A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do curso de Turismo do Campus São Luís, a Vale e a Social Tech Reapp Mobi, realizaram mais uma etapa do Projeto Rota Guardiões no Parque Botânico São Luís, no Complexo da Vale. A iniciativa fortalece o potencial turístico da região do Itaqui-Bacanga, sob a perspectiva da sustentabilidade estratégica, por meio da formação gratuita de jovens condutores de turismo de base comunitária.
Realizado com metodologia da ReappMobi e assessoria técnica da UFMA, o Rota Guardiões conecta a juventude local com políticas públicas, a exemplo da educação ambiental, valorização cultural, geração de renda e o protagonismo comunitário. A próxima atividade do projeto será um FAMTUR, no dia 31 de julho deste ano. O projeto oferta aos participantes oficinas, visitas técnicas e intervenções temáticas feitas por profissionais do mercado turístico.
Criada no Maranhão, a Reapp Mobi promove a conexão de organizações sociais, comunidades, empresas e doadores por meio de uma plataforma digital de captação de recursos, governança territorial e monitoramento de impacto social. Durante três meses, os jovens, todos moradores da região Itaqui-Bacanga, participam de atividades teóricas e técnicas sobre o potencial estratégico do turismo de base comunitária local e estadual.
Para a professora do Curso de Turismo da UFMA, Mônica de Nazaré Araújo, “o Rota Guardiões é um projeto que capacita jovens condutores do Itaqui-Bacanga, com foco no roteiro de visitas ao Sítio do Tamancão e nas praias da Guia, do Amor e Cajueiro, a partir de uma visão comum do uso sustentável da paisagem natural, do senso de pertencimento local e da valorização da cultura”, disse a docente. “Os alunos aprendem ainda sobre a importância da participação comunitária no processo da governança local considerando a gestão territorial e a própria dinâmica do turismo de base comunitária”, concluiu a professora.
Vale - A gerente de Gestão de Territórios na Vale, Débora Ferreira, destacou que, construir uma rota de turismo de base comunitária no Itaqui-Bacanga com jovens moradores é uma oportunidade de desenvolvimento, a partir da convivência da região portuária com a comunidade de forma segura e sustentável. “A iniciativa é muito relevante ao promover ainda a articulação entre a sociedade, UFMA e empresas para apoiar o desenvolvimento a partir de jovens que moram e vivenciam a riqueza do território Itaqui-Bacanga”, afirmou a gestora.
O diretor executivo da ReappMobi, Jovemar Júnior, explicou que o Rota Guardiões: Itaqui-Bacanga nasce para transformar território em potência, juventude em protagonismo e memória local em experiência turística. “O projeto conecta comunidade, perspectivas de sustentabilidade e geração de renda por meio do turismo de base comunitária. Jovens do Itaqui-Bacanga estão sendo preparados para conduzir visitantes por paisagens naturais, histórias e muitos saberes que revelam uma outra São Luís”, finalizou.
Praias e Manguezais - O projeto valoriza o turismo sustentável na região das praias, nos manguezais, as identidades culturais e os modos de vida locais, muitas vezes invisibilizados. Cria ainda uma rota de pertencimento, de cuidado ambiental e de valorização territorial. Uma jornada coletiva para colocar o Itaqui-Bacanga no mapa do turismo sustentável do Maranhão. Aluno do projeto, Yuri El Din, afirmou que, essa experiência está permitindo a ele enxergar a área Itaqui-Bacanga de um modo muito mais profundo e significativo.
“A cada atividade, visita técnica e aprendizado, percebo o quanto nosso território é rico em cultura, história, beleza natural e pessoas que carregam saberes valiosos. O impacto na área vai além do fortalecimento do turismo de base comunitária, pois desperta nas comunidades o sentimento de pertencimento, valoriza a identidade local e incentiva a preservação junto aos moradores, movimentando a economia local por meio das iniciativas comunitárias e mostrando que o desenvolvimento pode acontecer sem perder a essência do território. O projeto está plantando sementes de transformação que podem contribuir para um futuro mais sustentável, participativo e valorizado para toda a área Itaqui-Bacanga”, destacou.
A acadêmica do Curso de Turismo da UFMA, Ingrid Privado, disse que a experiência de participar do projeto é muito enriquecedora. "Compreendi mais sobre a importância do turismo de base comunitária e o seu papel no fortalecimento das comunidades locais. Nos permite compartilhar conhecimentos com os guardiões, destacando a importância da preservação do patrimônio natural, cultural e histórico. Essa vivência tem ampliado minha visão sobre o turismo sustentável e a valorização das identidades locais. É uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências muito significativa. Estou muito grata por fazer parte dessa ação”, finalizou.
