Além de validar informações já levantadas, a ação permitiu identificar rotas integradas e oportunidades de qualificação dos atrativos.
Durante três dias, a Expedição do Polo Serras Guajajara, Timbira e Kanela percorreu os municípios de Barra do Corda, Grajaú e Arame para validar a primeira versão do roteiro turístico integrado da região. Realizada entre 8 e 10 de dezembro, a iniciativa é parte do trabalho continuado do Sebrae no fortalecimento do turismo no Maranhão, por meio da Rede de Agentes de Roteiros Turísticos, e contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Turismo, conselhos municipais e Instâncias de Governança – IGR.
Localizado na porção central do Maranhão, o Polo Serras Guajajara, Timbira e Kanela destaca-se pela forte presença dos povos originários e por comunidades rurais de tradição agroextrativista. Reúne territórios trabalhados pelo Sebrae por meio de ações da carteira do Turismo. A paisagem combina rios, áreas de transição entre cerrado e floresta e um patrimônio cultural vivo — elementos que dão identidade a uma rota autêntica, com alto potencial para o desenvolvimento de experiências sustentáveis, de base comunitária e capazes de fortalecer a economia local.
A posição geográfica é outro diferencial. Considerando Grajaú como referência central, o Polo está a cerca de 580 km de São Luís. Pelo sul, o acesso é facilitado por Imperatriz, que conecta o Maranhão ao Tocantins e ao norte do país, e por Balsas, polo econômico regional e via estratégica do MATOPIBA. Esses municípios funcionam como portas de entrada que ampliam o fluxo de visitantes, favorecem o turismo de curta e média distância e facilitam a chegada de viajantes de outras regiões.
O roteiro da expedição
O percurso começou por Barra do Corda, com café da manhã e trilha ecológica na propriedade do apicultor Wilson Melo. Logo depois, um passeio de barco pelo Rio Corda permitiu uma visão privilegiada da relação da cidade com suas águas, incluindo parada na histórica Pedra Marma. “O passeio náutico mostra a beleza da cidade de outro ângulo. É uma atividade que emociona e que tem um potencial enorme para atrair visitantes e fortalecer o turismo local”, afirma o barqueiro Amauri Melo Chaves. A agenda seguiu com almoço na Beira Rio e visita à Aldeia Cachoeira Grande, marcada pela queda d’água que integra a história da antiga hidrelétrica construída no local.
Em Grajaú, a comitiva conheceu o modo de fazer tradicional na Casa de Farinha do Tião, no povoado Remanso, onde os visitantes participaram de um café da manhã com produtos derivados da mandioca. A vivência destacou a força da produção familiar. “Para mim, é muito gratificante ver o movimento crescer. Com o apoio do Sebrae, já fiz dois treinamentos e pude melhorar meu produto. Quero que a farinha do Remanso tenha sempre a mesma qualidade, que seja reconhecida. Receber visitantes aqui em casa é uma alegria”, conta Sebastião Borges. O almoço ocorreu no Balneário do Chicão, às margens do Rio Mearim, ao som de música regional. À tarde, o grupo seguiu para a Aldeia Arymy, onde houve trocas com lideranças, rituais, culinária indígena, pintura corporal e um café da tarde que reforça a hospitalidade dos povos originários.
O último dia da expedição foi dedicado a Arame, com início no Memorial da Cidade, onde uma coleção de objetos e registros fotográficos que contam a história do município. Na Aldeia Barreirinha, os visitantes participaram de cantos e danças tradicionais, trilha com observação da mata e dos animais, oficina de arco e flecha, visita ao meliponário e refeições típicas. “Receber a expedição é mostrar nosso modo de viver. O turismo ajuda a fortalecer nossa cultura e cria oportunidades para os jovens da comunidade”, explica a liderança Jó Lima Guajajara. O percurso terminou no Sítio Superação, onde Dona Dina mostrou que hospitalidade é também uma forma de patrimônio. Com café fresco, bolo caseiro e frutas da roça, ela recebeu o grupo com o calor das casas do interior. Além, de produtos caseiros como doces, conservas, molhos e temperos naturais.
