domingo, 19 de abril de 2015

Gente....
Olhei essa foto diversas vezes no dia de hoje....
Sim, de fato é uma indiazinha encantadora, um ser humaninho lindo, uma criança que só de olhar para ela, sentimos paz na alma.

Mas comecei a olhar para outros detalhes da foto e percebi uma série de coisas que acho que vale apena observar:

Vi um palácio fortemente guardado pela guarda "pretoriana", protegendo o GOVERNO contra a legitimidade de um povo, a legitimidade da existência e das reivindicações.

Vi um segurança de mãos cruzadas abaixo da cintura, com óculos escuros, com boca de Gioconda, pois não dá pra saber se ri, debocha, sorri de encanto.

Vi duas grades, uma para separar fisicamente essa indiazinha dos guardas do pretório, e outra grade como último estágio antes de um possível confronto, antes dos guardas começarem a fazer o que melhor sabem, ou seja, machucar.

Se ali houvesse um confronto, o que seria dessa curumin? Não ouse dizer que se isso ocorresse, que a culpa seria dos pais!

Você não entende nada de cultura indígena, não sabe que para eles resistirem a tudo, aprende-se a ser guerreiro desde cedo. Então, na peleja, estão todos, por que todos são um só, e todos lutam por uma coisa só, pela vida, pela existência e pela sua principal fonte de vida, A TERRA!

Não entendo de grafismo, mas acredito, me corrijam se eu estiver errado, que essa indiazinha está pintada para a guerra ou para uma festa, não sei, mas ela está ali, carregando na pele, toda uma história de fundamento ancestral que nós, dessa sociedade que engatinha, de míseros 500 anos de existência, jamais saberemos o que significa em toda sua essência.

Mas essa indiazinha sabe!!!

Mas vi, em uma das minhas viagens interpretativas, ela com a sua mãozinha minúscula e gordinha, segurando a grade e com aqueles olhinhos doces de jabuticaba, parecem pedir para entrar, caminhar pelos corredores do palácio, sob olhares desconsertados de quem ali está presente, chegar até ao mais poderoso, sobe em seu colo, olha em seus olhos e diz: "Deixa e a gente viver moço? por favor?"

RESPEITO A ESSE POVO MILENAR QUE MUITO TEM A ENSINAR!
‪#‎PEC215Não‬
‪#‎DemarcaçãoJà‬
‪#‎Artigo231daConstituição‬
‪#‎OIT169‬

Foto: André D'Elia, diretor do doc "A Lei da Água" - Postada originalmente por Marcelo Tas

0 comentários:

Postar um comentário