“Muito importante poder visitar este teatro que é um ícone para o país e poder olhar esta obra de extrema importância para a restauração do patrimônio histórico e cultural do Maranhão”, destacou Sydnei Menezes, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), durante visita ao Teatro Arthur Azevedo (TAA), que passa por sua reforma mais importante dos últimos 30 anos.
Sydnei Menezes integrou a comitiva de cerca de 20 presidentes nacionais do CAU que realizaram visita às obras realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov) no TAA, no Centro Histórico de São Luís, na última sexta-feira (19).
Durante a passagem pela capital maranhense, os presidentes - que participavam da 62ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo das Unidades Federativas, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão (CAU-MA) - elogiaram a reforma feita pela Segov e o impacto que a revitalização irá refletir tanto na cultura quanto no turismo local.
Um dos elogios foi feito por Gerardo Fonseca, presidente do CAU no Piauí, que agradeceu o convite para a visita técnica. “Ficamos impressionados com a qualidade do projeto e, claro, com a qualidade da obra realizada pela Segov e pelo Governo do Maranhão. E em como esse restauro irá trazer de volta para a sociedade um teatro ainda mais moderno, acessível e que não vai deixar a dever a nenhum outro teatro no Brasil. É um orgulho para todos!”, destacou.
Segundo teatro mais antigo do Brasil em funcionamento e um dos principais monumentos da cultura maranhense, o Teatro Arthur Azevedo está com reforma em estágio avançado, com previsão de entrega para o próximo mês de julho.
“Foi uma honra muito grande poder receber todos estes representantes do CAU. E poder compartilhar com eles esta importante obra, uma das mais aguardadas pela população. E muito em breve, iremos fazer esta entrega, destacando mais uma vez a importância do TAA para a sociedade”, pontuou Lena Brandão, secretária adjunta de projetos e orçamentos da Segov.
Reforma do TAA
Prestes de celebrar seus 209 anos de história, o TAA, devido sua importância histórica e cultural, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1974 e pelo Governo do Estado do Maranhão desde 1986. Além disso, é parte integrante da área reconhecida como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), desde 1997, em São Luís.
Equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), o teatro conta, em sua reforma, com requalificação estrutural, restauro de elementos históricos, modernização técnica como iluminação e sonorização e a implantação de um novo sistema de climatização.
Um dos diferenciais desta nova reforma é a garantia de mais acessibilidade em vários ambientes do TAA, como melhoria nos camarins, bilheteria e banheiros, além de acrescentar plataformas elevatórias para o palco, rampas de acesso, poltronas para pessoas com obesidade e sinalização tátil. A obra visa, também, reforçar a preservação histórica do TAA, com a manutenção das características originais e, ainda, a troca dos tecidos da caixa cênica.
As inscrições seguem abertas até o dia 30 de junho
SÃO LUÍS – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), por meio do Processo Seletivo n° 11/2026, está com vaga aberta para o cargo Analista Superior A – Gestão de Pessoas. A oportunidade é para São Luís. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho.
Entre os requisitos para vaga, o candidato precisa ter Ensino Superior Completo em uma das áreas a seguir: Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos ou áreas correlatas. Todos os cursos deverão ser reconhecidos pelo MEC. Além disso, é necessário experiência mínima de seis meses na área de Gestão de Pessoas (administração de pessoal).
O cargo possui contrato por prazo indeterminado, com carga horária de 220 horas mensais e salário de R$ 4.380,11, além de benefícios como auxílio-alimentação, plano de assistência médica, seguro de vida e vale-transporte. O processo seletivo será composto pelas etapas de análise documental (remota), etapa prática com estudo de caso e entrevista presencial.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de junho, exclusivamente pelo site do Instituto Euvaldo Lodi, responsável pela execução do processo seletivo. Para confirmar participação, o candidato deve efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 90,00 até o dia 1º de julho. O edital do Processo Seletivo SENAI 11/2026 está disponível na íntegra no endereço site do seletivo. O resultado será divulgado no dia 31 de julho.
Informação: Fiema
Mais de 2 mil participantes percorreram trajetos de 4 km e 8 km na área operacional do terminal aeroportuário no sábado (20)
A noite do último sábado (20) foi marcada por mais uma edição de uma das experiências esportivas mais exclusivas do Maranhão. A terceira edição da Santander Track&Field Run Series – Motiva Aeroportos, realizada no Aeroporto de São Luís, reuniu mais de 2 mil corredores para percorrer trajetos de 4 km e 8 km na pista onde normalmente acontecem as operações de pouso e decolagem.
