Clientes podem contar com todos os canais digitais de atendimento da Distribuidora
![]() |
Os clientes que precisarem usar serviços da Equatorial Maranhão, durante o Carnaval, podem contar com os canais digitais de atendimento. |
Com a proximidade do Carnaval, a Equatorial Maranhão informa o funcionamento de seus serviços neste período, orientando os consumidores sobre o atendimento presencial e os canais disponíveis para os clientes durante o período da folia.
Atendimento presencial
As agências de atendimento presencial e os postos credenciados estarão fechados na segunda (16), terça (17) e na manhã de quarta-feira (18). O retorno às atividades será na tarde da quarta-feira de Cinzas (18), a partir das 13h, quando os pontos de atendimento voltam a receber os clientes normalmente.
E+ Reciclagem: postos fechados e planejamento antecipado
Os postos do programa E+ Reciclagem, destinados à troca de materiais recicláveis por bônus na fatura de energia, acompanharão o mesmo calendário de suspensão de atividades: sem funcionamento na segunda, terça e manhã de quarta-feira.
A Equatorial Maranhão orienta que usuários que desejam aproveitar o programa antecipem ou posterguem a entrega dos recicláveis, considerando que a retomada dos serviços também será às 13h de quarta-feira (18).
Vale lembrar que os resíduos deixados em frente aos postos fixos estão sujeitos a extravio, contato com chuva e outras intempéries, o que impede o correto encaminhamento para a logística de reciclagem. Por isso, a Distribuidora solicita que os clientes posterguem a ida aos postos até que seja possível realizar a entrega de forma adequada, garantindo a destinação correta dos resíduos e contribuindo efetivamente com o meio ambiente.
Canais digitais e atendimento 24h seguem à disposição
Para garantir suporte contínuo aos clientes durante o Carnaval, a Distribuidora ressalta que todos os seus canais de atendimento on-line, seguem funcionando 24 horas por dia, todos os dias, inclusive nos feriados.
Entre as opções disponíveis estão:
• WhatsApp da Equatorial Maranhão: número (98) 2055-0116, com a assistente virtual Clara, permitindo solicitar serviços como informar falta de energia, emitir segunda via de conta, consultar débitos, solicitar religação e outros serviços essenciais.
• Central de Atendimento 116: atendimento telefônico gratuito e contínuo 24h.
• Agência virtual e site da Equatorial Energia (www.equatorialenergia.com.br) - onde podem ser feitos serviços como emitir código para pagamento, solicitar religação, mudar data de vencimento, além de registrar solicitações sem necessidade de deslocamento.
Informação: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), promove, nos dias 13, 14 e 18 de fevereiro, pesquisa de demanda turística durante o período do Carnaval em São Luís. A ação tem como finalidade levantar informações estratégicas sobre o perfil dos visitantes que estiveram na capital maranhense durante as festividades.
A coleta de dados será realizada em locais de grande fluxo turístico, como o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, o Terminal da Ponta da Espera e a Rodoviária de São Luís. A metodologia de abordagem direta aos visitantes permite obter dados mais confiáveis sobre a movimentação turística e a experiência vivenciada no destino.
Entre os principais indicadores analisados estão a origem dos turistas, a faixa etária, a motivação da viagem, os meios de hospedagem utilizados, o tempo médio de permanência e o gasto turístico, além do nível de satisfação com o destino durante o Carnaval. Os resultados servirão como base para o planejamento de políticas públicas, apoio às decisões da Setur-MA e do trade turístico, bem como para a melhoria da infraestrutura, dos serviços e da organização de futuros eventos.
Para a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, a pesquisa reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento do turismo de forma planejada e sustentável.
“A pesquisa de demanda turística é fundamental para que o Maranhão avance com ações cada vez mais alinhadas às reais necessidades do visitante. Ao ouvir quem escolhe São Luís durante o Carnaval, conseguimos aprimorar a organização dos eventos, fortalecer os serviços turísticos e tornar o destino mais estruturado, competitivo e acolhedor”, destacou a secretária.
O coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, Igor Almeida, também ressaltou a importância do levantamento para a produção de inteligência turística no estado.
“O trabalho do Observatório é fornecer informações qualificadas para a gestão do turismo. A pesquisa durante o Carnaval contribui para o acompanhamento contínuo do setor e para a construção de políticas públicas mais eficientes e baseadas em evidências”, afirmou.
A aplicação dos questionários conta com a participação de pesquisadores de campo, que são estudantes dos cursos de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A iniciativa também contribui para a formação acadêmica dos alunos, que têm a oportunidade de vivenciar, na prática, atividades de pesquisa e análise do fluxo turístico.
Serviço
O quê? Pesquisa de demanda turística durante o Carnaval de São Luís 2026
Quando? 13,14 e 18 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 21h.
Onde? Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, Terminal da Ponta da Espera e Rodoviária de São Luís
Informação: Turismo MA
Para recepcionar os foliões que chegam ao Maranhão durante o período carnavalesco, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) realiza um receptivo especial nos dias 12 e 13 de fevereiro.
A ação acontece na ala de desembarque do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, mostrando a hospitalidade maranhense logo na chegada dos visitantes.
Durante o receptivo, os passageiros serão acolhidos com apresentações de grupos carnavalescos tradicionais, que levam música, cores e animação ao aeroporto. A iniciativa proporciona aos turistas um primeiro contato com as manifestações culturais do Maranhão e antecipa o clima de Carnaval no estado.
No dia 12 de fevereiro, a recepção aos visitantes ocorrerá nos períodos da manhã e tarde. Pela manhã, a recepção acontece nos desembarques dos voos de 10h45 a 11h10, e à tarde, de 14h05 a 14h25, com cada atração permanecendo em apresentação por uma hora, a partir do início da atividade.
A programação cultural do dia 12 contará, pela manhã, com o grupo Bicho Terra e, no período da tarde, com o Bloco Tradicional Os Apaixonados. As apresentações prometem envolver os visitantes com ritmos e expressões marcantes do Carnaval maranhense.
No dia 13, a recepção aos turistas será realizada novamente em dois períodos, também nos mesmos horários: 10h45 a 11h10 e 14h05 a 14h25. Pela manhã, a animação ficará por conta do Grupo Lamparina, enquanto à tarde, o público será recebido pelo Bloco Tradicional Os Foliões.
Programação Cultural do Receptivo:
12/02/2026 (quinta-feira)
Manhã – Bicho Terra
Tarde – Bloco Tradicional Os Apaixonados
13/02/2026 (sexta-feira)
Manhã – Grupo Lamparina
Tarde – Bloco Tradicional Os Foliões
SERVIÇO:
O quê? Receptivo no Aeroporto de São Luís com atrações carnavalescas
Quando? 12 a 13 de fevereiro, em diferentes horários (ver programação)
Onde? Saguão de desembarque do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís.
Informação: Turismo MA
Proposição foi de autoria da deputada Andreia Rezende
Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (9), a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) concedeu a sua mais alta honraria ao subsecretário de Turismo do Maranhão, Luiz Thadeu Nunes e Silva. A proposição da comenda foi de autoria da deputada Andreia Rezende (MDB), por meio da Resolução Legislativa 1.390/2025 e do Projeto de Resolução Legislativa 41/2025.
Em seu discurso, a parlamentar justificou a concessão da medalha, destacando os atributos do homenageado, assim como a sua importância para a divulgação do Maranhão pelo mundo afora.
“Um justo reconhecimento, uma medalha merecida para um homem que é um desbravador do mundo, um homem de personalidade forte, que passou por momentos muito difíceis, mas escolheu continuar lutando, escolheu continuar vivendo, escolheu continuar desbravando o mundo e desbravando a própria existência também. Hoje ele está como subsecretário da Secretaria de Turismo e tem levado o nosso Maranhão por onde anda e por onde escreve, que ele também é um homem da comunicação”, disse.
