sexta-feira, 29 de maio de 2015

Uma rede em prol de oportunidades formou-se na Baixada Maranhense para ajudar os pequenos produtores rurais. Em municípios como Viana, Matinha, São Vicente um projeto  em parceria com as prefeituras municipais e o SEBRAE desenvolve pessoas nas técnicas de manejo de cultivo, reaproveitamento de água, qualificação em gestão e empreendedorismo. Uma ação que ganhou o apoio do deputado Júnior Verde que apresenta projeto de Lei que simplifica a vida do produtor rural quando o assunto é a necessidade de outorga para reutilização da água da chuva. Pelo projeto do parlamentar, esses produtores estarão isentos dessa outorga.

“É importante que as ações sejam integradas e não isoladas. Com o apoio de todos conseguiremos melhorar a qualidade de vidas das comunidades que têm a agricultura como base da geração de emprego e renda”, ressaltou o parlamentar. O deputado refere-se a Itans que tornou-se projeto referência na baixada maranhense. Há dez anos, uma rede de parceiros foi instalada para desenvolver o agronegócio naquela região. Atualmente, os participantes do projeto melhoraram e muito a qualidade de vida e são exemplo para localidades próximas.

O fortalecimento do agronegócio na Baixada Maranhense envolve a participação de instituições financeiras, de qualificação como o SEBRAE, de parlamentares com fins de facilitar a vida dos produtores rurais, dos prefeitos no intuito de proporcionar condições operacionais e de recursos humanos e dos próprios produtores rurais.

Para o Superintendente do Sebrae/ MA, João Martins,  em Itans, o projeto já dura dez anos e recebeu o apoio do Sebrae, Banco do Brasil, da prefeitura da região. "Os produtores rurais receberam orientações sobre Plano de Negócios, Capacitação Tecnológica e Melhoria de Gestão" Falou Martins.  

Atualmente municípios como Matinha, Viana, São Vicente de Ferre trocam experiências para desenvolver projeto igual nas suas sedes.

0 comentários:

Postar um comentário