A corrida proporcionou aos participantes a oportunidade de vivenciar o aeroporto por uma perspectiva única. A estrutura do evento contou com arena de concentração, pontos de hidratação, equipe médica, apoio operacional e atrações culturais antes e depois da largada, com apresentação de brincantes do Bumba-meu-Boi e show da cantora maranhense Thaís Moreno.
Para o gerente do Aeroporto de São Luís, Marcelo Angelim, o sucesso do evento é resultado de um amplo trabalho de planejamento e mobilização das equipes envolvidas. “É um evento muito grande, que exige de toda a equipe do aeroporto empenho, organização, planejamento e engajamento para entregar uma experiência segura, organizada e inesquecível para os participantes. Depois de preparar toda essa estrutura e ver a pista do aeroporto, normalmente utilizada para pousos e decolagens, sendo entregue aos corredores para viverem essa experiência única, é algo extremamente satisfatório para nós”, destaca.
Corredores disputaram o pódio nas provas de 4 km e 8 km
Os participantes competiram nas categorias feminina e masculina, com premiação exclusiva para o pódio das provas de 4 km e 8 km. Entre os destaques da competição esteve a nutricionista Karyne Figueredo, de 30 anos, primeira colocada do pódio feminino de 8 km. “Já é a minha terceira participação. Corro desde a primeira edição e percebo que, a cada ano, mais pessoas abraçam a ideia e vêm viver pela primeira vez a experiência de correr na pista do aeroporto. Já participei de muitas corridas, mas essa tem algo especial. Poder correr no Aeroporto de São Luís, na minha cidade, vale muito a pena”, afirmou.
Outro atleta que comemorou um resultado especial foi Weden Carlos, de 40 anos, primeiro colocado do pódio masculino de 4 km. Corredor há cerca de dez anos, ele participa do circuito desde sua primeira edição e já conquistou o pódio na edição de 2024. “Na primeira vez que participei, fiquei em terceiro lugar. Agora consegui conquistar o primeiro. É uma sensação maravilhosa. A gente normalmente treina nas ruas, dividindo espaço com carros e bicicletas. Aqui é diferente. Como não há trânsito, temos mais liberdade para correr e extrair o melhor da gente”, destacou.
Ao final dos percursos, todos os participantes receberam medalha comemorativa, camiseta finisher e kits exclusivos do circuito Track&Field Run Series. Ao longo da noite, o público também teve acesso a estandes de massagem e hidromassagem, trancistas profissionais e barracas de comidas e bebidas.
Com mais uma edição concluída, a Corrida do Aeroporto reforça sua posição como um dos eventos esportivos mais aguardados de São Luís, reunindo esporte, entretenimento e a oportunidade única de correr na área restrita da porta de entrada aérea da cidade.
Sobre o Aeroporto de São Luís: Atende a capital maranhense com voos para os principais centros urbanos do país, sendo um elo essencial para o turismo e o desenvolvimento econômico do Maranhão. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.
Sobre a Motiva: Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 48 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.
Informação: Motiva
A Olimpíada de Matemática do Estado do Maranhão (OMEM), promovida pela Universidade Federal do Maranhão, está com inscrições abertas para sua segunda edição. A competição é destinada para alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, regularmente matriculados em instituições maranhenses públicas ou privadas. A iniciativa visa ao estímulo do aprendizado, tendo como instrumento a matemática para crianças e adolescentes, buscando o fortalecimento da educação regional.
As inscrições vão de 17 de junho a 7 de agosto, são gratuitas e feitas em etapa única, podendo ser realizadas exclusivamente pelo professor responsável pela escola participante, por meio do site oficial da OMEM, utilizando seu código INEP de identificação escolar.
A iniciativa conta com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC), do Instituto Estadual de Educação, Tecnologia e Ciência do Maranhão (IEMA), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), e da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM).
O coordenador geral da OMEM, Arlane Vieira, destaca o impacto positivo da promoção do evento na formação acadêmica e profissional dos estudantes maranhenses. “A OMEM contribui para que estudantes de diferentes regiões do Maranhão tenham acesso a experiências acadêmicas de qualidade, ampliando oportunidades e valorizando o potencial existente nas escolas públicas e privadas do estado. Ao se preparar e participar da OMEM, os estudantes desenvolvem habilidades que vão muito além dos conteúdos escolares. Eles aprendem a analisar situações, formular estratégias, tomar decisões, testar hipóteses e justificar seus raciocínios”.