Luiz Thadeu é uma pessoa com deficiência. No entanto, a sua mobilidade reduzida foi um impulso para que ele escrevesse a sua história de superação de desafios, servindo como exemplo para outras pessoas que também buscam viver a vida com mais entusiasmo mesmo diante das adversidades.
“Para mim é uma grande honra estar aqui hoje recebendo a medalha Manuel Beckman, especialmente da deputada Andreia Rezende que, assim como eu, somos pessoas com deficiência. E nós vamos reunir neste plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, a Casa do Povo, uma grande quantidade de pessoas com deficiência para mostrar que nós temos possibilidade e garra de ir em qualquer lugar”, pontuou.
Presente à solenidade, o ex-deputado Stênio Rezende destacou a relevância do trabalho desenvolvido por Luiz Thadeu. “Realmente é uma medalha muito importante, uma honraria que, sem dúvida nenhuma, é merecida. Nosso queridíssimo amigo Luiz, subsecretário de Turismo, é uma pessoa muito culta, muito inteligente e que não tem limites para representar o Maranhão no mundo todo. É o maranhense que mais tem viajado o mundo. São mais de 100 países visitados, levando a nossa cultura, levando o nosso trabalho, levando toda a nossa história como bagagem e disseminando essa cultura maranhense pelo mundo. Além disso, ele vem fazendo um belíssimo trabalho também aqui no Maranhão, junto ao Governo do Estado”, destacou.
A mesma opinião foi compartilhada pelo secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo. “É um reconhecimento, pois ele é um homem batalhador, forte, que lutou contra um acidente que o deixou com mobilizada reduzida, mas não se entregou. Ele vai à luta, ele estuda, escreve, trabalha, contribui. É um grande homem que merece ser aplaudido pelas suas andanças pelo mundo”, afirmou.
Sobre o homenageado
Engenheiro agrônomo, escritor e globetrotter (viajante do mundo), Luiz Thadeu Nunes e Silva nasceu em São Luís, e é autor do livro “Das muletas fiz asas”, no qual conta histórias de suas viagens. É considerado o cidadão com mobilidade reduzida mais viajado do mundo e já visitou 151 países em todos os continentes.
É especialista em Economia Rural e MBA em Gestão Pública e Propaganda e Marketing. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Academia Brasileira de Letras, Ciências e Arte (ABRASCI), Academia Literária do Maranhão (ALMA), Academia Vianense de Letras (AVL) e da Academia Alcantarense de Letras (AAL).
Também atua como membro correspondente da Academia Guimaraense de Letras (AGL) e da Academia Barreirense de Letras e Arte (ABLAC). Atualmente subsecretário de Turismo do Maranhão, Luiz Thadeu escreve para 22 jornais, blogs e portais de notícias de diferentes cidades brasileiras, assim como jornais em Portugal e Angola.
Informação: Assembleia Legislativa
Iniciativa do Sebrae contribuiu para o aumento médio de 12% no faturamento das empresas participantes, que agora projetam movimentar mais de R$ 48 milhões em negócios.
“Uma verdadeira revolução”. É assim que a empreendedora Ana Luzia Alhadeff, CEO da Doce Pedaço, define os avanços alcançados pelo seu negócio com o apoio do programa Agente de Mercado, realizado pelo Sebrae Maranhão. Ao lado de outras empresas participantes, a Doce Pedaço conquistou espaço nas prateleiras de grandes compradores do estado, que atuaram como parceiros estratégicos na valorização dos pequenos negócios e dos produtos locais.
“Conseguimos identificar com mais clareza onde ainda havia lacunas no nosso posicionamento diante das novas expectativas de venda, além de compreender melhor o mercado e expandir com mais segurança. Houve um avanço significativo, pois pudemos reajustar nossos pontos fracos por meio da trilha de expansão promovida pelo programa”, destacou Alhadeff.
