segunda-feira, 1 de junho de 2015
Balanço
foi divulgado pela CTI/NE nesta segunda-feira (1º); números de encontros de
negócios e público presente também evoluíram
A Fundação Comissão de
Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE) divulgou oficialmente, nesta
segunda-feira (1º), os números da edição 2015 da BNTM, realizada na cidade
de Fortaleza entre os dias 27 e 31 de maio. O balanço aponta crescimento nas
perspectivas no volume de negócios em relação ao ano passado, subindo de R$ 250
milhões, para R$ 263 milhões em 2015.
O aumento este ano pode ser atribuído ao número de encontros
realizados entre fornecedores e operadores nacionais e internacionais, que
superou as expectativas da CTI/NE, registrando 3.983 reuniões agendadas. Na
edição 2014, realizada na cidade do Recife, o total foi de encontros de
negócios foi de 3.342.
Para a presidente da CTI/NE e secretária de Desenvolvimento
Econômico e Turismo de Alagoas, Jeanine Pires, a BNTM 2015 foi além das
expectativas iniciais, mostrando a força do turismo na região Nordeste. Ela
enfatizou que, durante o período de inscrições, 420 buyers demonstraram
interesse em participar da BNTM.
“Nós, que fazemos a CTI/NE, sabíamos das dificuldades que seriam
encontradas para realização do evento, mas que este é um momento muito
favorável para promover o Nordeste, levando em consideração o aumento pela
procura dos destinos nacionais este ano”, disse Jeanine Pires, que destacou o
apoio estratégico do Governo do Estado do Ceará na realização do evento.
Jeanine Pires afirmou que, a partir de agora, a CTI/NE vai
trabalhar no processo de melhoria e reformulação do modelo da BNTM para as
próximas edições ganharem ainda mais dinâmica e, consequentemente, avançarem
nas relações comerciais. “Nosso principal objetivo é aumentar e diversificar os
produtos oferecidos pelos fornecedores”, completa.
Além de fornecedores dos nove estados da região Nordeste,
representantes de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Distrito Federal
participaram de encontros com operadores de 43 países. A BNTM 2015 contou com
226 buyers e 116 suppliers cadastrados.
Do total de compradores, o Brasil correspondeu por 22,07%,
seguido pela Argentina (11,44%), Reino Unido (8,72%), Estados Unidos (7,62%) e
Itália (5,72%). Países como Jamaica, Estônia, Hungria e Romênia participaram
pela primeira vez da BNTM.
Em relação ao número de fornecedores, o Ceará, estado anfitrião,
foi responsável por 35,87% do total, sendo acompanhado por Bahia e Pernambuco,
que registraram 16,30% (15 representantes, cada). O público total do evento foi
de 1.515 pessoas, entre visitantes, convidados, expositores, fornecedores e
compradores.
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