Sobre a prova
A avaliação conta duas etapas: a primeira fase, no dia 12 de agosto, em que os estudantes vão solucionar quinze questões de múltipla escolha; a segunda fase, no dia 23 de setembro, contará com cinco questões discursivas. Serão classificados para a segunda fase os estudantes que obtiverem pontuação superior a 0 e estiverem entre os 10% com melhor desempenho em cada nível, mediante arredondamento para o número inteiro imediatamente superior, considerando-se exclusivamente o total de participantes que realizaram a prova da primeira fase na respectiva escola, observado o mínimo de um estudante classificado por nível.
A prova tem três níveis de organização: nível 1, voltado para estudantes do 6º ao 7º ano do ensino fundamental, nível 2, com estudantes do 8º ano e 9º ano ensino fundamental, e nível 3, para estudantes do ensino médio, do 1º ao 3º ano.
Os alunos com melhores resultados receberão reconhecimento pelos feitos e incentivo para participação em campeonatos de âmbito nacional e internacional, evidenciando a valorização do interesse pela Matemática. Haverá distribuição de medalhas, certificados e menções honrosas. Cada categoria terá 186 medalhas distribuídas, e haverá premiações especiais para meninas, quilombolas e indígenas.
Professores que se destacarem na organização da Olimpíada de Matemática do Estado do Maranhão e obtiverem bons resultados provenientes dos seus alunos, também terão reconhecimento, recebendo certificados e premiações especiais.
Para mais informações e demais dúvidas, acesse o regulamento oficial da Olimpíada de Matemática do Estado do Maranhão (OMEM).
Outros canais de comunicação: e-mail: omemoficial@gmail.com e site: https://omem.ufma.br/
Informação: UFMA
Promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), a campanha Junho Laranja é dedicada à conscientização e à prevenção de queimaduras em todo o país. No Maranhão, a iniciativa conta com o apoio da Equatorial Maranhão, em parceria com a Associação Maranhense de Apoio a Sobreviventes de Queimaduras (AMASQ), responsável pela mobilização no estado.
Em 2026, a campanha traz o tema "Trabalho seguro sem queimaduras: prevenção é o melhor equipamento de proteção", reforçando a importância da adoção de práticas seguras, tanto no ambiente de trabalho, quanto nas atividades do dia a dia.
Nesse contexto, a Equatorial Maranhão destaca a importância dos cuidados com o uso seguro da energia elétrica, considerando que acidentes envolvendo eletricidade podem causar lesões graves quando não há prevenção adequada.
Para Maxinard Costa, Engenheiro de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão, a atenção às medidas de segurança deve ser permanente, especialmente em ambientes profissionais. "A prevenção precisa estar sempre em primeiro lugar. O uso correto de equipamentos de proteção, a não realização de improvisações em instalações elétricas e o cumprimento dos procedimentos de segurança são atitudes essenciais para reduzir riscos. A informação e a conscientização são fundamentais para evitar acidentes e preservar vidas", afirma o especialista.
Cenário no Maranhão
De acordo com dados do DATASUS, entre 2021 e 2025, o Maranhão registrou 88.481 internações relacionadas a queimaduras e lesões causadas por fogo, calor, eletricidade e substâncias quentes. No período, o estado apresentou o maior número de internações por queimaduras na região Nordeste.
Nos últimos cinco anos, foram registradas no estado mais de 200 internações por queimaduras decorrentes de acidentes de origem elétrica. Imperatriz está entre os municípios com maior número de casos nesse período. É importante destacar que esses dados consideram apenas os atendimentos registrados no Sistema de Informações Hospitalares do SUS.
Orientações para prevenção de acidentes
Os acidentes com energia elétrica podem ser evitados com a adoção de medidas simples de segurança. Além do risco de choques, falhas em instalações elétricas também podem provocar incêndios e explosões, situações que podem resultar em queimaduras graves.
Para reduzir esses riscos, a Equatorial Maranhão reforça algumas orientações importantes:
• Nunca se aproxime ou toque em fios caídos ou partidos. Ao identificar essa situação, mantenha distância e acione a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão pelo número 116;
• Não realize intervenções na rede elétrica nem ligações irregulares. Além de proibidas e ilegais, essas práticas aumentam significativamente o risco de choques, curtos-circuitos e incêndios;
• Sempre contrate profissionais qualificados para realizar instalações, manutenções e adequações elétricas;
• Não use equipamentos com fios danificados, emendas improvisadas ou sinais de aquecimento, pois podem causar falhas e até incêndios;
• Antes de qualquer manutenção, desligue a energia no disjuntor geral, sempre que houver segurança para realizar a ação;
• Não sobrecarregue tomadas com vários aparelhos conectados simultaneamente, reduzindo o risco de superaquecimento e incêndios;
• Mantenha crianças afastadas de tomadas e instalações elétricas, utilizando protetores adequados;
• Em ambientes de trabalho, utilize corretamente os equipamentos de proteção e siga os procedimentos de segurança, especialmente em atividades com risco elétrico.
