sábado, 27 de junho de 2026

A homenageada Elizabeth Rodrigues e Ceres Murad entre os deputados Wellington do Curso e Neto Evangelista.

Mais que uma solenidade bem prestigiada, uma celebração da importância do legado da educadora Elizabeth Pereira Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Educacional Dom Bosco, em prol da educação maranhense.

Elizabeth Rodrigues entre os filhos Isabella e Evandro com os netos.

Recentemente ela foi condecorada com a maior honraria do Legislativo Maranhense, a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman; homenagem mais que merecida e proposta pelo Dep. Wellington do Curso.

Fábio Carvalho, Graciana Cordeiro, Nathália Ramos e Igor Melo da UNDB.

Exultante e emocionada, Elizabeth Rodrigues agradeceu à família fazendo questão de enaltecer aqueles que a fortalecem em sua jornada, aos quais dedicou a homenagem: “Meus 5 netos, a quem devo minha nova concepção de mundo. Minha irmã de alma e de trabalho ao longo da vida. Ceres. Meus filhos Isabella e Evandro Luiz, com quem compartilho esta homenagem. Minha mãe Maria Izabel, aquela que criou o sonho. A responsável por nascer em mim a educadora. Meu Pai, Luiz Pinho Rodrigues, a inspiração dos princípios mais valiosos que um ser humano pode alcançar”.

O casal Isabella Rodrigues e Davi Caracas.


Seu discurso de agradecimento foi leve, culto e eloquente. E como boa professora de história que é, deu pinceladas históricas, citando grandes nomes da Grécia Antiga, educadores e oradores. De forma muito inspirada, Elizabeth Rodrigues prestou também um justo reconhecimento aos professores em sua missão de formar cidadãos: “Agrada-me o percurso da luz na escuridão, concebendo cada amanhecer: realiza-me o alcance da educação, que ilumina cada entendimento, trazendo um brilho único de esperança e renascimento, depois que se abre a janela”.

 A homenageada com o staff do Dom Bosco e UNDB.

Cercada por amigos, familiares e admiradores Elizabeth Rodrigues continuou a celebração em uma recepção animada que teve o cantor Papê Jr. como atração.


 Pepê Jr., Rodrigo Lauande e Meireles Jr.


Nordman Wall (Pres.Fapema) e Cecília Leite.


Zé Jorge e Beth Soares.


A cantora Fabrícia.


Wellington do Curso, Elizabeth e Nelson Fontinhas (DB / UNDB).


Elizabeth e Guilherme Frota.


O Conselheiro Nacional de Educação Mozart Ramos, Rebeca e Raíssa Murad com Rodrigo Lauande.


Danielle Vieira (InterMídia) e José Domingues Neto (Sedepe-MA)



Informação: InterMídia Comunicação Integrada 

Fotos / Meireles Jr. e Monteles

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Após resultado histórico no Canadá, segunda equipe busca nova conquista internacional

SÃO LUÍS – Após o desempenho histórico da equipe Unimate na Canada Cup Robotics, no Canadá, a robótica do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) se prepara para mais um desafio internacional. Na próxima segunda-feira (29), a equipe Gipsy Danger, da Escola SESI São Luís, embarca para representar o Brasil na Korea Open Invitational, que será realizada entre os dias 3 e 5 de julho, na Coreia do Sul.

O grupo garantiu a vaga após conquistar o 3º lugar na categoria Projeto de Inovação durante o Festival SESI de Educação, realizado em março, em São Paulo. Na temporada passada, a equipe participou do Western Edge Open, torneio internacional de robótica da FIRST LEGO League, na Califórnia, onde conquistou o prêmio “Motivate Award”, primeiro prêmio internacional da robótica maranhense, além de alcançar a 6ª colocação na classificação geral entre mais de 100 equipes.

Nesta temporada, a integrante Larissa Dutra destaca que a preparação foi intensificada desde a classificação nacional. “Tivemos uma grande preparação, desde o inglês até adaptar tudo para essa competição. Estamos nos preparando com um trabalho de qualidade, tudo em excelência, e esperamos ter resultados muito bons para conseguir trazer mais uma conquista para o Maranhão”, disse.

O técnico da equipe, João Lucas Lima, destaca que a preparação vai muito além da parte técnica. “Os alunos desenvolvem maturidade, aprendem a trabalhar em equipe, a conviver com pessoas diferentes e a reconhecer as habilidades de cada integrante para que todo o processo aconteça da melhor forma”, disse. 

