sexta-feira, 8 de maio de 2015
De acordo com o consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae), João Conrado Carvalho, há 20 mercados que oferecem oportunidades de negócios promissoras, mesmo com as turbulências que a economia brasileira está sofrendo. Ele apresentou a lista durante a palestra “Oportunidades em Tempos de Crise”, proferida na Associação Comercial do Maranhão (ACM).

“Oportunidades e Crise andam de mãos dadas. Os próximos anos serão difíceis. Haverá restrições gerais e menos dinheiro no mercado, mas há oportunidades também. O empresário precisa fazer reflexões sobre seu negócio para encontrar soluções. Fizemos um levantamento e identificamos 20 atividades promissoras”, afirmou João Conrado.

As atividades listadas estão nas áreas de Indústria (6), Serviços (7) e Comércio (7), sendo que há oportunidades para todos os portes de empresas. “Alguns destes setores promissores são tipicamente ocupados por micro e pequenas empresas outros são intensos de capital e, por isso, devem estar ligados a empresas de maior porte”, explicou.

Para o setor de serviços, foram listados educação, home care, cuidadores, diversão e entretenimento, treinamento, serviços para terceira idade e saúde. No setor de comércio estão serviços automotivos, comunicação, logística, bares e restaurantes, academias de ginástica, hotelaria e organização de shows e eventos, enquanto na indústria estão geração de energia elétrica, fármacos, e infraestrutura de internet, software, coleta e tratamento de resíduos sólidos e alimentos e água.

“Há grandes oportunidades no Maranhão. No entanto, os empresários precisam avaliar o ambiente externo e interno, alinhar seu negócio às mudanças de mercado, cortar custos e despesas desnecessárias, ter uma visão de longo prazo, busca de recursos adequados, estudar e ocupar nichos existentes no mercado para ter maior chance de sucesso neste momento”, disse o Consultor do Sebrae.

“Uma indicação válida é buscar apoio especializado e o autodesenvolvimento. O Sebrae é uma das grandes opções disponíveis no mercado por ter soluções e ferramentas que podem ajudar o empresário de empresas individuais, de micro e pequeno porte a se orientar neste momento em que há escassez de crédito e de perspectiva de retração do consumo”, finalizou João Conrado de Carvalho.

Logo após a palestra do consultor do Sebrae no Maranhão, o secretário de estado do Indústria e Comércio, Simplício Araújo, apresentou o Programa de Desenvolvimento Industrial e Integração Econômica do estado do Maranhão aos empresários que estiveram presentes a reunião da ACM.  

ATIVIDADES PROMISSORAS
A lista tem 20 atividades promissoras para todos os setores de atividades da economia maranhense. Levantamento foi feito pelo Sebrae no Maranhão.

SERVIÇOS
Educação, home care, cuidadores, diversão e entretenimento, treinamento, serviços para terceira idade e saúde.

COMÉRCIO
Serviços automotivos, comunicação, logística, bares e restaurantes, academias de ginástica, hotelaria e organização de shows e eventos. 

INDÚSTRIA
Energia elétrica, fármacos, e infraestrutura de internet, software, coleta e tratamento de resíduos sólidos e alimentos e água.

FONTE: Sebrae no Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário