sexta-feira, 10 de abril de 2015

Atividades levarão melhorias à produção apicultora e meliponicultora em oito municípios da região

Representantes do Sebrae e diversos parceiros da instituição na Baixada Maranhense assinaram, na quinta-feira (26),  o termo de oficialização do projeto que vai desenvolver e dinamizar o mercado de mel e seus derivados na região. O projeto vai atuar até 2016, com abrangência territorial nos municípios de Bequimão, Palmeirândia, Peri Mirim, Santa Helena, São Bento, São João Batista, São Vicente Férrer e Turilândia.  

A solenidade da assinatura aconteceu no auditório do Sebrae em Pinheiro, com o envolvimento dos parceiros institucionais, em especial, da Cooperativa Agroecológica dos Meliponicultores da Baixada (Coamel); representantes das secretarias de Agricultura dos municípios envolvidos; dos sindicatos de produtores rurais locais; de instituições financeiras parceiras, como Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

De acordo com o gestor do Sebrae responsável pelo projeto, David Felipe Amorim, as atividades buscarão a aplicação de tecnologias de produção e ampliação dos canais de comercialização, gerando renda e melhoria na qualidade de vida dos pequenos produtores. Serão convocados consultores especialistas para disseminar conhecimento técnico sobre produção, beneficiamento e acesso a mercado para os meliponicultores e apicultores atendidos.

“Daremos foco a outras questões durante o atendimento e consultoria aos empreendedores participantes, como inovação e desenvolvimento tecnológico da cadeia, além da ampliação dos canais de comercialização”, destacou Amorim, que ressaltou a necessidade de consolidação de parcerias durante o desenvolvimento dos trabalhos. “A participação efetiva dos parceiros institucionais do projeto que o Sebrae propõe para a região e ainda o engajamento dos empreendedores do segmento contribuirão significativamente para o sucesso das ações previstas”, disse o gestor.

A gerente da regional do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges, agradeceu a participação de todos presentes nesta etapa de contratualização do projeto. “É um trabalho que atenderá as demandas especificas dos produtores de mel da baixada, com foco na melhoria da produção e do beneficiamento. Com a assinatura do acordo, já podemos iniciar as ações para os clientes”, disse a gerente.

0 comentários:

Postar um comentário