Movimento VC+ Seguro
Por meio do movimento "VC+ Seguro", a Equatorial Maranhão promove ações educativas com orientações práticas e conteúdos informativos sobre os cuidados necessários para evitar acidentes com a rede elétrica. A iniciativa reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança no dia a dia de todos.
Informação: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
Com estrutura climatizada e filmes para toda a família, o Cine CAIXA CAP traz a experiência do cinema; iniciativa estará em Sítio Novo de 23 a 24 de junho
Assistir a um filme no cinema ainda é um privilégio distante para milhões de brasileiros fora dos grandes centros urbanos. No Maranhão, porém, essa prática ganhou novos contornos nos últimos dias, quando várias cidades do Estado passaram a receber o Cine CAIXA CAP, iniciativa com objetivo de democratizar o acesso à cultura, levando a emoção da telona até a população. Com sessões gratuitas e direito a pipoca e refrigerante inclusos, o projeto da CAIXA Capitalização, que ocorre em parceria com o Ministério da Cultura e é organizado pelo Instituto Acerte, transforma praças e espaços abertos em sala de cinema.
Nos dias 23 e 24 de junho, o projeto desembarca em Sítio Novo e receberá a população na rua do Aeroporto, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) José Medrado.
A programação do Cine no estado maranhense contempla ainda a cidade de Porto Franco, 26 e 27 de junho.
Acesse o site cinecaixacap.com.br para saber o endereço onde a carreta permanecerá em cada município.
A temporada no Maranhão marca a 3ª edição do Cine CAIXA CAP, que também passou por Tocantins e Pará neste ano. Em edições anteriores, o projeto percorreu Minas Gerais, em 2024, e estados do Nordeste, em 2025.
Mais do que uma programação de lazer, o Cine CAIXA CAP propõe um encontro entre cultura, inclusão e comunidade. Ao levar o cinema até cidades e bairros onde o acesso ao cinema é inexistente ou limitado, o projeto amplia horizontes, cria memórias afetivas e reforça o papel da cultura como ferramenta de transformação social, marcado por histórias que emocionam, divertem e conectam gerações.
“O Cine CAIXA CAP vai além de um projeto voltado às comunidades, é uma iniciativa que contribui para democratizar o acesso à cultura em um país marcado por desigualdades sociais. Temos muito orgulho de chegar ao terceiro ano do projeto e seguimos comprometidos em ampliar o acesso ao lazer e à cultura, promovendo mais qualidade de vida para os brasileiros”, afirma Nelma Tavares, presidente da CAIXA Capitalização.
O Cine CAIXA CAP
Com quase 20 metros de extensão, a estrutura da carreta foi pensada para reproduzir e ampliar a magia dos cinemas: são 85 poltronas (sendo 2 delas acessíveis para cadeirantes), projeção digital, isolamento acústico, ar-condicionado e bomboniere. O formato do projeto foi desenvolvido especialmente para que crianças, jovens e adultos possam assistir aos filmes com conforto, pipoca e refrigerante, gratuitamente.
A programação conta com dois dias de exibições em cada cidade, com cinco sessões diárias: sempre às 8h, 10h, 14h, 16h e às 19h. Os filmes em exibição são sucessos da Disney para toda a família, como “Divertida Mente 2”, “Elementos”, “Pluft, O Fantasminha”, “Encantos”, “A Pequena Sereia”, “Lilo & Stitch”, “Os Farofeiros”, entre outros.
Os ingressos serão distribuídos presencialmente no local do evento, uma hora antes do início de cada sessão.
Confira programação completa da 3ª edição do Cine CAIXA CAP e os endereços onde a carreta receberá o público em cada estado e município no site: cinecaixacap.com.br
Programação – Cine CAIXA CAP | 3ª edição – Maranhão
Primeiro dia:
8h - Encanto
10h - Elio
14h - Lilo & Stitch
16h - Como Treinar o seu Dragão
19h - Os Farofeiros
Segundo dia:
8h - Viva - A Vida é uma Festa
10h - Elementos
14h - Pluft, o Fantasminha
16h - A Pequena Sereia
19h – Divertida Mente 2
Informação: Lettera Comunicação









.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)


.jpg)
.jpg)