Primeira experimentação e próximos passos
A expedição representa a primeira experimentação do roteiro integrado, servindo como base para ajustes, aprimoramento das experiências e futura transformação das rotas em produtos turísticos comercializáveis. As informações levantadas serão sistematizadas para orientar as próximas etapas, que incluem qualificação dos atrativos, novas capacitações e alinhamento com o mercado.
Para Rosângela Costa, secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Barra do Corda, a ação foi “uma experiência enriquecedora, repleta de trocas, escuta e conexão com a força cultural dos povos indígenas da região”. A coordenadora de Turismo de Arame, Katiusse Costa Bonfim, reforça: “Essa foi uma experiência magnífica. Tenho certeza que, a partir do que estamos fazendo aqui, o Maranhão inteiro vai conhecer Arame. Isso traz desenvolvimento, traz renda para famílias e para nossa cidade.”
O Sebrae vem atuando na cadeia do turismo na região, compreendendo a atividade como um motor estratégico para o desenvolvimento social e econômico dos três municípios, especialmente pela capacidade de movimentar pequenos negócios. “Quando se estrutura um roteiro, quem ganha não é só o atrativo. Ganha o restaurante, o artesanato, o transporte, o comércio, o produtor rural. O turismo é uma cadeia, e cuidar dessa cadeia é cuidar do desenvolvimento do território”, destaca André Veras, gerente da Unidade do Sebrae em Grajaú.
Informação: Sebrae MA
Em conjunto com o Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas da Federação, o encontro apresentou ações de 2025 e articulou novas demandas para o ano que vem
SÃO LUÍS - A 6ª Reunião Ordinária do Conselho de Consumidores da Equatorial Maranhão, realizada em conjunto com o Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas (Compem) da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), ocorreu nesta quinta-feira (12) na sede da entidade, na Cohama. O encontro apresentou as ações executadas em 2025, discutiu o desempenho do setor elétrico no estado e definiu linhas de atuação para 2026. Participaram conselheiros, representantes da distribuidora, dirigentes da FIEMA e entidades empresariais.
Os participantes discutiram pontos ligados à qualidade do serviço, ao atendimento ao consumidor e à articulação entre o Conselho, a Equatorial Maranhão e a FIEMA. O grupo também avaliou o impacto do aumento da demanda por energia, impulsionado pela expansão do polo industrial da região Bacabeira e Rosário, que exige acompanhamento mais próximo das necessidades de consumidores industriais, comerciais, rurais, residenciais e do poder público.
Rafael Melo, secretário-executivo do Conselho da Equatorial, destacou o papel dos conselheiros na mediação entre usuários e distribuidora. “Cada conselheiro é um multiplicador de conhecimento”, afirmou.
O Conselho de Consumidores da Equatorial Maranhão atua como órgão consultivo, avaliando e sugerindo medidas relacionadas ao atendimento e às demandas da sociedade. A participação do Compem foi considerada estratégica, por reunir as pautas das micro e pequenas empresas industriais e contribuir com propostas voltadas à segurança energética e à competitividade do setor.
DEMANDAS DO SETOR PRODUTIVO - O vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, representou o Compem na reunião e afirmou que o diálogo tem permitido encaminhar questões de diferentes segmentos, como o da construção civil. “Temos trazido demandas das empresas associadas ao Sinduscon e a outros sindicatos por meio do Compem. Hoje, o Conselho apresentou respostas para essas demandas, e praticamente todas foram atendidas”, disse.
Entre os encaminhamentos, foi definida a elaboração de um documento técnico reunindo as principais demandas do Conselho, a ser elaborado em conjunto com a equipe técnica da Equatorial. O Conselho também destacou investimentos em inteligência artificial para aprimorar o atendimento e reforçar a segurança das informações.
O presidente do Conselho de Consumidores, Marlon Aguiar, agradeceu a parceria com a FIEMA e avaliou que a reunião avançou em temas ligados ao consumo e à distribuição de energia no estado. Ele também mencionou a possibilidade de novas ações conjuntas. “Desenvolvemos vários projetos, como iniciativas de energia fotovoltaica. Para o próximo ano, sugerimos a realização de um seminário sobre carros elétricos em parceria com a Casa da Indústria, tema que vem ganhando espaço no estado”, afirmou.
