quarta-feira, 15 de julho de 2015
A praça Nauro Machado será o palco das apresentações culturais e no sábado e domingo o projeto retorna ao Espigão Costeiro

O Mais Cultura, Mais Turismo, desenvolvido pelo governo do Estado por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, chega ao Reviver. Cerca de 40 apresentações foram programadas para acontecer de amanhã (16) até o dia 27 de agosto, com grande encerramento no Ceprama (29/08).  O cenário dessa nova fase do projeto não poderia ser mais propício; em meio a histórias e casarões e no tradicional centro arquitetônico e cultural da capital maranhense.  Todas as atrações envolvem cantores e grupos maranhenses em uma praça que reverencia um dos maiores poetas vivos do Brasil, Nauro Machado, que já recebeu diversos prêmios, dentre eles  da Academia Brasileira de Letras e da União Brasileira de Escritores, além de ter varias de suas obras traduzidas para o alemão, francês e inglês.

Na abertura da programação, o grupo Trítono seguido do cantor Erasmo Dibell e do Boi Barrica. O cantor maranhense aproveita para apresentar ao público os sucessos do seu primeiro DVD recém gravado no teatro Artur Azevedo. Intitulado  "Sarará", o espetáculo vai contar com dezenas de músicas autorais, que irão relembrar os melhores momentos dos 20 anos cantando MPB e MPM. Já o Boizinho Barrica promete encantar a plateia plateia com passos sincronizados que contam um pouco da história maranhense. Além da própria apresentação do Barrica, a companhia sempre insere em outras danças maranhenses na coreografia para apresentar ao público a diversidade da cultura do Maranhão.

No dia 17, as apresentações ficam por conta das cantoras Rosa Reis e Fátima Passarinho. Elas prometem agitar o público com as canções do Cacuriá que já fazem parte da cultura popular maranhense. A banda Barba Branca é a segunda a se apresentar na noite seguida do batalhão pesado do boi da Maioba, tradição genuinamente maranhense e atração bastante esperada pelo público.  

Toda a festa do Mais Cultura, Mais Turismo no centro histórico acontece no espaço que é Patrimônio da Humanidade e por meio do projeto garantindo acesso a cultura e democratizando um espaço que deve ser visto como patrimônio do povo. Recentemente, a praça  Nauro Machado foi reformada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís. Tanto o visitante quanto o morador vão encontrar um ambiente com uma iluminação luminotécnica, uma iluminação especial que realça a beleza da praça, e com banheiros masculinos, femininos e para pessoas com deficiência. Para garantir mais segurança aos turistas, frequentadores, comerciantes e moradores da Praia Grande, foi instalada na Praça Nauro Machado a Base Comunitária que atenderá toda a região do Centro Histórico e bairros adjacentes.
  
Vale lembrar que as apresentações no Centro Histórico seguem até o dia 27 de agosto, a partir das 19h e sempre as quintas e sextas feiras. Ainda na parte antiga de São Luís e no encerramento do projeto, o palco da vez será o CEPRAMO no dia 29 de agosto. Entre as atrações, todas maranhenses, grupos de Bumba Meu Boi incluindo vários sotaques como (Maioba, Santa Fé, Barrica, Pirilampo, Pindaré, Encanto da Ilha, Fé em Deus, Costa de Mão, Nina Rodrigues, Axixá, Madre Deus, Morros, Maracanã). Os cantores e bandas da terra também foram homenageados e confirmaram presença na praça Nauro Machado; Roberto Brandão, Josias Sobrinho, Celso Reis, Mila Camões, Lena Machado, Gabriel Melônio, Roberto Ricci, Wilson Zara, Luís Melodia, Chico Saldanha Regional Pinxinguinha, Forró do seu Raiminundinho, Quinteto Insensatez, entre outros. As danças também foram incluídas na programação como o Cacuriá de dona Teté, as Damas do Reggae, Filhos de Jah, Divinas Foleoas, Desfile Afro entre outros.

As opções são variadas tanto para o turista quanto para o morador de São Luís, públicos a quem se destina o projeto. As quintas e sextas as atrações estão direcionadas para o centro histórico e aos sábados e domingos continuam no Espigão Costeiro da Ponta D´Areia. No último final de semana de julho, o projeto retorna simultaneamente à Barreirinhas para se despedir do público da cidade que é portão de entrada para os Lençóis Maranhenses.  De acordo com a secretária de Turismo, Delma Andrade, “o Mais Cultura, Mais Turismo tem esse propósito de proporcionar a esse público diversão, interação e complementar a visita do turista com mais informações sobre a cultura maranhense por meio das apresentações. 

Sobre o Mais Cultura e Turismo
A intenção do governo do Estado è transformar ‘Mais Cultura e Turismo’ em projeto itinerante, percorrendo outros municípios maranhenses.  Atualmente as atividades, que são desenvolvidas pelas Secretarias estaduais de Turismo e Cultura, são realizadas nos pólos São Luís e Barreirinhas. O projeto vai garantir para turistas e maranhenses, uma agradável e animada programação de férias com atrações culturais e mostras gastronômicas e de artesanato.

0 comentários:

Postar um comentário