Para a superintendente regional do SESI-MA, Regina Sodré, as conquistas internacionais refletem o impacto da robótica educacional na formação dos estudantes e destacam o trabalho desenvolvido pela instituição. “A robótica é uma ferramenta que ajuda os nossos estudantes a pensarem em soluções a partir de uma situação-problema. Ela desenvolve em nossos alunos raciocínio lógico, pensamento crítico, cooperação, além de preparação para o mercado de trabalho. Estamos esperançosos de trazer mais uma premiação para o nosso Estado”, concluiu.

Informação: Fiema 

Empresários conheceram soluções em saúde e segurança do trabalho, licenciamento ambiental e gestão para atender às exigências legais do setor

SÃO LUÍS – Diante da intensificação das fiscalizações trabalhistas e ambientais no setor de reparação automotiva, empresários e profissionais participaram, na quinta-feira (25), do workshop "NRs que Impactam o Setor Automotivo e Licenciamento Ambiental", promovido pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (SINDIREPA-MA), em parceria com o Sistema FIEMA e Sebrae-MA. O encontro apresentou orientações sobre as principais exigências legais e reuniu serviços e consultorias voltados à adequação das empresas, com foco na prevenção de passivos trabalhistas e ambientais.

Na abertura do evento, o superintendente da FIEMA e diretor regional interino do SENAI Maranhão, César Miranda, destacou a atuação integrada das instituições para apoiar os empresários. Segundo ele, além de serviços nas áreas de saúde e segurança do trabalho, qualificação profissional e inovação, o Sistema FIEMA também disponibiliza assessorias, consultorias e iniciativas voltadas à ampliação de oportunidades de negócios. "Estamos trazendo o Sistema S para oferecer apoio ao empresário, especialmente nos momentos de necessidade. Queremos mostrar o que o SENAI, o SESI e a FIEMA têm disponível para apoiar as empresas e ajudá-las a enfrentar os desafios do dia a dia", afirmou.

A presidente do SINDIREPA-MA e diretora da FIEMA, Leonor de Carvalho, explicou que o workshop foi organizado em resposta às dúvidas dos empresários diante das novas exigências trabalhistas e ambientais para o setor. Ela ressaltou que a adequação às exigências legais exige planejamento e investimentos, mas destacou que o objetivo das instituições é orientar o setor e facilitar esse processo. "Ao longo dos anos, o sindicato tem buscado não apenas defender os interesses das empresas, mas orientar os empresários sobre suas obrigações legais, ambientais e trabalhistas. Estamos aqui para mostrar os caminhos e construir soluções viáveis para que as empresas possam se regularizar", disse.

Além das orientações técnicas, a FIEMA colocou à disposição dos participantes serviços de assessoria jurídica gratuita, acesso a crédito e apoio institucional. A coordenadora técnico-executiva da Federação, Roberta Tanús, destacou que a entidade atua de forma integrada com instituições parceiras para fortalecer o setor produtivo e ampliar o suporte aos empresários em temas relacionados à regularização, competitividade e desenvolvimento empresarial. “Quando o SINDIREPA nos apresentou essa demanda, reunimos imediatamente todas as instituições parceiras para construir soluções conjuntas. Nosso objetivo é apoiar os empresários em todo esse processo”, afirmou.

SOLUÇÕES PRÁTICAS – Durante a programação, especialistas do SESI abordaram as principais Normas Regulamentadoras (NRs) aplicáveis às oficinas mecânicas, com destaque para o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), segurança em máquinas e equipamentos, ergonomia e prevenção de acidentes. Os palestrantes reforçaram que a segurança do trabalho deve ser encarada como uma ferramenta de gestão, capaz de reduzir acidentes, afastamentos e perdas de produtividade, além de proporcionar maior segurança jurídica às empresas.

O SENAI apresentou consultorias voltadas à adequação da NR-12 e ao licenciamento ambiental, orientando os empresários sobre requisitos relacionados à segurança de máquinas, gestão de resíduos, controle de efluentes, emissões atmosféricas e documentação exigida pelos órgãos ambientais. Já o Sebrae-MA destacou soluções subsidiadas para gestão, inovação e produtividade, por meio do Sebraetec, além de orientações sobre planejamento estratégico, formalização empresarial, enquadramento tributário, acesso ao crédito e organização dos negócios.

Para o empresário Abner Noronha Soares, proprietário de uma oficina mecânica no bairro São Cristóvão há 28 anos, o workshop trouxe esclarecimentos importantes sobre as exigências legais e os serviços disponíveis para apoiar o setor. "A gente veio em busca de orientação sobre as normas e certificações que precisamos cumprir. Fiquei surpreso com a quantidade de soluções que existem dentro do Sistema S. Saímos daqui com um norte, sabendo onde buscar apoio e quais são os próximos passos para fazer as adequações", afirmou.

