quinta-feira, 23 de abril de 2015
Os deputados Júnior Verde (PRB), Vinícius Louro (PR) e Professor Marco Aurélio (PC do B), membros da Comissão Especial que está buscando soluções para a crise do setor Siderúrgico do Maranhão, iniciaram nesta quinta (23) a agenda de trabalho no Sul do Estado. Eles estão reunindo diversos setores na tentativa de reverter a situação, que tem provocado o desemprego de milhares de postos de trabalho nos últimos anos.
 
O Polo Siderúrgico de Açailândia é formado por 4 grandes empresas e diversas outras de médio e pequeno porte, que hoje geram cerca de 2,5 mil empregos diretos e mais de 15 mil indiretos. Porém, de dezembro até agora, cerca de mil pessoas foram demitidas na cadeira produtiva do setor. A Comissão, criada no início de abril, é fruto de uma Indicação de autoria do deputado Júnior Verde.
 
Na manhã do primeiro dia de agenda, representantes das empresas, entidades de classe e sindicato dos trabalhadores se reuniram na Associação Comercial de Açailândia para debater as questões que afetam o setor Siderúrgico na região. O deputado Júnior Verde, presidente da Comissão, explicou que as reuniões são uma oportunidade de ouvir todos os setores envolvidos.
 
“Unidos, podemos ver de que maneira o Estado pode atuar para reverter essa crise. Acredito que o Estado pode sim intervir de forma que essa atividade possa voltar a gerar renda na região. As visitas que realizaremos aqui serão indispensáveis para encontrar um caminho para combater essa crise”, destacou.
 
O Presidente do Sindicato de Ferro Gusa do Maranhão e vice-presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), Cláudio Bastos, agradeceu o trabalho da Comissão e pediu ajuda. “A situação é grave. Em Marabá, das 9 empresas, só restou uma. Aqui, muitas já fecharam também, e precisamos evitar que outras fechem suas portas, pois hoje elas trabalham com apenas 30% de sua atividade”, alertou.
 
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Siderurgia do Maranhão (STIEMA), Jarles Adelino, afirmou que ainda é possível evitar mais demissões. “Estamos esperançosos que essa iniciativa dos deputados consiga trazer de volta a prosperidade para a nossa região”, comentou.
 
No período da tarde, os deputados visitarão quatro indústrias, as Siderúrgicas Viena e Guarany Pindaré, além da Gusa Nordeste e Aciaria. Eles vão conhecer de perto as atividades e ouvir os problemas dos trabalhadores da Siderurgia. Amanhã, será realizada uma audiência pública para buscar soluções a serem encaminhadas ao Governo do Estado.

0 comentários:

Postar um comentário