quarta-feira, 11 de março de 2015

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, conversei com um exemplo de coragem, competência e persistência feminina. Toda essa energia está centrada na pessoa de Delma Andrade, secretária de Turismo do Maranhão. Por meio de uma gestão competente, profissionalização do trade maranhense, integração e valorização das pessoas, a especialista em Marketing do Turismo e mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília tem como maior desafio retornar o Turismo Maranhense como um dos principais destinos nacionais e internacionais.

É um objetivo, no mínimo, complexo para ser alcançado e que demandará tempo, tomada de decisões que não agradarão a gregos e troianos e muito diálogo com os envolvidos no setor. Acredito que teremos que encarar e nos sensibilizar em prol desse projeto, pois é fato que o Turismo no Maranhão há tempos inexiste, é fato que é cada vez menor o número de turistas e todos que poderiam se beneficiar reclamam da falta de geração de renda por esse viés.

Os trabalhos na Secretaria de Turismo já começaram e de cara já despertaram um burburinho no trade turístico de São Luís. Como explicar que o principal órgão, responsável em incentivar e promover o turismo no Estado e que há anos funcionou na principal atração turística de São Luís, mudará de endereço, mas não de vista a história da cidade? Isso mesmo, a secretaria de Turismo, que há anos funciona no Centro Histórico,  funcionará na avenida dos Holandeses. A decisão é mais um ato de coragem da atual secretaria Delma Andrade.

Vistorias realizadas no prédio da Secretaria constaram que os 40 colaboradores do órgão, a maioria maranhense, somente três profissionais vieram de fora, trabalham em condições insalubres e perigosas. São péssimas as condições estruturais do prédio que coloca em risco a vida dessas pessoas. “O Turismo sustentável que temos como obrigação e comprometimento de praticar começa em proporcionar a essa equipe condições dignas de trabalho”, explicou a secretaria.

Ela informou, também, que procurou outros prédios no Centro Histórico para se instalar, mas que nenhum oferecia condições apropriadas. “Ficaremos fisicamente longe do Centro Histórico, mas temos a missão de desenvolver o Turismo no Estado, gerando emprego e renda de forma integrada e com a inclusão de todos, trabalharemos com esse propósito independente do lugar de funcionamento da secretaria”, destacou ela.

Outra irregularidade constatada na gestão anterior foi de uma possível contratação de reforma para o prédio no valor de R$ 900,00 (Novecentos Mil Reais), que funciona via contrato de aluguel (quase R$ 18 mil mensais) mas a mesma nunca foi realizada. “É temporária essa saída do Centro Histórico, pois, já temos um amplo projeto de reforma para REFESA, onde será a sede própria da Secretaria, o que será uma conquista importante para a equipe e o trade”, realçou Delma.

Desafio à vista dessa gestão será reiniciar um trabalho estratégico e fundamental para qualquer investimento turístico no Estado; as estatísticas relacionadas ao turismo no Maranhão. Desde 2012, segundo Delma Andrade, não é feito nenhum levantamento.  De lá para cá o trabalho foi encerrado e hoje não temos informações estatísticas do impacto do turismo na economia maranhense. “Nossa meta é criar, por meio das Universidades, uma conta de cooperação técnica para trabalhar números, estatísticas, instituir pesquisas para que possamos trabalhar com  números reais e propor soluções que atendam as necessidades”, enfatizou.

Os assuntos com essa mulher forte e determinada passaram também por temas polêmicos: a retirada dos Guias Turísticos dos Posto de Informação via assinatura de contrato com o Sindicato dos Guias do Maranhão; parceria com a Secretaria de Turismo do Município, Redução do ICMS para passagens áreas com destino para o Maranhão, uma forma de incentivar a vinda do turista para o Estado, que ao comprar a passagem desembolsa 50% somente para pagar o combustível do avião.

São temas que com certeza voltarão à tona nesse espaço. Esperem para saber! Grande abraço.


0 comentários:

Postar um comentário