terça-feira, 28 de abril de 2015
A iniciativa mobiliza jovens em torno de ações que orientam para o descarte adequado do lixo com o objetivo de eliminar riscos de enchentes no período chuvoso e a transmissão de doenças, tornando o ambiente mais saudável e seguro para os moradores

Jovens moradores do Gapara, no Itaqui Bacanga, em São Luís, estão participando de uma série de atividades promovidas pelo projeto "Comunidade do Limpa - Ação de todos", ação que visa retirar das ruas o lixo acumulado, que é um dos principais causadores de alagamentos em quatro comunidades da região: Residencial Primavera, São João da Boa Vista, Argola e Tambor e Gapara. O projeto é uma iniciativa das próprias comunidades em parceria com a Vale, o Instituto Formação e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

O projeto foi elaborado em outubro de 2014 a partir de reuniões entre as comunidades e os parceiros. Durante os encontros, os jovens detectaram que a destinação inadequada do lixo é uma das maiores causas das inundações. Com isso, os envolvidos fizeram o mapeamento de áreas de descarte, iniciaram uma discussão sobre coleta seletiva, realizaram mutirões de limpeza e customizaram lixeiras comunitárias que já estão sendo instaladas na região. As atividades contam, também, com intervenções artísticas, grafitagem e ações educativas relacionadas à saúde e à limpeza dos bairros. Desde o inicio do projeto, cerca de 40 jovens participam ativamente das ações de limpeza nos bairros.

"A proposta de deixar os bairros mais limpos surgiu nos fóruns de juventude das comunidades envolvidas. A Vale tem participado das reuniões para contribuir com estas comunidades, que são as grandes protagonistas na busca de soluções para evitar alagamentos na região. O apoio do poder público e iniciativa privada é fundamental para que os moradores consigam por em prática ações simples que contribuem com a qualidade de vida, a partir da construção de um ambiente saudável e seguro", conta o gerente de Relacionamento com Comunidades, Gustavo Belesa.

Para Ingrid Souza, moradora do Gapara, o projeto é muito importante para a conscientização sobre o meio ambiente e para a destinação correta do lixo. "Ainda não conseguimos solucionar totalmente os problemas, mas vamos continuar o projeto para conscientizar as pessoas. Estamos no caminho para deixar a comunidade mais saudável", comenta Ingrid sobre o projeto, que tem beneficiado mais de 1.500 famílias nas quatro comunidades atendidas.

A primeira etapa do projeto foi encerrada em abril. A comunidade deve se reunir com os parceiros nos próximos meses para discutir os desdobramentos de outras ações em 2015. A proposta é ampliar o plano elaborado, contemplando o tema "Água" em futuras atividades.

0 comentários:

Postar um comentário