terça-feira, 26 de maio de 2015

O Governo do Estado, por meio da secretaria estadual do Trabalho e Economia Solidária - Setres e secretaria estadual da Mulher - Semu, reuniram na noite desta segunda-feira (25), na sede da Setres para discutir medidas de valorização e inclusão das mulheres maranhenses no mercado de trabalho.
Participaram da reunião o secretário do trabalho e economia solidária, Julião Amin, a secretária da mulher, Laurinda Pinto, além de membros das equipes técnicas de ambas pastas.
 
Para a secretária Laurinda, a mulher maranhense vive uma busca incessante por respeito e reconhecimento, mas ainda esbara nos processos históricos e machista que originaram o estado. “As mulheres do estado estão trabalhando muito, mas não colhem os frutos destes trabalhos. Nossas mulheres precisam viver de maneira digna e atingir o desenvolvimento econômico que merecem.” Destacou a secretária.
 
Além da questão trabalhista, a violência doméstica segue crescendo e atingindo mulheres nas cidades e na zona rural maranhense, Julião Amin, se comprometeu a ajudar no combate ao crescimento desse tipo de violência.
 
“Queremos dar autoestima a essas mulheres, para isso precisamos dar oportunidades e mostrar que elas são capazes e não precisam se submeter a determinadas situações. Iremos fazer esse enfrentamento da por meio da valorização dessa mão de obra.” Afirmou o secretário do Trabalho e Economia Solidária.
 
Durante a reunião, ficou estabelecida uma parceria para a implantação de uma agência do trabalho na casa da Mulher Brasileira. A agência servirá para fazer a intermediação entre as empresas que buscam mão de obra e as mulheres em busca de emprego, além de coordenar ações de qualificações profissionais junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.
 
A parceria deve concretizada por meio da assinatura de um termo de cooperação técnico que será assinado entre as secretarias durante a vinda da ministra da mulher, Eleonora Menicucci, à São Luís, prevista para o mês de Junho.

0 comentários:

Postar um comentário