segunda-feira, 23 de março de 2015
A política de concessões somente será retomada após a reestruturação da Infraero (foto divulgação) |
Será retomada este ano, pela
Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, a política de
concessões que delegou à iniciativa privada seis grandes aeroportos
brasileiros.
Tal medida será tomada após a
reestruturação da Infraero, que precisa se estabilizar financeiramente após a
perda de 54% de sua receita, resultante das concessões de seis aeroportos –
Guarulhos, Viracopos, Brasília, Galeão, Confins e São Gonçalo do Amarante, que,
juntos, movimentaram 97 milhões de passageiros em 2014.
Com as concessões, a empresa
passou a administrar os 60 terminais sob sua responsabilidade, fazendo uso de
46% de receita que lhe restava. Juntos, os 60 aeroportos movimentaram 112
milhões de passageiros no ano passado, apenas 15 milhões a mais do que os seis
concedidos.
Na visão do ministro Eliseu
Padilha, a concessão de outros aeroportos administrados pela Infraero a
operadores privados, neste momento, inviabilizaria a gestão dos terminais que
se mantivessem sob sua gestão. “Precisamos fazer a reengenharia da empresa. Já
discutimos com o Ministério do Planejamento e vamos submeter nossa proposta à
decisão da presidente Dilma”, afirma o ministro, informando que devem ser
criadas três subsidiárias: Infraero Serviços, Infraero Participações e
Navegação Aérea.
PLANO DE REESTRUTURAÇÃO
Padilha também apresentou, na
última terça-feira, (17) à diretoria da Infraero, o plano de reestruturação da
empresa, esperando que, uma vez reestruturada, ela se reequilibre ainda este
ano e, no máximo em dois anos, volte a ser lucrativa e readquira a capacidade
de investimento de 2012, quando fechou o ano com R$ 4 bilhões de arrecadação.
O plano de reestruturação permitirá à Infraero privilegiar a operação aeroportuária, que ficará a cargo da Infraero Serviços, subsidiária que terá um sócio internacional no mercado externo. Assim que estiver reestruturada, nove aeroportos devem ser concedidos, mas o ministro só adianta os de Porto Alegre (Salgado Filho), Florianópolis (Hercílio Luz) e Salvador (Luiz Eduardo Magalhães).
O plano de reestruturação permitirá à Infraero privilegiar a operação aeroportuária, que ficará a cargo da Infraero Serviços, subsidiária que terá um sócio internacional no mercado externo. Assim que estiver reestruturada, nove aeroportos devem ser concedidos, mas o ministro só adianta os de Porto Alegre (Salgado Filho), Florianópolis (Hercílio Luz) e Salvador (Luiz Eduardo Magalhães).
(Com informações do Portal Panrotas.com.br)
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