A importância desse trabalho de incentivo reflete-se nos resultados expressivos obtidos pelo programa em 2025: mais de R$ 3 milhões em negócios foram gerados entre os 205 empreendimentos atendidos no estado, o que representa um crescimento superior a 350% em comparação ao ano anterior. O Agente de Mercado também contribuiu para o aumento médio de 12% no faturamento das empresas participantes, que agora projetam movimentar mais de R$ 48 milhões em negócios.
Essa evolução é resultado direto do processo de aproximação comercial entre micro e pequenas empresas (MPEs) e potenciais compradores, facilitado pelo programa. Realizado ao longo de oito meses, o trabalho foi intermediado por consultores da área de marketing e vendas, que, ao atuarem como agentes de mercado, ajudaram os negócios a se qualificarem para novas oportunidades de aquisição de clientes.
Etapas - Na primeira fase de execução do programa, as empresas participantes passaram por uma análise, na qual foram avaliados aspectos como a qualidade dos produtos e serviços, além da estrutura e operação interna. A partir desse estudo, os agentes de mercado iniciaram a mentoria dos negócios para ajudá-los a alcançar maiores chances de vendas.
Na etapa seguinte, os agentes e a equipe de Mercado do Sebrae Maranhão promoveram a aproximação comercial entre as empresas fornecedoras (MPEs) e as compradoras, identificando aquelas com o melhor perfil para os produtos e serviços ofertados. Ao fim do programa, os negócios participantes receberam certificação e plano estratégico para auxiliá-los a continuar expandindo suas operações.
Com o apoio da iniciativa, a Perpolpas, empresa de polpas de frutas naturais do município de Mata Roma, conseguiu fechar negócio com grandes compradores, a exemplo da rede de supermercados Mix Pinheiro e do Empório Pinheiro, em São Luís. De acordo com Samilly Monteles, sócia-diretora da Perpolpas, o Agente de Mercado desempenhou um papel fundamental para o posicionamento da marca.
“O programa foi um grande facilitador, porque aproximou as empresas da Perpolpas. Além dessa aproximação direta, também tivemos encontros que reuniram empresários, compradores e ofertantes. Esses momentos geraram muito networking, porque, mesmo quando o pedido não era fechado na hora, as pessoas passavam a conhecer a marca e, depois, acabavam entrando em contato com a gente”, detalhou Samilly.
Para Lys Dayanna, sócia do Mix Pinheiro e do Empório Pinheiro, o programa foi uma excelente oportunidade de conhecer e apoiar fornecedores locais. “É muito importante valorizar esses negócios, pois eles contam com características específicas e uma regionalidade própria do nosso estado, o que faz com que tenhamos produtos únicos”, afirmou a sócia da empresa, que fechou parceria com três fornecedores por meio do programa.
A Bulldog Burguer, considerada a maior rede de hamburgueria do Maranhão, e a Nonno Giotto, restaurante de comida italiana da capital, também participaram do Agente de Mercado como compradores. De acordo com Felipe Oliveira, sócio-diretor das marcas, o programa otimizou a negociação com três empresas locais.
“O processo foi bem organizado, conseguimos receber todos os fornecedores que tínhamos interesse em conhecer, de acordo com seus mix de produtos. O legal é que foi possível escolher quais receber, assim otimizamos nosso tempo e dos fornecedores”, acrescentou Felipe.
Fortalecimento das micro e pequenas empresas maranhenses
O programa Agente de Mercado é voltado para o modelo de negócio business-to-business (B2B), ou seja, a iniciativa facilita exclusivamente atividades comerciais entre empresas, onde uma fornece produtos ou serviços a outra, em vez de ao consumidor final.
Em 2025, no Maranhão, o programa assistiu negócios dos segmentos de alimentos e bebidas; materiais de construção, e artesanato. Com novas oportunidades oferecidas por grandes compradores, que desempenharam um papel fundamental na iniciativa, essas micro e pequenas empresas garantiram uma melhoria expressiva no seu faturamento, através da aquisição de novos clientes ou do reposicionamento de produtos em novos mercados.
