sábado, 18 de julho de 2015
Programação continua hoje e amanhã no Espigão Costeiro, com atrações para crianças e adultos

É tempo de celebrar o encontro de ritmos e cores da cultura maranhense com o próprio povo. Na primeira etapa do “Mais Cultura e Turismo” no Centro Histórico de São Luís, a praça Nauro Machado refletiu a verdadeira essência da democratização do espaço público. Um batalhão encabeçado pelo boi da Maioba, Rosa Reis e Fátima Passarinho, Crioulo Diéé, banda Trítono, Erasmo Dibell e Boi Barrica apresentaram o que o Maranhão tem de melhor: a diversidade cultural. Arte maranhense produzida por artistas da terra, incentivada e prestigiada pelo poder público por meio das Secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, órgãos coordenadores do projeto, e direcionada às pessoas que visitam a capital maranhense e aos próprios moradores.

O Mais Cultura, Mais Turismo tem proporcionado oportunidades e atrações para todos.  De acordo com a Secretaria de Turismo Delma Andrade, em cada fase do projeto, que acontece em três palcos públicos – em São Luís no Centro Histórico e Espigão Costeiro da Ponta D´Areia e também na cidade  Barreirinhas – procuramos contemplar o público infantil, adolescente , adulto e os mais experientes.  Aos finais de semana (sábado e domingo), o Espigão apresenta uma programação bem familiar com oficinas de instrumentos musicais, roda de conto de histórias para criançada e apresentações variadas de cantores e grupos maranhenses.

No Centro Histórico as atrações são direcionadas ao público mais adulto, os turistas que visitam o espaço e aqueles que estão saindo do trabalho, como no caso das quintas-feiras e resolvem esticar um pouquinho já que a programação começa pontualmente as 19h. Já às sextas-feiras, a praça Nauro Machado é invadida por um público diverso e ávido por atrações locais de primeiríssima qualidade e que optam em permanecer até mais tarde.  “São opções variadas e que atendem todos os gostos e faixas etárias. Ele, o visitante ou o morador, escolhe a onde ir, pois, garantimos as atrações”, enfatizou a secretária de Cultura, Ester Marques.

Em todos os palcos públicos do projeto “Mais Cultura e Turismo” o turista e o maranhense encontrarão estrutura adequada para levar a família. A segurança está sendo um dos diferenciais nos eventos. Grupos de policiais são vistos realizando as rondas, sem falar que na própria praça, Nauro Machado funciona uma Base Comunitária da Polícia Militar, que atende toda a região do Centro Histórico e bairros adjacentes. Com a reforma da praça, o frequentador encontra estrutura de banheiros masculino e feminino e para portadores de necessidades especiais. No Espigão e em Barreirinhas, banheiros químicos são instalados para garantir comodidade às pessoas.

A dica é se programar e integrar esse batalhão que valoriza e prestigia a cultura maranhense. Para esse final de semana (18 e 19 de julho), a programação no Espigão da Ponta D´Areia fica por conta da apresentação do Tambor de Crioula Mirim (17h) e Jazz EMEM (19h) e no dia 19 de julho, contação de história com Gisele Vasconcelos (17h), Oficina de Dança de ritmos Populares (18h) e Afrôs (19h). 

Vale lembrar que para a próxima semana a programação retorno Centro Histórico (quintas e sextas), no Espigão Costeiro (sábados e domingos), Barreirinhas nos dias 3 de julho, 01 e 02 de agosto. O encerramento do projeto será no dia 29 de agosto no CEPRAMA com Luiz Melodia, Papete e Divinas Folioas.

0 comentários:

Postar um comentário