domingo, 15 de fevereiro de 2015
Desde o dia 13 de fevereiro, o aeroporto de São Luís (MA) passa a ter um novo CAT (Centro de Atendimento ao Turista). Um acordo inédito firmado entre a Secretaria de Turismo do Maranhão e Procon-MA (Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado) permitirá que os turistas brasileiros e estrangeiros possam obter informações turísticas e formalizar reclamações.

A unidade está localizada perto da área de desembarque, no térreo, e servirá de modelo para os demais. A intenção é desenvolver um trabalho conjunto entre os órgãos para prevenir eventuais conflitos que possam surgir e elevar a satisfação do visitante. Para garantir a qualidade do atendimento, os guias que trabalham na unidade passaram por treinamento apropriado.

Segundo a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, a proteção ao consumidor é cada vez mais importante, já que a imagem que o turista tem do lugar que visita está intimamente ligada ao tipo de serviço que ele recebeu. “Esta medida tem o objetivo de garantir que o turista seja bem recebido, que os serviços prestados sejam de qualidade para que ele retorne em busca de novas experiências”, disse.

Para o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Francisco Gonçalves, a ação articulada entre os órgãos é importante, pois potencializa tanto a promoção do turismo como a ação de proteção aos direitos do consumidor. "A iniciativa fortalece os direitos e a cidadania", afirmou.

O diretor do Procon-MA, Duarte Júnior, ressaltou que esta é mais uma ação para o fortalecimento do sistema de defesa do consumidor no Estado. “O Maranhão cresce e precisamos de mecanismos que garantam o respeito aos direitos dos consumidores, sejam eles maranhenses ou turistas que estejam em nosso Estado apenas de passagem”, comentou.

A Secretária de Turismo também falou sobre os novos Centros de Atendimento ao Turista, que serão implantados neste modelo. “Nossa expectativa é expandir o projeto para outros aeroportos do Estado, começando por Imperatriz, depois Barreirinhas”, comentou Delma.

Guia do Consumidor Turista

A iniciativa da Secretaria de Turismo e do Procon partem de uma diretriz do Governo Federal, que está empenhado em cobrar do setor turístico a excelência na prestação de serviços. Uma das iniciativas realizadas pelo Ministério da Justiça em parceria com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) foi o lançamento do guia do Consumidor Turista, elaborado para orientar os turistas estrangeiros e brasileiros sobre seus direitos em relação a transportes, pacotes de turismo, hospedagem, telefonia, alimentação e lazer.

Pra baixar o Guia, acesse: pt.slideshare.net/justicagovbr/guia-para-o-consumidor-turista

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