Oferecendo serviços estratégicos em 53 municípios do estado, o Sebrae Maranhão alcançou o 5º lugar em nível nacional no tempo de atendimento do Agente de Mercado, somando mais 4 mil horas. Para Luís Ferreira, gestor estadual do programa, os resultados positivos refletem o compromisso do Sebrae com o fortalecimento das micro e pequenas empresas maranhenses.
“O Agente de Mercado fortalece pequenos negócios maranhenses conectando-os diretamente a compradores qualificados. Por meio de consultoria e mentoria especializada, o programa foca no essencial: abrir novos mercados e garantir o crescimento sustentável do faturamento das empresas”, finalizou o gestor.
Informação: Sebrae MA
Alcoa lança diretrizes que fortalecem a inclusão, o respeito à identidade de gênero e práticas seguras no ambiente de trabalho
Janeiro, marcado nacionalmente como o Mês da Visibilidade Trans e Travesti, reforça a importância de reconhecer e valorizar a diversidade. Alinhada a esse compromisso, a Alcoa, gestora do Consórcio Alumar, anuncia o lançamento de suas Diretrizes para Transição de Gênero, documento que orienta práticas inclusivas e seguras no ambiente de trabalho, adaptadas à legislação brasileira e fundamentadas no valor "Cuidar das Pessoas".
As diretrizes estabelecem protocolos claros de acolhimento a pessoas trans, não binárias e/ou agênero. O documento garante desde o respeito ao nome social e aos pronomes em todos os sistemas internos, como crachás e e-mails, até o direito ao uso de banheiros e vestiários conforme a identidade de gênero autoidentificada.
Além do suporte psicossocial via programa "Conte Comigo", as diretrizes asseguram que ausências para consultas ou procedimentos médicos relacionados à transição sejam tratadas com a mesma naturalidade e direitos de qualquer outro cuidado de saúde.
O ano de 2025 consolidou o amadurecimento da agenda de diversidade na Alcoa, com foco no protagonismo da comunidade LGBTI+. Sob a liderança do EAGLE, grupo de inclusão que atua em parceria com as lideranças e o setor de recursos humanos, foram conduzidas 12 agendas institucionais que alcançaram todas as localidades da companhia. Nas sessões, ações como sensibilizações e diálogos foram promovidas com o objetivo de reforçar o ambiente de trabalho diverso e acolhedor, além do papel das pessoas aliadas na jornada de inclusão.
Em celebração ao mês do orgulho, o grupo EAGLE promoveu uma série de ações com foco em sensibilização, dentre elas uma agenda exclusiva com as lideranças da Alcoa, conduzida por Reinaldo Bulgarelli, secretário-executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, do qual a empresa é associada.
Já em setembro, a empresa foi reconhecida, mais uma vez, como uma das melhores empresas do Brasil para profissionais LGBTI+ trabalharem, atingindo a pontuação máxima (100) estabelecida pela Human Rights Campaign, o que evidencia a robustez e intencionalidade das práticas de inclusão e diversidade da companhia.
A presença de Nathália Fernandes na área de Gestão de Talentos da Alcoa Brasil simboliza a ocupação de espaços estratégicos por pessoas trans. "É sobre garantir que o funcionário tenha o apoio do RH e da liderança para planejar sua transição de gênero na empresa com dignidade, respeito e acolhimento", destaca Nathália.
Mais do que uma celebração em si, a Alcoa reafirma que a Visibilidade Trans é um direito e, por meio de iniciativas e práticas inclusivas como essas diretrizes, a empresa fortalece a relação entre pessoas, negócios e sociedade, e avança em suas ações de inclusão, diversidade e equidade de maneira intencional e contínua.
