sábado, 18 de julho de 2015
Vale a pena e muito apreciar o Festival de Música Barroca de Alcântara. Em coletiva realizada hoje pela manhã no Convento das Mercês, a organização falou um pouco mais desse evento que está em sua quarta edição e ultrapassou os limites geográficos de Alcântara. Além da cidade  histórica, o festival será realizado em São Luís, Rosário e Bacabeira. Outras novidades são o as ações paralelas desenvolvidas nessas cidades. Como é o caso das ações pedagógicas desenvolvidas pelos grupos que se apresentam na ação e também do Seminário Integração Social e Música Erudita; Experiências pedagógicas e modelos na América Latina (Venezuela, Cuba, Brasil e Paraguai), a ser realizado no dia 20 de julho no Convento das Mercês, as 14h.

A temática do Festival de Música Erudita esse ano é a “A Música no Tempo das Missões Jesuítas”.  Para um dos organizadores do evento, Bernard Vassas, a proposta é disseminar o conhecimento da importância dos jesuítas na história do Brasil e em especial a música para preservar essa arte. “Com a missão de catequizar e educar, os missionários logo perceberam na musica um meio eficaz de sedução e convencimento dos indígenas. Estes eram fascinados pelos cantos e as musicas trazidas da Europa. Apesar das poucas pesquisas existentes sobre o assunto, sabemos que esta atuação musical dos jesuítas influenciou sobremaneira tanto na formação da cultura brasileira como na criação específica de identidades culturais regionais”, enfatizou.

Com a missão de catequizar e educar, os missionários jesuíts logo perceberam na musica um meio eficaz de sedução e convencimento dos indígenas. Estes eram fascinados pelos cantos e as musicas trazidas da Europa. Apesar das poucas pesquisas existentes sobre o assunto, sabemos que esta atuação musical dos jesuítas influenciou sobremaneira tanto na formação da cultura brasileira como na criação específica de identidades culturais regionais.

Em entrevista ao blog, a cantora Teresa Paz (Cuba), enfatizou a importância do festival ser realizado em cidades tão lindas com patrimônio histórico que remetem ao passado como no caso de São Luís e Alcântara. “Sabemos da dificuldade que é a divulgação da música erudita e por isso que festivais como esse são importantes, pois, sensibilizam ao público”. Ela integra o grupo ARS Longa que se apresenta durante todo o festival.

A cantora Adela Barreto do Zarabanda (Venezuela) ainda estava emocionada com a apresentação que fez em Rosário no dia 16 de julho. “É notório a surpresa das pessoas pela música que não é comum...mas o encantamento e a curiosidade nas expressões indicam que podem se interessar e estudar essa arte”. O contato dos profissionais que cantam a música erudita com o público é mais intenso por meio das ações pedagógicas. É o que vai acontecer com a comunidade de Alcântara na manhã desse sábado. Adela e seu grupo estarão apresentando os instrumentos necessários para o desenvolvimento da música.

Confira a programação abaixo do IV Festival de Música Barroca de Alcântatra
18 Julho 2015

Alcântara

15:00 Ação Pedagógica
ARS LONGA
Local: Museu Histórico
17:00 Ação Pedagógica
PARAGUAY BARROCO
Local: Museu Histórico
18:00 Cerimonial de abertura
Local: Igreja do Carmo
19:00 Concerto
ARS LONGA
Local: Igreja do Carmo
20:00 Concerto
PARAGUAY BARROCO
Local: Igreja do Carmo
19 Julho 2015

Alcântara

16:30 Ação Pedagógica
BUMBA ÓPERA
Local: Museu Histórico
19:00 Concerto
CONJUNTO DE MÚSICA ANTIGA DA UFF
Local: Igreja do Carmo
20:00 Concerto
BUMBA ÓPERA
Local: Igreja do Carmo
20 Julho 2015

São Luís

14:00 Seminário
Integração Social e Música Erudita: Experiências pedagógicas modelos na América Latina (Venezuela, Paraguai, Cuba e Brasil)
Com conferências do Maestro Luis Szarán (criador do programa “Sonidos de la Tierra”, Paraguai), Adela Barreto (diretora do grupo Zarabanda e integrante do Sistema de Orquestras da Venezuela) e Teresa Paz (diretora do grupo Ars Longa, Cuba)
Local: Convento das Mercês
17:00 Cerimonial de abertura em São Luís
Local: Convento das Mercês
19:00 Concerto
CONJUNTO DE MÚSICA ANTIGA DA UFF
Local: Igreja da Sé
20:00 Concerto
ARS LONGA
Local: Igreja da Sé
21 Julho 2015

São Luís

20:00 Concerto
ZARABANDA
Local: Teatro Arthur Azevedo
21:00 Concerto
PARAGUAY BARROCO
Local: Teatro Arthur Azevedo
22:00 NOITE DE ENCERRAMENTO
Local: Teatro Arthur Azevedo
22 Julho 2015

São Luís

Ações sociais
09:00 Concerto
PARAGUAY BARROCO
Local: Complexo Penitenciário de Pedrinhas
14:00 Concerto e ação pedagógica para crianças e mulheres da casa de apoio da Fundação Antonio Jorge Dino
ARS LONGA

0 comentários:

Postar um comentário