Quem também aprovou a iniciativa foi Simão Pereira Costa, que atua há mais de dez anos no setor de reparação automotiva. Segundo ele, o encontro ajudou a esclarecer dúvidas e mostrou a importância de acompanhar as mudanças na legislação. "Hoje as exigências são muito maiores. A gente tinha muitas dúvidas e conseguiu esclarecer boa parte delas. Para quem quer continuar no mercado, é fundamental buscar informação e se manter atualizado", concluiu.

Informação: Fiema 

Especialistas apresentam soluções para alta performance

SÃO LUÍS – Empresários, engenheiros, gestores e profissionais da indústria participaram, na quinta-feira (25), do WEG Day São Luís, promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Região Metropolitana de São Luís e Mesorregião Norte do Maranhão (SINDIMETAL) em parceria com a WEG, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e a Elétrica Visão. Realizado no Observatório da Indústria, na sede da Federação, o encontro apresentou tecnologias destinadas ao aumento da produtividade, à modernização de processos e à competitividade do segmento industrial.

Ao longo da programação, especialistas abordaram temas ligados à transição energética, sistemas de armazenamento de energia (BESS), motores e redutores, acionamentos elétricos, digitalização de ativos, soluções para nobreaks e retificadores, segurança de máquinas conforme a NR-12, transformadores, além de serviços voltados à manutenção e ao desempenho de máquinas girantes. O cronograma também contou com apresentação institucional, participação da Elétrica Visão e momentos de integração entre os participantes.

O diretor da FIEMA e presidente do SINDIMETAL, Osvaldo Pavão, destacou que o evento cumpriu o propósito de aproximar o setor produtivo das tecnologias mais avançadas disponíveis para a indústria. "O WEG Day demonstrou que a inovação precisa caminhar ao lado da indústria maranhense. Reunimos empresas, especialistas e profissionais em um ambiente de troca de conhecimento, promovendo a competitividade do nosso parque industrial e ampliando o acesso a soluções que contribuem para maior eficiência, redução de custos e segurança operacional."

Representando a WEG São Luís, Ludmila Avelar ressaltou a importância da iniciativa para disseminar conhecimento técnico e estreitar o relacionamento com o mercado local. "Foi uma oportunidade de apresentar tecnologias desenvolvidas para atender aos desafios atuais da indústria. Compartilhamos experiências, mostramos aplicações práticas e reafirmamos o nosso compromisso de apoiar as empresas na busca por processos mais inteligentes, sustentáveis e eficientes."

Já o diretor operacional da Elétrica Visão, Franklin Nazareno, enfatizou o papel da parceria entre fornecedores e indústria na disseminação de soluções inovadoras. "Eventos como o WEG Day aproximam fabricantes, integradores e clientes, criando um ambiente favorável para a troca de experiências e o desenvolvimento de novos projetos. Essa integração contribui para que as empresas tenham acesso a tecnologias capazes de elevar o desempenho operacional e impulsionar a transformação industrial."

Além das apresentações técnicas, os participantes puderam esclarecer dúvidas diretamente com especialistas, conhecer aplicações voltadas ao ambiente fabril e ampliar o networking entre representantes de diferentes segmentos da cadeia.

Informação: Fiema 

As inscrições seguem abertas até o dia 30 de junho

SÃO LUÍS - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) está com inscrições abertas para vagas em cursos de Qualificação Profissional. Um edital oferece 50 vagas para formação em Mecânica de Climatização Residencial, em Itapecuru-Mirim, e outro 25 vagas para Operador de Computador, em Rosário, por meio do Programa SENAI de Gratuidade Regimental.

As oportunidades para o curso de Mecânica de Climatização Residencial estão distribuídas em duas turmas, nos turnos vespertino e noturno, com 25 vagas cada e carga horária de 220 horas.  O início das aulas está previsto para o dia 13 de julho com término em 28 de setembro de 2026.

O curso de Mecânica de Climatização Residencial tem como objetivo formar profissionais capazes de instalar e assegurar o funcionamento de sistemas de climatização residencial, seguindo as normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança no trabalho e com a utilização de tecnologias atualizadas e eficientes. As aulas serão ministradas com carga horária diária de 4 horas, totalizando 20 horas semanais, e ocorrerão nas instalações da Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Coelho Neto, n° 432, Centro, no município de Itapecuru Mirim.

As inscrições para o curso de Mecânica de Climatização Residencial devem ser realizadas presencialmente até o dia 30 de junho de 2026, na mesma unidade em Itapecuru-Mirim, com atendimento das 08h às 12h e das 13h30m às 17h. O processo seletivo ocorrerá por ordem de chegada dos candidatos, considerando o limite de vagas disponíveis.

o curso de Operador de Computador tem como objetivo formar profissionais capazes de operar computadores de acordo com normas técnicas, de qualidade, saúde, segurança e princípios de tecnologia da informação sustentável (TI verde).  As inscrições devem ser realizadas presencialmente até 30 de junho, no SENAI Rosário, com atendimento das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Para os dois cursos, no ato da inscrição o candidato deve apresentar os originais e cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, uma foto 3x4 recente, além da declaração de matrícula ou certificado de conclusão do Ensino Médio e autodeclaração de baixa renda.

Os editais na íntegra estão disponíveis no site do SENAI Maranhão acessando a aba Processos Seletivos – Alunos.  O resultado oficial do processo seletivo será divulgado no dia 3 de julho de 2026, por meio do endereço https://www.fiema.org.br/senai.

Informação: Fiema 

Avanço da rede de atendimento no estado é impulsionado pelo programa Cidade Empreendedora do Sebrae.

O Maranhão alcançou uma marca histórica no incentivo aos pequenos negócios: o estado acaba de atingir a marca de 200 Salas do Empreendedor em funcionamento. Com a inauguração da unidade de Conceição do Lago-Açu, nesta quinta-feira (25), os maranhenses passam a contar com uma das maiores redes de desenvolvimento local do país, que desburocratiza a formalização de empresas e leva serviços gratuitos direto a quem trabalha por conta própria.

A celebração desse recorde trouxe outra novidade para a região: a chegada da primeira Sala do Empreendedor Rural do Maranhão, instalada em Pedreiras, nesta quarta-feira (24). O espaço é voltado exclusivamente para dar suporte especializado a agricultores familiares, pescadores e extrativistas, respeitando a rotina e as necessidades de quem produz no campo.

Para quem está na linha de frente do comércio nos municípios, a presença física desses locais transforma o cotidiano dos negócios. “A inauguração desses espaços mostra que o empreendedor não está sozinho. E que o Sebrae juntamente com os seus parceiros estratégicos, provam que o empreendedor local tem grandes oportunidades de desenvolver seus negócios e participar da economia local”, destaca Maripê Pacífico, empreendedora e líder do Território Médio Mearim.

Programa Cidade Empreendedora

O avanço da rede no estado é impulsionado pelo programa Cidade Empreendedora do Sebrae, que há sete anos estrutura o suporte aos pequenos negócios no território maranhense. Desde então, as Salas do Empreendedor já registraram mais de 196 mil atendimentos e renderam ao Maranhão dezenas de premiações nacionais.

Entre 2022 e 2026, as Salas do Empreendedor do estado conquistaram 216 reconhecimentos pelo Selo Sebrae de Referência em Atendimento. Ao todo, foram 41 Selos Diamante, 106 Ouro, 48 Prata e 21 Bronze, conquistas que consolidam o estado como referência no suporte e acolhimento aos pequenos negócios.

Diante do sucesso do modelo, um novo convênio foi assinado com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) durante a solenidade da Sala 200, para garantir novos equipamentos tecnológicos e melhorias para modernizar o atendimento em mais 24 municípios.

“Chegar a esse marco carrega um significado que vai além de métricas quantitativas: representa a materialização de um processo estratégico de descentralização do desenvolvimento, ampliando o acesso à formalização e ao crédito para além dos grandes eixos do estado”, celebra Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae Maranhão.

A prefeita de Conceição do Lago-Açu, Elcilene Pinheiro, também reforçou o impacto social da conquista. “Aqui vamos oferecer conhecimento, orientação e ferramentas para que os nossos empreendedores possam se atualizar, inovar, melhorar a gestão dos seus negócios e enfrentar os desafios do mercado com mais preparo. É um espaço pensado para gerar oportunidades, estimular o aprendizado e contribuir para que as empresas evoluam de forma sustentável”, apontou.

Sala Parceiro

A rede também ganhou força com a chegada da Sala Parceiro Sebrae, inaugurada junto à Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pedreiras (ACIAP), na quarta-feira (24). A iniciativa une forças com o setor produtivo urbano para ampliar o acesso a treinamentos, oficinas e orientações empresariais. 

