momento de transição. “O setor cerâmico possui características específicas e enfrenta desafios próprios. Ao reunir indústria, entidades e especialistas, fortalecemos o diálogo e ampliamos a capacidade de adaptação das empresas às novas regras”, destacou.

As discussões foram conduzidas pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC-MA), Fernando Henrique Farias Rodrigues, e pelo advogado e consultor Gabriel Pinheiro, que detalharam os principais pontos da reforma, esclareceram dúvidas e apresentaram cenários possíveis para o segmento industrial.

Segundo Fernando Henrique Farias Rodrigues, compreender o novo modelo tributário é estratégico para a sustentabilidade dos negócios. “A mudança no sistema exige leitura técnica e planejamento. Quando o empresário entende como os tributos serão cobrados e distribuídos, ele consegue antecipar impactos, ajustar processos e reduzir riscos”, avaliou.

Gabriel Pinheiro destacou que o processo de adaptação será gradual e exigirá acompanhamento constante.

“Não se trata apenas de uma alteração legislativa, mas de uma transformação estrutural. Informar-se e acompanhar a regulamentação será fundamental para que o setor cerâmico se mantenha competitivo e em conformidade com a nova realidade tributária”, explicou.

A percepção dos empresários presentes reforçou a relevância da iniciativa. Para Luiz Gonzaga Rocha, sócio administrador da Cerâmica Primavera, localizada no município de Rosário, o encontro contribuiu para ampliar o entendimento sobre um tema ainda pouco dominado pelo setor produtivo.

“A tributação é um assunto novo e complexo para muitos empresários. Esse tipo de debate ajuda, pelo menos, a ter uma noção do que está sendo discutido e de como podemos ser impactados. Ainda é algo difícil de compreender, mas já foi possível entender um pouco mais. Espero que haja outros encontros, porque só assim vamos conseguir nos preparar melhor para o que vem pela frente”, afirmou.

O Projeto Inova Indústria integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da indústria maranhense, promovendo capacitação, inovação e acesso a informações estratégicas para o desenvolvimento sustentável dos diferentes segmentos produtivos.

Informação: Fiema 

O restaurante fica na Praça de Alimentação do Shopping da Ilha, piso L3

Reconhecida como uma das marcas gastronômicas mais conceituadas do Nordeste, a Dom Ferreira Forneria desembarca pela primeira vez no Maranhão e escolhe o Shopping da Ilha, em São Luís, para inaugurar sua unidade. A chegada da marca reforça o movimento de expansão do grupo e amplia a oferta de gastronomia de alto padrão na capital maranhense.

Referência em culinária franco-italiana com influência brasileira, o Dom Ferreira Forneria se destaca pela proposta que combina sofisticação, variedade e experiência completa. O restaurante oferece um cardápio diversificado, com buffet de alta qualidade no almoço, pratos à la carte, rodízios especiais, parrilla com carnes premium, pizzas artesanais e uma carta de vinhos cuidadosamente selecionada, atendendo, desde encontros familiares, até momentos especiais a dois ou entre amigos.

Instalado na Praça de Alimentação do Shopping da Ilha, no piso L3, o novo restaurante amplia o mix gastronômico do empreendimento e chega como uma opção diferenciada para o público que valoriza boa comida e experiências marcantes. “A chegada do Dom Ferreira fortalece ainda mais a nossa oferta gastronômica, trazendo ao público maranhense uma marca exclusiva e reconhecida pela excelência. Ganha o shopping e, principalmente, ganha o nosso cliente”, destaca Ana Paula Taborda, gerente de marketing do Shopping da Ilha.

Presente em cidades como Recife, Natal e Jaboatão dos Guararapes, o Dom Ferreira Forneria consolida sua presença no Nordeste e aposta em São Luís como um mercado estratégico. Mais do que um restaurante, a nova unidade nasce como um ponto de encontro, unindo gastronomia, conforto e atendimento de excelência.

Com 14 anos de atuação, o Shopping da Ilha reafirma sua posição como principal centro de compras, serviços e lazer do Maranhão, reunindo mais de 320 operações, dezenas de marcas exclusivas e recebendo mensalmente cerca de 1,2 milhão de visitantes.

Sobre o Shopping da Ilha

Inaugurado há 14 anos, o Shopping da Ilha é o principal centro de compras, lazer e convivência do Maranhão. Localizado em São Luís, reúne mais de 320 operações, com mais de 80 marcas exclusivas no estado, entre elas Calvin Klein, Le Lis Blanc, Lacoste, Tommy Hilfiger, Nike, Farm, Tok&Stok, Bodytech, Lindt, Outback Steakhouse e Camarada Camarão, recebendo cerca de 1,2 milhão de visitantes por mês.

Informação: Assessoria de Comunicação  

Grupo Dois é Bom anima a tarde com muito samba e gastronomia no sábado 24 

Grupo Dois é Bom


O início do ano traz a energia carnavalesca para São Luís com a feijoada do Blue Tree Premium São Luís, evento que promete antecipar a folia das tradicionais tardes de sábado de janeiro. O Oito restaurante é o cenário perfeito para quem quer se aquecer para o Carnaval, com uma combinação irresistível de samba e gastronomia.

A cada sábado, o evento oferece uma feijoada deliciosa acompanhada de apresentações ao vivo, criando o ambiente ideal para reunir amigos e familiares. No dia 24 de janeiro, a feijoada contará com o animado som do Grupo Dois é Bom, trazendo o melhor do samba para agitar a tarde. Já no dia 31 de janeiro, o público poderá curtir o Pagode do Ivan, garantindo mais uma tarde de muito samba e alegria.

Pagode do Ivan

Com um clima animado e aconchegante, a Feijoada Blue Tree é uma excelente opção para quem deseja começar a temporada de Carnaval com alegria e sabor. A programação segue durante os sábados de janeiro, a partir das 12h, no Oito Restaurante.

Para informações, o Blue Tree Premium São Luís Hotel disponibiliza suas redes sociais e canais de atendimento pelo telefone 98 98408-5976.

Informação: WComunicação - Assessoria e Consultoria 

Foto/Divulgação