sábado, 25 de julho de 2015

“Mais Cultura e Turismo” celebra o dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana
Neste sábado (25), dia Internacional da Mulher, Negra Latino-americana e Caribenha, o programa “Mais Cultura e Turismo”, terá uma programação especial para celebrar a data. Acontecerá, às 18h, na praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luis, um desfile com modelos de São Luis. Em seguida, As Damas da Cultura Afro Maranhenses assumirão o palco da ação, realizada pelo Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Turismo e Cultura.

O desfile tem a direção e concepção da diretora da Casa do Maranhão, Jô Brandão e traz o tema: Quatro dimensões de poder feminino negro: criação, realeza, transformação e magia. Em entrevista, Jô afirmou que o objetivo do desfile é mostrar a beleza, atitude e consciência de mulheres negras maranhenses. Haverá, ainda, intervenção artística com a atriz Tieta Macau.

A secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, explica que o dia Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha é celebrado como símbolo de união e de reconhecimento mundial de suas vidas guerreiras, combativas e imprescindíveis à construção de um mundo solidário, multiétnico e pluricultural. “Estas mulheres negras têm, em comum, vidas marcadas pela opressão de gênero, agravadas pelo racismo e pela exploração de classe social”, explicou.

As latino-americanas e caribenhas representam cerca de 30% das mulheres que migram para o Brasil, segundo relatório das Nações Unidas, lançado no ano passado. O desejo de melhorar a vida financeira da família, de oferecer oportunidade de estudos aos filhos ou de fugir da violência estão entre as motivações dessas mulheres migrantes.

Ainda de acordo com a gestora da pasta do Turismo, o “Mais Cultura e Turismo” acontecer no período das comemorações da data, é uma oportunidade para reforçar a luta pela inclusão, sobretudo no Maranhão que tem arraigado em sua cultura a influência negra. “Um mundo novo só será possível quando as diferenças forem vistas como riquezas e não consideradas como sinônimo de inferioridade”, ressaltou.

Programação do “Mais Cultura e Turismo” no Espigão
O “Mais Cultura e Turismo” segue com sua programação no sábado e domingo (25 e 26 de julho) no Espigão Costeiro da Ponta D`Areia. No sábado, às 17h haverá dança do Côco Pirinã, às 19h se apresenta Fernando Garcia.

Já no domingo, às 17h haverá apresentação de teatro de bonecos para as crianças. Já às 18h, o grupo Piaçaba se apresenta. Os adultos poderão assistir Ana Cláudia, Augusto Pelegrini e Quarteto Bom Tom às 19h.

Dia Internacional da Mulher, Negra Latino-americana e Caribenha
O Dia Internacional da Mulher, Negra Latino-Americana e Caribenha, foi criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Estipulou-se que este dia seria o marco da luta e da resistência da mulher negra.

Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero, racial e étnica em que vivem estas mulheres, explícita em muitas situações cotidianas.

O objetivo da comemoração de 25 de julho é ampliar e fortalecer às organizações de mulheres negras do Estado, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira.

0 comentários:

Postar um comentário