quinta-feira, 14 de maio de 2015
Estar bem informada sobre a gravidez e os cuidados que devem ser adotados pode garantir uma gestação mais saudável para a mãe e o bebê, tornando as dificuldades do dia a dia mais fáceis de serem superadas. Pensando nisso, o projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento, da Fundação Vale, fornece em Santa Rita (MA) uma estrutura conhecida como Sala de Acolhida, onde as mães podem se encontrar mensalmente para tirar dúvidas e conhecer cada fase do período de gestação.

A Sala de Acolhida é um espaço que fica na Casa Referência, usada para realização de consultas de pré-natal. As gestantes e puérperas costumam frequentar a Sala de Acolhida um dia após a consulta. Durante os encontros, uma enfermeira do município é responsável por introduzir a conversa, discutindo temas relacionados ao pré-natal: consultas, exames, cuidados, alimentação alternativa, vacinas, aleitamento materno, entre outros. As conversas estimulam a troca de experiências, o que acaba ajudando no fortalecimento da relação entre as mães e os profissionais de saúde.

"O projeto alcança as gestantes que fazem o acompanhamento pré-natal na Casa de Referência. O atendimento ajuda a fortalecer os saberes locais, além de pontuar as mudanças de comportamento e pensamento em relação ao cuidado com a saúde da criança e da mãe. Desse modo, fortalece-se o papel da mãe como agente de transformação social. Durante os encontros são realizados os exames do pré-natal, num ambiente que estimula a troca de conhecimento, promovendo bem estar para as pessoas envolvidas" explica a gerente de Saúde da Fundação Vale, Livia Zandonadi.

O educador social Luís Ricardo Santos acompanha as mães na Sala de Acolhida e sabe da importância do trabalho que realiza. Para ele, o diálogo é fundamental para que as mães possam saber como devem cuidar dos filhos desde os primeiros meses de idade. "Estes encontros são essenciais porque através da conversa podemos tirar dúvidas sobre a gravidez e o aleitamento materno, além de ter momentos de maior descontração, onde as mães aprendem receitas simples e saudáveis para uma alimentação equilibrada", conta Luís Ricardo. A gestante Jerusa Jady Silva já aprendeu várias receitas durante os encontros e diz se sentir muito bem na companhia das outras mães. "Adorei o modo como fui acolhida. Fiquei muito a vontade. Gostei também de aprender receitas como a do arroz verde e do bolo de cenoura. São receitas simples e gostosas e que dá pra fazer sem gastar muito", conta Jerusa Jady.

A Sala de Acolhida funciona em Santa Rita desde 2014, oferecendo acompanhamento para mulheres durante todo o período de gestação e também nos primeiros sete dias após o nascimento da criança. As mães também recebem visitas periódicas até o 28ª do recém-nascido. Durante os encontros mensais, os Cuidadores em Saúde, que são pessoas da comunidade, e os Anjos da Guarda, enfermeiros do município, ficam responsáveis pela organização, mobilização das gestantes e envolvimento de outras pessoas na ação. Geralmente, o encontro na Sala de Acolhida acontece no dia seguinte à realização da consulta. Desde o inicio do atendimento, 150 gestantes e puérperas já foram recebidas na Sala de Acolhida.

O projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento, que viabiliza a Sala de Acolhida em Santa Rita, também promove ações nos municípios maranhenses de Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas e Itapecuru Mirim. Em todas estas localidades, o projeto busca promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades por meio de ações em saúde, geração de renda, educação e cultura. Para executar o projeto, a Fundação Vale conta com a parceria do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) e da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão. Em três anos, mais de 19 mil pessoas foram atendidas nas seis cidades que participam do projeto.

0 comentários:

Postar um comentário