Informação: Fiema
Reconhecimento nacional destaca excelência da instituição na aplicação dos recursos do Programa de Gratuidade, com resultados que transformam vidas por meio da educação profissional.
O Senac Maranhão alcançou reconhecimento nacional de destaque ao conquistar o primeiro lugar na categoria Impacta, pilar Melhores Resultados, durante o Prêmio Atena 2025, promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A solenidade de premiação aconteceu no dia 10 de dezembro de 2025, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), reunindo lideranças e representantes das diversas unidades do Sistema Comércio Nacional.
O Prêmio Atena tem como objetivo enaltecer o compromisso e a dedicação das entidades do Sistema Comércio na busca por resultados e melhoria contínua, com base na participação no Programa de Desenvolvimento Sindical da CNC, o Atena. O programa, por sua vez, tem o propósito de desenvolver todas as entidades sindicais do sistema, seus líderes e equipes, buscando representatividade e fortalecimento de três pilares: pessoas, práticas e resultados.
Os objetivos do Programa de Desenvolvimento Sindical da CNC são alcançados a partir de um ciclo de melhorias anual realizado por iniciativas do programa. Esses resultados contribuem para um Sistema Comércio cada vez mais fortalecido e representativo, capaz de impactar positivamente o Brasil por meio de educação, cultura, saúde, bem-estar e todas as ações que integram o propósito institucional do Sistema.
Destaque Máximo: Impacta – Pilar Melhores Resultados
Nesta edição, o Senac Maranhão foi o grande vencedor na categoria Impacta, concorrendo ao lado do Senac Amapá e do Senac Piauí, que reforça a qualidade e relevância das ações do Regional maranhense no contexto nacional. A categoria reconhece os Departamentos Regionais que atingiram excelência na execução do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Além disso, valoriza gestões que ampliam oportunidades, fortalecem a aplicação dos recursos e asseguram o acesso da população a uma educação profissional gratuita e de qualidade.
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac do Maranhão, Maurício Feijó, esteve presente no evento representando o estado e recebeu o troféu das mãos do Diretor-geral do Departamento Nacional do Senac, Marcus Fernandes, que celebraram a vitória do regional maranhense. Por motivo de força maior, o Diretor Regional do Senac Maranhão, José Ahirton Batista Lopes, não pôde comparecer ao evento.
Daniela Nogueira, diretora de Educação Profissional do Senac/MA, destaca o significado desta vitória para o Regional: “Para o time do Senac Maranhão, isso significa que nossas estratégias, projetos e indicadores de desempenho estão alinhados às melhores práticas do Sistema CNC/Fecomércio/Sesc/Senac, colocando nosso Regional em posição de destaque entre diversas unidades participantes da categoria. Mais do que um troféu, essa premiação representa o reconhecimento nacional da gestão e dos processos educacionais na aplicação dos recursos do Programa Senac de Gratuidade de forma qualitativa”, celebra a Diretora.
Uma conquista que transforma
Em 2025, o Senac Maranhão formou mais de 10 mil alunos gratuitamente, reforçando seu compromisso com a inclusão social, o acesso ao conhecimento e a qualificação profissional que impulsiona o futuro do nosso estado e do país. Essa trajetória de impacto é parte fundamental do que motivou a vitória na categoria Impacta, destacando o papel transformador da instituição na vida de milhares de pessoas e comunidades, por meio da educação profissional e inspira a instituição a seguir inovando e superando desafios.
Informação: Senac MA
O SESI Maranhão recebeu, nesta quinta-feira (10/12), o prêmio The Best 2025 na categoria "Destaque Nacional de Programas de Robótica". O troféu foi entregue por Thiago Pontes, coordenador do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN) da FIEMA, a Pedro Henrique Diniz Carvalho, assessor do SESI.