Informação: ALUMAR
Novo mecanismo de devolução aprimora rastreio de contas fraudulentas
Em menos de 10 minutos, o comerciante Carlos Henrique Silva, de 42 anos, morador de Bacabal, no interior do Maranhão, perdeu R$ 5,6 mil ao cair em um golpe do pix. O dinheiro, segundo ele, estava guardado para pagar fornecedores e despesas da família.
O golpe começou com uma ligação telefônica durante a tarde de trabalho. Do outro lado da linha, um homem se apresentou como funcionário do setor de segurança do banco e afirmou que havia uma compra suspeita sendo realizada na conta de Carlos. “Ele falou meu nome completo e disse que precisava confirmar alguns dados para evitar um prejuízo maior”, relata.
Assustado, o comerciante seguiu as orientações do suposto atendente. “Ele dizia que era urgente e que, se eu desligasse, o dinheiro seria todo retirado da conta”, conta. Na sequência, Carlos foi orientado a acessar o aplicativo do banco e realizar depósitos bancários via pix em uma conta que teria a função de “proteger” o valor.
“Ele disse que era só um procedimento temporário, que o dinheiro voltaria automaticamente”, afirma. Em poucos minutos, foram feitas quatro transferências. O golpe ficou evidente quando a ligação foi encerrada e o valor não retornou. “Quando percebi, o saldo estava zerado e ninguém mais atendia. Foi aí que caiu a ficha”, lamenta.
Ao procurar o banco, Carlos foi informado de que o dinheiro havia sido rapidamente transferido para diversas contas, o que dificultou a recuperação imediata. “Explicaram que o valor foi pulverizado e, por isso, as chances eram menores. Isso revolta, porque a gente trabalha duro para conquistar as coisas e depois perder assim”, desabafa.
Em 2025, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 24 milhões de brasileiros, isto é, 14% da população, foram vítimas de golpes via pix ou boletos falsos. O prejuízo é estimado em mais de R$ 28 bilhões. Os crimes mais comuns envolvem falsas centrais de atendimento, lojas virtuais falsas e perfis clonados no WhatsApp. “Espero que ninguém mais passe pelo que eu passei”, conclui Carlos. “É um sentimento de impotência muito grande”.
Mas recuperar o dinheiro em casos como o de Carlos pode ficar mais fácil a partir desta semana: já está em vigor o Mecanismo Especial de Devolução (MED 2.0), criado e regulamentado pelo Banco Central para combater golpes e fraudes envolvendo o Pix.
Na prática, o MED 2.0 aprimora o sistema anterior e faz o rastreamento do dinheiro em cadeia, indo além da primeira conta que recebeu o valor fraudado. O sistema, que pode ser acionado pelo próprio usuário, também prevê bloqueio preventivo de contas suspeitas e um botão de denúncia direto nos aplicativos bancários, facilitando a comunicação do consumidor.
A advogada e docente do curso de direito da Estácio, Clayrtha Gonçalves, reforça que a atualização traz mais eficiência ao processo. “Com o MED 2.0 é possível rastrear o caminho do dinheiro para além da primeira conta utilizada na fraude, identificando outras contas envolvidas”, completa.
CONSUMIDOR PODE ACIONAR BANCOS EM CASO DE GOLPE
As novas regras também reforçam direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Se as instituições financeiras não cumprem o MED 2.0 de forma eficiente, está caracterizada a falha na prestação de serviço, prevista no Código de Direito do Consumidor”, destaca Clayrtha. “Essa obrigação de reparar os danos fica ainda mais clara caso não sejam cumpridas as novas regras”, afirma.
Mesmo com o novo sistema, o consumidor deve acompanhar todas as etapas do procedimento. “O processo começa pela instauração da recuperação de valores, passa pelo rastreamento das contas, pelo bloqueio e pela tentativa de devolução”, orienta. Ela ressalta que a comunicação entre os bancos deve ocorrer em até sete dias. “Se houver descumprimento desse fluxo, o consumidor pode alegar falha na prestação do serviço”, pontua.
Informação: Cores Comunicação

.jpg)