“Será um ponto de encontro para capacitações, treinamentos, oficinas e ações voltadas ao desenvolvimento das empresas que já acompanhamos e também daquelas que buscam crescer e se aperfeiçoar”, pontua José Leônio Sampaio, presidente da associação.

A estratégia busca cobrir todas as frentes econômicas do estado, dividindo o foco entre o desenvolvimento urbano e a valorização das riquezas do interior. Em Pedreiras, a prefeita Vanessa Maia celebrou o pioneirismo do novo espaço agrícola. 

“Esse espaço chega para fortalecer ainda mais os nossos agricultores, levando orientação, apoio e novas oportunidades para que eles possam enxergar cada vez mais o potencial empreendedor das suas atividades. Vamos seguir trabalhando juntos para valorizar quem produz”, afirma.

Trabalho conjunto

A consolidação desse modelo em todo o território reflete um esforço conjunto para descentralizar o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda diretamente nas pequenas comunidades. Karina Fonseca, subsecretária de estado de Indústria e Comércio do Maranhão, avalia que o resultado "representa uma parceria sólida entre o Governo do Estado e o Sebrae, que reafirma o compromisso de levar oportunidades, orientação e apoio aos empreendedores de todas as regiões".

Apoio aos pequenos negócios

No dia a dia, a Sala do Empreendedor funciona como um balcão único de soluções onde o cidadão resolve burocracias, formaliza microempresas, emite documentos e recebe consultorias de planejamento gratuitas. 

O Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, resume o propósito da expansão. “As entregas feitas pelo Sebrae Maranhão têm um objetivo em comum: estar mais perto de quem empreende. Com a Sala do Empreendedor Rural, fortalecemos quem produz no campo. Com a Sala Parceiro Sebrae, ampliamos o acesso dos pequenos negócios urbanos à orientação. E, com a inauguração da Sala 200, celebramos a consolidação de uma rede que demonstra que em todo território maranhense, os empreendedores podem contar com o apoio do Sebrae”, conclui.

Informação: Sebrae MA 

Valorizando o trabalho da equipe, hotel boutique comemora reconhecimento em plataforma mundial de viagens enquanto finaliza investimentos em espaço para eventos e academia

O hotel Vila Aty, localizado no vilarejo de Atins, em Barreirinhas (MA), conquistou pelo quinto ano consecutivo o prêmio Travelers' Choice, concedido pelo Tripadvisor, uma das maiores plataformas de viagens do mundo. O selo é atribuído aos 10% melhores estabelecimentos cadastrados no site, com base em avaliações de viajantes. O título reafirma a consistência do empreendimento e celebra a equipe que torna possível essa trajetória de excelência, composta majoritariamente por maranhenses.

Para os sócios-diretores do Vila Aty, os empresários Saulo Prazeres e Jethro Raposo, a premiação reforça que capacitar continuamente a equipe é uma decisão acertada. “Sabemos que esse reconhecimento é fruto da fidelidade de Deus, do empenho da nossa equipe e da confiança de cada hóspede que passou por aqui. Seguimos firmes, servindo com excelência e buscando fazer cada vez melhor”, avalia Prazeres. 

O quinto título chega em um momento de expansão do hotel. Ainda em 2026, está prevista a entrega de dois novos espaços: uma área voltada a eventos variados, entre eles encontros corporativos, treinamentos e ações de desenvolvimento de equipes, e uma academia exclusiva para hóspedes. Os investimentos diversificam a oferta de valor do empreendimento, unindo conveniência para negócios e bem-estar. 

O Vila Aty opera com proposta de experiência completa. Indo além de hospedagem de alto padrão, conta ainda com o restaurante Okarú, que traduz em cardápio os ingredientes e sabores da culinária regional e contemporânea, e a Gaivota Eco Tur Hub, agência de experiências turísticas que fomenta o turismo ecológico na região dos Lençóis Maranhenses. O compromisso com a sustentabilidade permeia todas essas frentes, com medidas que vão da geração de energia solar e uso de estação própria de tratamento de esgoto à priorização de mão de obra local.

Sobre o Vila Aty

Situado no vilarejo Atins, a 350 metros da praia e a apenas 2,5 km de distância do início das dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses, o Vila Aty é um lugar para se conectar com a natureza e a cultura local. Inaugurado em 2020 e expandido em 2023, o hotel possui 20 suítes de alto padrão equipadas com varanda e enxoval premium, além de estrutura de lazer completa que inclui duas piscinas, playground, áreas verdes e quadra.

Informação: Vieira - Assessoria de Imprensa