terça-feira, 12 de maio de 2015
Durante o mês, a Vale promoverá uma série de ações para marcar a data de 18 de Maio - Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A mobilização contra a violência sexual alcança todo o país e, no Maranhão, a Vale está contribuindo com iniciativas desenvolvidas em municípios que estão ao longo da Estrada de Ferro Carajás (EFC).  A programação inclui ações educativas como palestras, oficinas, exibição de vídeos e atos públicos.

Por meio do Programa de Educação Sexual e Promoção da Saúde (PESS), criado em 2013 pelo Projeto de Expansão da empresa, serão desenvolvidas ações que reforçam a mensagem de respeito à infância e juventude. Entre os dias 12 e 16, adolescentes, jovens, lideranças comunitárias e representantes da rede de atendimento à infância que integram o PESS nos municípios de Monção, Igarapé do Meio, Vitória do Mearim, Arari e Miranda do Norte irão participar de um encontro que inclui a palestra "Prevenção contra Violência Sexual de Crianças e Adolescentes", com Margareth de Jesus, psicóloga especialista na área da Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes e Saúde Mental.

Após a palestra, os jovens participarão da oficina "Educomunicação - Rádio", com o radialista Robson Júnior, para conhecer os processos básicos de criação de um programa de rádio. Por meio de diferentes dinâmicas, os jovens aprenderão a definir o que a audiência necessita e como chegar até ela usando as ferramentas em linguagem radiofônica, além de debater sobre a importância da profissão de radialista. Após participação nas oficinas e palestras, os jovens tornam-se multiplicadores do conhecimento adquirido, passando a divulgar nas comunidades onde vivem o conteúdo programático desenvolvido nos encontros. Desta forma, os participantes assumem o papel de cidadãos responsáveis pela garantia dos direitos das crianças e se comprometem a levar a mensagem de apoio ao movimento.

Em seu primeiro ciclo, até 2013, o Programa de Educação Sexual e  Promoção da Saúde já capacitou diretamente 540 jovens e adolescentes em seis municípios ao longo da EFC: Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Açailândia, São Francisco do Brejão, Bom Jardim e Cidelândia. Até o final de 2015, a expectativa é capacitar mais 300 pessoas nos novos municípios. O PESS atua de maneira articulada com a rede de proteção da criança e do adolescente, incluindo os conselhos tutelares.

Programa Proteger é Preciso

A Vale também reforçará a mobilização sobre o assunto junto aos seus empregados e pessoas da comunidade por meio do programa Proteger é Preciso. Em 2013, o programa lançou a cartilha "Proteger é Preciso" - todos juntos contra a violência sexual em crianças e adolescentes" em vários municípios do Pará, Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. No ano seguinte, foi elaborado o kit Pedagógico , fruto da parceria da Oficina de Imagens, Fundação Vale e Vale, que é composto por cartilha e DVD de vídeo animações. O material já foi distribuído em todo o país e este ano será trabalhando no Trem de Passageiros da EFC e nas rodas de conversa em comunidades e áreas internas da empresa na semana do dia 18 de Maio.

Direcionada principalmente a conselheiros municipais, profissionais das áreas de educação, saúde, segurança e direitos humanos, mas útil à comunidade em geral, a cartilha fornece informações sobre como identificar a violência sexual e como proteger crianças e adolescentes.  Sua realização é fruto da parceria entre a Fundação Vale, Unesco, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude.

Ao longo dos anos, a Vale vem atuando em parceria com outras entidades para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e para a conscientização da sociedade sobre o tema. 

A exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes é crime, por se caracterizar como uma violação dos direitos humanos universais. Crianças e adolescentes que sofrem esse tipo de violência têm seu desenvolvimento físico e psicológico comprometido, pois a eles foi negado o direito de despertar de maneira sadia sua sexualidade.

Agenda do PESS nos municípios
Programação:
8h30 às 12h: Palestra "Prevenção contra Violência Sexual de Crianças e Adolescentes", com psicóloga Margareth de Jesus
13h30 às 17h: Oficina de Educomunicação - Rádio, com o radialista Robson Júnior
Locais:
12/5 - Monção (Igreja Católica da Comunidade de Rita)
13/5 - Igarapé do Meio (Prédio do CRASS)
14/5 - Vitória do Mearim (Centro Educacional nossa Senhora da Conceição, na praça da Matriz)
15/5 - Arari (Estação Conhecimento)
16/5 - Miranda do Norte (Unidade de Ensino Básico Valetim Freire Martins , no povoado de Campestre)

Agenda de atividades em São Luís
Roda de Conversa
18/5 (14h) - Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga / ACIB - Anjo da Guarda
19/5 (14h) - Núcleo de Extensão da UFMA - Adolescentro - Vila Embratel
20/5 (15h) - Salão Paroquial da Igreja Católica da Vila Dom Luís - Vila Bacanga  
21/5 (14h) - Escola João do Vale - Gapara
22/5 (14h) - Associação de moradores de Maruaí - Zona Rural

0 comentários:

Postar um comentário