Referência nacional em robótica educacional e de competição, o SESI Maranhão demonstrou excelência nas competições First Lego League (FLL), First Tech Challenge (FTC), First Robotics Competition (FRC) e STEM Racing. Desde 2020, seus alunos se destacam em torneios regionais, nacionais e internacionais.
Na temporada 2024/2025, o SESI organizou o maior torneio único de FLL do Brasil, com 102 equipes, incluindo participantes de nove estados e do projeto Prototipando Sonhos, que, em parceria com a FAPEMA, leva a robótica a estudantes de escolas públicas de todo o Maranhão.
Este ano, na FLL, quatro equipes competiram em Brasília e duas garantiram vagas em torneios na Califórnia (EUA) e Sidney (Austrália). Na STEM Racing, o SESI conquistou os prêmios de Marketing e de Carro mais Veloz, enquanto na FTC, venceu o Inspire Award e representou o Brasil em Houston (EUA). A trajetória do SESI Maranhão demonstra como a aprendizagem da robótica transforma a educação, produz inovação e molda o futuro.
A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) recebeu o prêmio de “Evento do Ano” no The Best 2025 pela realização da Expo Indústria Maranhão. Gilberto Matos, coordenador geral da Expo Indústria Maranhão, recebeu o troféu de Tânia Miyake, diretora da FIEMA e presidente do SINDIBEBIDAS. Tânia também foi homenageada com o troféu “Destaques Profissionais” pelo trabalho à frente do sindicato.
A Expo Indústria Maranhão é realizada a cada dois anos pelo Sistema FIEMA com correalização do Governo do Estado e do SEBRAE, e já entrou para o calendário de eventos de negócios do estado e está consolidada como a maior feira multissetorial do Norte e Nordeste.
Em sua 6ª edição realizada em 2025, celebrou 10 anos de história, reuniu 314 expositores, 104 palestrantes e mais de 63 mil visitantes. Com a discussão de um tema de alta relevância para as empresas, educação, mercado de trabalho e para o setor industrial em particular, “Inteligência Artificial – A nova revolução” colocou o estado na vanguarda ao discuti-lo com palestrantes nacionais e internacionais.
A Expo Indústria Maranhão 2025, que proporcionou a geração de R$ 318 milhões em oportunidades de negócios este ano, tornou-se um ecossistema que gera conhecimento e inovação; que conecta empresas, academia, profissionais e estudantes; e que projeta soluções para uma economia mais pujante e sustentável.
Informação: Fiema
Com aproximadamente 5000 atendimentos previstos só em São Luís, Hospital reforça compromisso com a redução das filas no Maranhão
São Luís (MA) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participará neste sábado, 13 de dezembro, do Dia E do projeto Ebserh em Ação. A iniciativa integra o Programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, que mobiliza os 45 hospitais universitários da Rede Ebserh com o propósito de ampliar o acesso da população a procedimentos especializados. Em todo o país, a previsão é de mais de 52 mil atendimentos. Já no HU-UFMA, serão ofertados aproximadamente 5000 atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias eletivas.
Esta é a terceira edição do projeto em 2025 e já supera em 53% a anterior, configurando-se como o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, “o Dia E simboliza o empenho de toda a Rede Ebserh em garantir que a população tenha acesso rápido e seguro a procedimentos essenciais. Estamos mobilizando nossas equipes com dedicação total para ampliar o cuidado especializado e contribuir de forma concreta para a redução das filas no Maranhão.”
As ações envolverão consultas, exames e procedimentos cirúrgicos voltados à população encaminhada pelos sistemas de regulação. A programação do mutirão no HU-UFMA contemplará atendimentos em diversas especialidades, reforçando o papel estratégico do hospital no cuidado especializado e de alta complexidade no Maranhão.
Os atendimentos seguirão a ordem de agendamento e serão destinados exclusivamente a usuários encaminhados pela regulação do SUS e pela regulação interna do HU-UFMA, sem oferta para demanda espontânea. A iniciativa reafirma o compromisso da instituição em contribuir para a redução das filas do Sistema Único de Saúde (SUS) e em ampliar o acesso aos serviços especializados.
Iniciativa
O Dia “E” integra o projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A ação tem como objetivo ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, contribuindo diretamente para a redução das filas do SUS.
Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o projeto mobiliza os hospitais universitários federais da Rede Ebserh em mutirões, turnos extras e participação ativa de residentes e estudantes. A iniciativa reforça o compromisso da estatal com a formação profissional, a assistência humanizada e as necessidades reais da população brasileira.
Dados nacionais dos últimos Mutirões
Na segunda edição, realizada em 13 de setembro, foram realizados nacionalmente 34.290 procedimentos em pacientes que aguardavam nas filas da regulação. O número de atendimentos superou em 15% a expectativa de 29 mil procedimentos para a ação. Ao todo, foram realizadas 1.666 cirurgias, 4.043 consultas e 28.581 exames e procedimentos.
Esse valor representa um aumento de 175% nos procedimentos realizados na primeira edição do mutirão, em 5 de julho, em que foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 mil cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais em todo o país.
Dados do Maranhão
No Maranhão, o HU-UFMA realizou o número total de 3.920 exames/procedimentos de imagem e 146 cirurgias na segunda edição, superando a primeira edição do mutirão de 2025, realizado em 05 de julho, quando foram totalizados 2.471 atendimentos. Sendo o hospital da Rede Ebserh que mais realizou atendimentos nas últimas edições.
Sobre a EBSERH
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Informação: HU-UFMA
Os amantes da literatura irão ganhar nos próximos dias uma obra literária épica, que viajou no tempo para buscar e resgatar as origens, do exímio contador de histórias e sindicalista, Alziro Ozeas Coelho, nascido em Alcântara/MA - município quilombola, em 1891, num cenário político em que as famílias e o trabalhador viviam oprimidos pela política vigente, que restringia a liberdade de organização sindical.
Trata-se do livro “A Saga do vovô Alziro” que será lançado pela escritora Lourdes Acosta, no próximo dia 12, às 17h30, no hall do edifício Turmalina, no Renascença, para reunir três grandes famílias descendentes.
A obra elucida e narra o mundo que circundou a vida do sindicalista que, em busca de um melhor porvir, se aventurou por lugares e se instalou em São Luís, do Maranhão, formatando ali a sua prole.
- O trabalho é fruto de um levantamento dos dados históricos sobre sua vida, de forma que fiquem conhecidas as conexões e a formação de sua descendência. É entremeada de resultados da metodologia de pesquisas “in loco”, online, depoimentos e entrevistas que veem sendo coletadas desde 2022, quando entrevistamos sua filha caçula, Maria da Graça, em São Luís do Maranhão. Na obra descrevemos suas aventuras, escolhas, irreverência, árvore genealógica e estórias por ele contadas, que aguçaram a imaginação dos seus netos, despertando o gosto pelo saber -, pontuou a autora.
De acordo com o psicólogo clínico José Raimundo Gomes, prefaciador do livro, a obra não nasceu apenas de lembranças, nasceu da urgência de preservar uma memória viva. “É uma memória que pulsa nas histórias contadas, nos nomes repetidos de geração em geração. A Saga do Vovô Alziro é mais do que uma homenagem escrita pela sua neta, é um mapa afetivo de onde viemos e de quem somos. No capítulo “As Origens”, a autora nos faz viajar até Alcântara, no Maranhão, para conhecer o berço de Alziro. Um cenário árido, ainda sob os efeitos do autoritarismo e da desigualdade do começo do século XX, molda a infância e juventude desse homem que se recusava a aceitar o destino imposto aos pobres e trabalhadores”, ressaltou.
Serviço:
Lançamento do livro “A Saga do vovô Alziro”
Autora: Lourdes Acosta (jornalista e escritora)
Data do evento: 12/12/2025.
Local: Edifício Turmalina, Renascença. São Luís/MA
Informação: Assessoria de Comunicação
.jpg)

.jpg)





%20da%20FIEMA.%20(Foto%20de%20Nestor%20Bezerra).jpeg)
.jpeg)

